Biologia

Vacina contra o sarampo, hesitação leva a surtos e mortes não vacinadas

vacina contra sarampo

Uma criança sendo vacinada contra o sarampo durante o lançamento de uma campanha para imunizar crianças no campo de Beerta Muuri para deslocados internos em Baidoa, Somália, em 24 de abril de 2017. Foto da ONU. Crédito: UNSOM Somália, Flickr

Muitas pessoas têm medo de vacina contra sarampo nos dias de hoje. O medo surge de seus supostos efeitos adversos, como autismo. No entanto, esse medo é acompanhado pelo ressurgimento do temido surto de sarampo. Como resultado, o sarampo, mais uma vez, ceifa muitas vidas, especialmente crianças, que não deveriam morrer dessa forma. evitável doença.

A vacina contra o sarampo está ligada ao autismo

Em 1998, uma equipe de cientistas liderada por Andrew Wakefield publicou um artigo em revistas científicas contestáveis. Em consequência, MMR vacina – um coquetel de vacina que protege contra sarampo, caxumbaY rubéola– parece ter uma relação causal com autismo em crianças.[1] Ele e seus colegas relataram sobre doze crianças que apresentaram atraso no desenvolvimento do crescimento; oito deles tiveram autismo um mês após a vacina MMR. No entanto, o documento foi posteriormente retirado. Em consequência, “Vários elementos” de um artigo de 1998 Lanceta1998; 351[9103]: 637-41 “Eles estão incorretos, ao contrário das conclusões de uma investigação anterior”[2]. A retração indicou claramente um erro de dados. No entanto, isso não acabou aí. Wakefield e sua equipe publicaram outro estudo. Mais uma vez, eles implicaram o vírus do sarampo com autismo.

Segundo estudo, ainda questionável

Em 2002, Wakefield e sua equipe biopsiaram amostras do intestino de dois grupos de crianças: com autismo Y ao controle (sem autismo). Eles testaram a presença do genoma do vírus do sarampo através de transcriptase reversa PCR e no lugar hibridização. Eles relataram que 75 das 91 crianças com autismo testaram positivo para o genoma do vírus do sarampo. No grupo de controle, apenas cinco de 70 foram positivos.[3] Consequentemente, suas descobertas foram consistentes com sua conjectura anterior ligando o vírus do sarampo ao autismo em crianças. No entanto, os críticos ainda encontraram falhas críticas.[4] Por exemplo, os autores não estipularam com evidência a origem do genoma do vírus do sarampo em pacientes, seja da natureza ou da vacina.

Estudos refutando o link

Dois estudos independentes de grande escala (um na Califórnia, EUA e outro na Inglaterra, Reino Unido) negaram a ligação entre a vacina MMR e o autismo. Na verdade, o número de crianças com autismo aumentou dramaticamente. No entanto, a porcentagem de crianças que receberam a vacina MMR permaneceu constante. Os dados empíricos em uma escala populacional maior indicaram a ausência de uma relação causal entre a vacina contra o sarampo e o autismo.[4]

Impacto

Os efeitos colaterais associados à vacina MMR são sintomas leves de sarampo, caxumba e rubéola. E nem todas as crianças que tomam este medicamento apresentam sintomas. Quanto ao sarampo, os sintomas comuns incluem inchaço e vermelhidão no local de injeção, febre, Y erupção. Os sintomas raros incluem anafilaxia, manchas semelhantes a hematomasY encaixa.[5] Nenhum estudo categórico estabeleceu totalmente que a vacina MMR causa autismo em crianças. No entanto, muitas pessoas permanecem hesitantes, apesar dos muitos anos de eficácia comprovada da vacina contra o sarampo. Suas preocupações foram agravadas por estudos como o de Wakefield, ligando a vacina MMR ao autismo em crianças.

Apelidado de antivaxxers, essas pessoas perderam tanto a confiança nas vacinas que se aposentaram e impediram que seus filhos fossem vacinados. A principal razão vem do medo de que as vacinas façam mais mal do que bem. Alguns deles até mesmo tomaram medidas legais contra os fabricantes de vacinas por supostamente identificarem o culpado atraso no desenvolvimento do seu filho. E apesar da negação de Jornal Wakefield E tendo sido repudiado por estudos posteriores que desassociaram o autismo da vacina MMR, muitas pessoas, incluindo grupos de defesa do autismo, não abandonaram seu ceticismo. Alguns deles até propuseram “teoria da conspiração” que os fabricantes de vacinas podem conspirou em esconder o “verdade”, ou seja, a vacina MMR causa autismo.[2]

Patobiologia do Sarampo

O genero Morbillivirus, um vírus de RNA de fita simples de sentido negativo, é o agente causador de sarampo, a doença transmitida pelo ar altamente contagiosa. Os humanos são os únicos hospedeiros conhecidos do vírus. O vídeo a seguir descreve como o vírus do sarampo infecta a célula hospedeira.

Em resumo, o vírus infecta as células epiteliais que revestem a traqueia ou os brônquios ao atingir a mucosa. O vírus entra na célula hospedeira através de sua proteína de superfície, hemaglutinina (Proteína H). Proteína H se liga a receptor (por exemplo, CD46, CD150 ou nectina-4) na superfície da célula hospedeira alvo. Após a ligação, o vírus se funde com a membrana celular para entrar na célula. Então ele faz uso do RNA polimerase para transcrever seu RNA em uma fita de mRNA. Depois disso, o mRNA é traduzido em proteínas virais em que a célula hospedeira lípido ele os embrulhará para posterior liberação fora da célula. Eles se espalham para os nódulos linfáticos e, em seguida, para outros tecidos (por exemplo, cérebro e intestinos)[6] Logo, a doença se manifesta como febre, tosse, coriza, olhos inchadosY erupção. Complicações comuns incluem pneumonia, convulsões, encefaliteY panencefalite esclerosante subaguda.

