Biologia

Patobiologia da alergia e sua forma mais grave, anafilaxia.

alergia

Como ocorre uma alergia? O mecanismo patobiológico envolve vários glóbulos brancos que desempenham um papel no desenvolvimento de uma reação alérgica.

Quando alergia A estação está chegando, algumas pessoas com hipersensibilidade severa a alérgenos tendem a ficar apreensivas com o que pode acontecer. Alguns preferem ficar em casa do que se arriscar a absorver os gatilhos que podem levar a reações alérgicas graves. Além dos gatilhos ambientais, outros fatores alérgicos comuns incluem alimentos, medicamentos, certas toxinas, veneno de picadas ou picadas de insetos, estresse e hereditariedade. Como uma alergia se manifesta? Quais células estão envolvidas na formação de uma reação alérgica?

O sistema imunológico

O sistema imunológico protege o corpo de substâncias estranhas (geralmente conhecidas como antígenos) que pode representar uma ameaça ao nosso bem-estar. Previne bactérias, vírus, parasitas nocivos, etc. para invadir e causar danos. Glóbulos brancos (também chamados leucócitos) procuram constantemente por antígenos para destruí-los ou desativá-los. Os glóbulos brancos incluem linfócitos, neutrófilos, basófilos, eosinófilos, monócitos, macrófagos, mastócitos e células dendríticas.

Alergia – visão geral

via de alergia

Uma alergia é um estado de hipersensibilidade do sistema imunológico em resposta a um alérgeno (ou seja, uma substância capaz de causar uma reação alérgica). Nesse sentido, vários glóbulos brancos desempenham um papel no desenvolvimento de uma reação alérgica.

Em suma, a entrada de um alérgeno no corpo desencadeia uma célula apresentadora de antígeno, como um células dendríticas. A célula dendrítica absorve o alérgeno, processa-o e, a seguir, apresenta seus epítopos por meio de seu receptor MHC II na superfície celular. Em seguida, ele migra para um linfonodo próximo, esperando que um linfócito T o reconheça.

Após o reconhecimento, o linfócito T pode se diferenciar em um Célula Th2 (células T auxiliares tipo 2), que é capaz de ativar os linfócitos B. O linfócito B, quando ativado, amadurece e se torna uma célula plasmática que poderia sintetizar e liberar anticorpos IgE na corrente sanguínea. Algumas das IgE circulantes podem se ligar a mastócitos e basófilos. Portanto, a reentrada desse alérgeno poderia levar a IgE de mastócitos e basófilos a reconhecer seu epítopo. Na verdade, isso ativa os mastócitos ou basófilos para liberar substâncias inflamatórias (por exemplo, histamina, citocinas, proteases, fatores quimiotáticos) na corrente sanguínea.

Anafilaxia: uma terrível reação alérgica

A reação alérgica desencadeada pelo sistema imunológico deve proteger o corpo. No entanto, os alérgenos que o corpo percebe como uma ameaça geralmente são inofensivos. O corpo tende a reagir de forma exagerada aos alérgenos e, portanto, causa sintomas. A histamina, por exemplo, causa sintomas comuns de alergia: dor, quente, inchaço, eritema, Y coceira.

A anafilaxia é a forma mais grave de reação alérgica. Pode ocorrer rapidamente e afetar mais de um sistema corporal, como os sistemas respiratório, cardiovascular, cutâneo e gastrointestinal. Ocorre como resultado da liberação de substâncias inflamatórias dos mastócitos e basófilos após a exposição a um alérgeno. Dentro de minutos a uma hora, os sintomas podem se manifestar como erupção na pele, inchaço, respiração ofegante, queda da pressão arterial e, em casos graves, choque anafilático.

Na presença de dificuldades respiratórias, coração acelerado, pulso fraco e / ou alteração na voz, a situação é precária. Requer atenção médica imediata.

Por que ocorre anafilaxia? A anafilaxia mediada por IgE é a forma comum de anafilaxia. A exposição inicial a um alérgeno leva à liberação de IgE, de modo que a reexposição ao alérgeno leva à sua identificação e, em última instância, à ativação de mastócitos e basófilos. No entanto, além dos fatores imunológicos, outras causas de anafilaxia não são imunológicas. Por exemplo, temperatura (quente ou fria), exercícios e vibração podem causar anafilaxia. Neste caso, o IgE não está envolvido. Em vez disso, esses agentes causam diretamente a degranulação de mastócitos e basófilos.

Novo mecanismo identificado

Recentemente, uma equipe de pesquisadores1,2 encontraram um novo mecanismo que poderia explicar a reação alérgica precipitada durante a anafilaxia. Eles foram os primeiros a descobrir um mecanismo envolvendo células dendríticas. Consequentemente, um conjunto de células dendríticas se parece com “peixe”Alérgenos de vasos sanguíneos usando seus dendritos. A célula dendrítica próxima ao vaso sanguíneo absorve o alérgeno transmitido pelo sangue. Em vez de processá-lo inicialmente e, em seguida, apresentar o epítopo em sua superfície, ele entrega o alérgeno dentro de uma microvesícula aos mastócitos adjacentes.

Os mastócitos, ao contrário dos basófilos encontrados na corrente sanguínea, são encontrados em tecidos, como o tecido conjuntivo. Portanto, a questão de como os mastócitos detectam alérgenos transmitidos pelo sangue pode ser respondida por descobertas recentes.

Em vez de ser internalizado pelas células dendríticas para processamento, o alérgeno foi simplesmente introduzido em uma microvesícula que brotou da superfície das células dendríticas. Isso, portanto, economiza tempo. Corte o processo, causando uma reação alérgica muito mais rápida.

No entanto, essas descobertas foram observadas em modelos de camundongos. Portanto, os pesquisadores ainda precisam ver se esse novo mecanismo também se aplica a humanos. Nesse caso, isso poderia levar a uma possível regulação terapêutica das alergias, especialmente da forma mais terrível, a anafilaxia.

– escrito por Maria Victoria Gonzaga