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Batatas e batidos de proteína de arroz podem ser uma alternativa vegana viável aos batidos de proteína de soro de leite, sugerem pesquisas

Traduzido de Science Daily
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Um estudo do Center for Nutracêuticos da Universidade de Westminster descobriu que os shakes de proteína à base de plantas podem ser alternativas viáveis ​​em potencial aos shakes de proteína de soro de leite à base de leite, especialmente em pessoas que precisam de monitoramento cuidadoso dos níveis de glicose.

O estudo, publicado na revista Nutrientes, é o primeiro a mostrar que as proteínas da batata e do arroz podem ser igualmente eficazes no controle do apetite e podem ajudar a controlar melhor os níveis de glicose no sangue e reduzir os picos de insulina em comparação com a proteína do soro de leite.

Durante o estudo, a resposta metabólica do sangue dos participantes foi medida após beber batidos de batata, arroz e proteína de soro de leite. O apetite também foi monitorado nas três horas seguintes para entender como essas bebidas podem afetar a fome e o desejo de comer dos participantes.

A pesquisa observou que os shakes de proteína vegana levaram a um menor aumento na insulina no sangue em comparação com o soro de leite, enquanto a proteína da batata evitou qualquer aumento na insulina. Isso pode explicar o melhor controle da glicose no sangue após consumir a proteína vegetal e levanta a questão de saber se os shakes de proteína vegana são mais adequados para pessoas que precisam controlar seus níveis de glicose no sangue, como diabéticos e obesos.

Curiosamente, a liberação do principal hormônio regulador do apetite, GLP-1, foi maior após a ingestão do shake de proteína de soro de leite. No entanto, a maior resposta do GLP-1 não se traduziu em uma maior sensação de saciedade, pois não foram observadas diferenças na percepção do apetite entre os três diferentes shakes de proteína.

As tendências do consumidor na ingestão de proteínas estão aumentando com derivados da proteína do leite, como o soro de leite, que é amplamente utilizado em produtos de consumo como shakes de proteína, alimentos fortificados e bebidas.

Existem produtos protéicos alternativos disponíveis para vegetarianos e veganos, como proteínas de soja, arroz, trigo e ervilha, mas há uma relativa falta de evidências sobre seus benefícios à saúde em comparação com as proteínas do leite. A proteína de batata é um novo produto de proteína vegetal obtido a partir de resíduos da produção de amido de batata e é uma fonte de proteína barata e sustentável. Este estudo fornece a primeira evidência para sugerir que pode ser uma alternativa às fontes de proteína de soro de leite.

O professor M Gulrez Zariwala, autor correspondente e diretor do Centro de Nutracêuticos da Universidade de Westminster, disse: “As preocupações globais com a sustentabilidade levaram a mudanças nos consumidores em relação à alimentação ética e a uma mudança nos hábitos alimentares com o aumento da adoção de vegetarianos e veganos dietas.

“No entanto, ainda faltam pesquisas nessa área e seria interessante esclarecer se as proteínas vegetais podem fornecer benefícios metabólicos à saúde idênticos aos de fontes tradicionais como o leite.”

“Nossos resultados lançam uma nova luz nesta área e melhoram nossa compreensão de como as proteínas vegetais podem ser uma fonte alimentar mais sustentável, mas nutricionalmente benéfica. Planejamos realizar estudos de acompanhamento para investigar mais profundamente nesta área emocionante.”

Fonte da história:

Materiais fornecido por Westminster University. Nota: o conteúdo pode ser editado quanto ao estilo e comprimento.

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