Vacina contra sarampo

A vacina que previne a doença foi disponibilizada pela primeira vez em 1963. Pode ser administrada isoladamente ou em combinações, como na vacina MMR. A vacina MMR fornece proteção contra sarampo, caxumbaY vírus da rubéola. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que a vacina contra o sarampo seja administrada a bebês de nove a doze meses de idade. Uma pessoa só precisa de duas doses durante a infância para ter imunidade vitalícia.

Como funcionam as vacinas

A vacina contra o sarampo contém uma cepa viva, mas enfraquecida, do vírus do sarampo. As vacinas atuam desencadeando uma resposta imunológica dos glóbulos brancos. Essas células os reconhecem por meio do proteínas de superfície do vírus. As células brancas do sangue, como as células B, produzem vários anticorpos. Um dos anticorpos pode se adaptar a proteína de superfície. Isso ativará a célula B para produzir clones, chamadas células B de memória, que, por sua vez, produzirá grandes quantidades de anticorpos específicos contra o patógeno identificado.

Um reencontro com o vírus que tem o mesmo proteína de superfície permitiria que os anticorpos respondessem rapidamente ligando-se ao vírus e desativando-o. Eles também podem fazer isso “saboroso” para macrófagos e outras células fagocíticas que imergir e matar patógenos. Como a vacina contra o sarampo ainda é eficaz por tantos anos? a proteínas de superfície dos vírus do sarampo não são propensos a mudar como presumido, e qualquer mutação neles pode torná-los disfuncionais.[7] Portanto, o sistema imunológico sempre reconhecerá o vírus do sarampo. E a resposta imunológica seria tão rápida que na maioria das vezes o indivíduo vacinado não estaria mais doente.

Imunidade de grupo

Um dos benefícios de um programa de imunização contra a raiva é que a proteção imunológica se estende àqueles que ainda não receberam a vacina. Chamado imunidade de grupo, a comunidade está protegida contra o sarampo quando uma grande porcentagem da população recebe a vacina. Em um estudo publicado na revista Fronteiras na saúde pública, a vacinação contra o sarampo em uma sequência recomendada pela OMS aparentemente ajudou a reduzir a mortalidade infantil.[8] Mas, para prevenir e, em última instância, eliminar o sarampo, a OMS busca uma cobertura global de imunização de pelo menos 95%.[9]

Surto recente de sarampo

sarampo
As Filipinas, especialmente o NCR, estão enfrentando atualmente um grande surto de sarampo. Jim Goodson do CDC tirou esta foto de uma criança afetada pela doença enquanto visitava Manila para responder ao surto.

[Crédito:[Crédito:[Crédito:[Credit:CDC Global, Tremeluzir, CC BY-SA 2.0]

O fracasso em alcançar a cobertura global idílica de 95% leva ao inevitável surto de sarampo. Por vários anos, a cobertura global com a primeira dose da vacina contra o sarampo permaneceu em apenas 85%, enquanto a segunda dose em 67%. Assim, surtos de sarampo ocorreram em todas as regiões com mais de cem mil mortes principalmente devido a complicações graves. Em 2000, cerca de 21 milhões de vidas foram salvas pela vacina contra o sarampo. No entanto, os casos de sarampo em todo o mundo aumentaram em mais de 30% desde 2016.[9]

O Dr. Seth Berkley de Gavi, The Vaccine Alliance, elucidou as razões para o recente e alarmante ressurgimento do sarampo. Ele disse, “A complacência da doença e a disseminação de falsidades sobre a vacina na Europa, o colapso do sistema de saúde na Venezuela e os bolsões de fragilidade e baixa cobertura de imunização na África combinam-se para causar um ressurgimento mundial do sarampo após anos progresso. As estratégias existentes devem mudar: mais esforços devem ser feitos para aumentar a cobertura de vacinação de rotina e fortalecer os sistemas de saúde. Caso contrário, continuaremos a perseguir um surto após o outro. “[9]

Considerações finais

A vacina contra o sarampo sem dúvida protegeu milhões de vidas. No entanto, devido ao aumento das apreensões e à relutância em vacinar contra o sarampo, não conseguimos atingir a meta de eliminar a doença. Se ao menos pudéssemos cumprir a meta e apoiar os esforços do programa local de imunização, talvez já o tivéssemos vencido de uma vez por todas. O sarampo é uma doença evitável e a vacina contra o sarampo já foi testada há muitos anos. Espero que não chegue ao ponto em que um mandato de imunização seja o recurso inevitável quando, em essência, podemos apenas atender ao apelo.

– escrito por Maria Victoria Gonzaga

Referências

1 Wakefield, A.J., Murch, S.H., Anthony, A. et al. (1998). Hiperplasia linfóide-nodular ileal, colite inespecífica e transtorno invasivo do desenvolvimento em crianças. Lanceta, 351: 637-641.

dois Eggertson, L. (2010). The Lancet retrata um artigo de 12 anos ligando o autismo às vacinas MMR. Jornal da Associação Médica Canadense, 182(4), E199-E200.[[[[Ligação]