Biologia

Regeneração em humanos: encontrando o interruptor genético

Regeneração em humanos

A regeneração em humanos é limitada. Se apenas soubéssemos o interruptor que pode amplificar nossa capacidade de regeneração, não teríamos que nos preocupar muito em perder uma parte do corpo. [Photo credit: Pete Johnson, Pexels]

Regeneração em humanos é muito mais limitado em comparação com outros animais. Digamos, por exemplo, que quando você perde um membro, é melhor dizer adeus para o resto de sua vida. Talvez fosse bom se tivéssemos uma capacidade maior de regenerar muitas das partes indispensáveis ​​do nosso corpo, como a cabeça, os membros e tantas outras. “Incapaz de regeneração”. Portanto, provavelmente não teremos que nos preocupar muito em perder qualquer um deles, sabendo que no futuro eles crescerão novamente.

Regeneração versus cura

Os humanos têm a capacidade de se regenerar. No entanto, temos uma capacidade muito limitada de restaurar partes de nossa pele, cabelo, unhas, pontas dos dedos e fígado. No nível do tecido, certamente temos células dedicadas a substituir células perdidas e danificadas. Por exemplo, nosso osso ileso eventualmente se reabastece em um osso novo completo mas em um período de dez anos. Nossa pele se renova naturalmente, mas espere duas semanas. No entanto, a história muda de forma diferente no caso de uma lesão.

Em vez de gastar energia para substituí-lo por um novo, nosso corpo direciona seus esforços para cura isso. Então, quando nossa pele está profundamente danificada, nosso corpo a corrige com um cicatriz. Mecanismos de reparo de tecido, como cicatrização de feridas, não são realmente uma desvantagem. Eles evitam que micróbios patogênicos usem uma parte ferida do corpo como uma porta de entrada fácil para o nosso corpo. (Além disso, já temos uma ampla microbiota que naturalmente prospera dentro de nós) O principal objetivo é consertá-la de forma eficaz, com relativamente menos esforço.

Regeneração natural em humanos

Em humanos, o único tecido que se regenera naturalmente, de forma consistente, e completamente é o endométrio.1 Depois de ser eliminado durante o período menstrual da mulher, ele volta a crescer por reepitelização até o próximo período. Os humanos também podem regenerar um fígado ferido, desde que o restauração envolve apenas 25% da massa original do fígado. O fígado pode voltar ao tamanho original, mas não ao formato original. As partes tubulares danificadas do rim também podem crescer novamente. As células epiteliais sobreviventes sofrem migração, desdiferenciação, proliferação, Y re-diferenciação para estabelecer um novo revestimento epitelial do túbulo.

Animais com maior capacidade de regeneração

regeneração de axolotl

Axolotl (Ambystoma mexicanum) é um dos animais apelidados de mestres da regeneração. Você pode regenerar seus membros, até mesmo um coração, sem deixar cicatrizes.[Autordafoto:[Créditodafoto:[Autordelafoto:[Photocredit:Mike Licht, Flickr]

Alguns animais têm maior capacidade de regenerar partes perdidas do corpo. Tubarões, patins, e os raios podem regenerar seus rins. Eles podem regenerar um néfron completo, o que os humanos não podem. UMA lagarto ele deixaria cair o rabo como meio de fuga; sua cauda será totalmente restaurada com o tempo de qualquer maneira. Tubarões não tenha receio de perder os dentes. Eles podem substituir qualquer um deles mais de cem vezes em suas vidas. Axolotl pode substituir o seu quebrado coração. UMA estrela do Mar será mais uma vez estelar após o retorno de um braço perdido. Na verdade, mesmo seu braço ausente pode se regenerar totalmente em uma estrela do mar completa, desde que o anel nervoso central permanece intacta.dois Um decapitado verme planário você não precisa se preocupar em perder sua mente; ele pode crescer novamente, junto com seu cérebro, incluindo memórias.dois Sem dúvida, muitos desses animais são simplesmente mestres em seu ofício. regeneração.

Genes de regeneração

Pesquisadores da Universidade de Harvard publicaram suas novas descobertas sobre a capacidade regenerativa de corpo inteiro do verme pantera de três bandas.3 Eles descobriram interruptores de DNA que pareciam regular genes que desempenham um papel no processo de regeneração. Consequentemente, eles encontraram uma seção de DNA não codificante que controlava a ativação de um gene mestre em que eles chamaram o “resposta de crescimento inicial“(EGR) gen. Quando ativo, o EGR o gene parecia um interruptor de força que ativa e desativa certos genes na região de codificação durante a regeneração. Por outro lado, quando desativado, nenhuma regeneração ocorre.

Surpreendentemente, humanos EGR gen também. Então, por que isso não leva a uma capacidade de regeneração mais alta, como acontece no verme pantera de três bandas? Os pesquisadores explicaram que embora funcione no verme, não funciona da mesma forma em humanos. a fiação Pode ser diferente. O gene EGR do verme pode ter conexões relacionadas que estão ausentes em humanos.

Ativando o gene

A regeneração induzida em humanos é um dos objetivos da Medicina regenerativa. Este campo da medicina busca novas maneiras de aumentar nossa capacidade regenerativa. Uma das maneiras é olhar “molecularmente ”. Os pesquisadores estão investigando o gene “Lin28a” Quando ativo, esse gene pode reprogramar células somáticas em células-tronco do tipo embrionário. Consequentemente, tem um papel na regeneração e recuperação dos tecidos. No entanto, o gene é naturalmente desativado em adultos. A pesquisa para aumentar nossas capacidades regenerativas está em andamento. Mudar nossos órgãos de ser incapaz de feedback para capaz de regeneração pode ser apenas uma questão de descobrir o interruptor genético que poderia melhorar a capacidade de regeneração dos seres humanos.

– escrito por Maria Victoria Gonzaga