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Substituir grãos inteiros, laticínios e ovos também pode reduzir o risco, as descobertas mostram

Traduzido de Science Daily

Substituir a carne vermelha por alimentos vegetais de alta qualidade como feijão, nozes ou soja pode estar associado a um risco moderadamente reduzido de doença cardíaca coronária (CHD), sugere um estudo publicado pela O BMJ hoje.

Substituir grãos inteiros e laticínios por carne vermelha inteira e carne vermelha processada por ovos também pode reduzir esse risco.

Evidências substanciais sugerem que o alto consumo de carne vermelha, especialmente carne vermelha processada, como bacon, cachorro-quente, salsicha e salame, está associado a um risco aumentado de morte e doenças crônicas graves, incluindo doenças coronárias.

Os estudos que mostram resultados inconsistentes frequentemente não comparam a carne vermelha a fontes semelhantes de proteína e energia.

Para abordar essas questões no desenho e análise do estudo, uma equipe de pesquisadores dos EUA examinou a relação entre carne vermelha inteira, processada e não processada e o risco de CHD e estimou os efeitos da substituição da carne vermelha por outras fontes de proteína com risco de doença cardíaca coronária.

Suas descobertas são baseadas em dados de 43.272 homens americanos (idade média de 53 anos) do Health Professionals Follow-up Study que não tinham doença cardiovascular ou câncer quando foram inscritos.

Os participantes responderam a um questionário detalhado sobre dieta em 1986 e a cada quatro anos a partir de então, até 2016, e forneceram informações sobre seu histórico médico e estilo de vida.

Registros médicos foram usados ​​para rastrear eventos de doença cardíaca coronária (fatais e não fatais) durante esse período de 30 anos. Durante este tempo, 4.456 eventos de doença cardíaca coronária foram documentados, dos quais 1.860 foram fatais.

Depois de levar em consideração outros fatores de risco para doenças cardiovasculares, os pesquisadores descobriram que, para cada porção por dia, o total de carne vermelha estava associado a um risco moderado (12%) aumentado de doença coronariana. Associações semelhantes foram observadas para carne vermelha crua (11% maior risco) e processada (15% maior risco).

No entanto, em comparação com a carne vermelha, comer uma porção por dia de fontes combinadas de proteína vegetal, incluindo nozes, leguminosas (como ervilhas, feijão e lentilhas) e soja, foi associado a um risco 14% menor de doenças cardíacas coronário.

Esse risco foi ainda menor (18%) entre os homens com mais de 65 anos e em comparação com a carne vermelha processada (17%).

Substituir grãos inteiros e produtos lácteos por carnes vermelhas inteiras (como leite, queijo e iogurte) e ovos por carnes vermelhas processadas também foi associado a um risco menor de doença cardíaca coronária. Essa associação foi particularmente forte entre os homens mais jovens, nos quais a substituição da carne vermelha por ovos foi associada a um risco 20% menor de doença coronariana.

A substituição da carne vermelha por peixe inteiro não foi associada ao risco de doença coronariana. Mas os pesquisadores dizem que isso pode ser devido ao método de cozimento (ou seja, fritar) e ao fato de que esse grupo de alimentos também inclui produtos de peixe processados.

Este é um estudo observacional, portanto a causa não pode ser estabelecida e, apesar do ajuste para fatores pessoais e de estilo de vida importantes, os pesquisadores não podem descartar a possibilidade de que outros fatores não medidos possam ter influenciado seus resultados. .

Além disso, os participantes do estudo eram principalmente profissionais de saúde brancos, de modo que as descobertas podem não ter uma aplicação mais ampla.

No entanto, este foi um grande estudo com medidas repetidas de dieta ao longo de 30 anos de acompanhamento, sugerindo que as descobertas resistem a um exame minucioso.

Como tal, eles afirmam que seu estudo mostra que uma maior ingestão de carne vermelha total, não processada e processada foi associada a um risco aumentado de doença cardíaca coronária, independente de outros fatores de risco de doenças cardiovasculares dietéticos e não dietéticos.

Substituir grãos inteiros ou laticínios por carne vermelha inteira e substituir ovos processados ​​por carne vermelha também foi associado a um risco menor de doença coronariana, acrescentam.

“Essas descobertas são consistentes com os efeitos desses alimentos sobre os níveis de colesterol de lipoproteína de baixa densidade e apóiam o benefício à saúde de limitar o consumo de carne vermelha e substituí-la por fontes de proteína vegetal”, explicam.

Isso também teria benefícios ambientais significativos, eles concluem.



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