Biologia

O jejum estimula o metabolismo humano, tem efeitos anti-envelhecimento


jejum intermitente

Os cientistas descobriram que o jejum estimulou o metabolismo humano. Isso pode significar que o jejum pode retardar o envelhecimento em humanos. [Image credit: Zeyus Media]

Com a chegada de 2019, estamos inspirados para definir novas metas, perseguir sonhos de toda a vida ou simplesmente tomar decisões melhores. Talvez um dos sonhos mais comuns que desejamos realizar seja poder adotar um estilo de vida mais saudável. Com isso em mente, alguns de nós procuram maneiras de nos sentirmos mais saudáveis ​​de maneira obediente, como controlar nosso peso. Muitos optariam por dietas da moda e restrições calóricas que prometem ajudar. Um deles é jejum intermitente. De acordo com estudos, o jejum intermitente não apenas ajuda a perder peso, mas também parece oferecer mais benefícios à saúde.

Jejum intermitente: visão geral

Em maio de 2018, escrevi o artigo: Jejum intermitente: benefícios e precauções. Lá, eu abordei brevemente o jejum intermitente, seus benefícios e risco potencial. Em essência, jejum intermitente é um padrão cíclico de um período de jejum e um período subsequente de não jejum. As formas mais comuns são: (1) jejum o dia todo e 2) comer com restrição de tempo. Um dia inteiro de jejum envolve um dia inteiro de “não comer”, feito duas vezes por semana (daí chamado “Plano 5: 2“). Na alimentação com restrição de tempo, há um intervalo de jejum e não jejum todos os dias. Pode ser meio dia de jejum e a outra metade como período sem jejum. Com o jejum intermitente, não se trata tanto de “o que comer… ”Ou“Quanto custa…“Em vez disso, é mais uma questão de quando.

O jejum intermitente se tornou popular porque não apenas ajuda no controle de peso, mas também tem outros benefícios para a saúde. Aparentemente, retarda o envelhecimento e fortalece as defesas imunológicas.[1] No entanto, como indiquei naquele artigo, deve-se ter cautela. O jejum intermitente é não para todos, especialmente os imunossuprimidos e com baixo peso.[2]

Efeitos rejuvenescedores do jejum

Anteriormente, mencionei que os estudos que confirmam os benefícios do jejum para a saúde foram realizados em indivíduos não humanos (por exemplo, modelos de roedores). Sem muitas evidências científicas de eficácia em humanos, o que seria, portanto, definitivo é dúvida. Porém, em 29 de janeiro deste ano, uma equipe de cientistas da Universidade de Pós-Graduação do Instituto de Ciência e Tecnologia de Okinawa (OIST) e Universidade de Kyoto relataram os efeitos rejuvenescedores do jejum em humanos. Eles publicaram suas descobertas em Relatórios científicos.[3] Conseqüentemente, eles analisaram amostras de sangue de quatro indivíduos em jejum. Eles também monitoraram os níveis de metabólitos envolvidos no crescimento e no metabolismo energético. O que eles descobriram foi bastante interessante e promissor.

Dr. Takayuki Teruya, um dos pesquisadores da equipe, disse que seus resultados implicaram a efeitos rejuvenescedores jejum. Eles descobriram que muitos metabólitos aumentaram significativamente, cerca de 1,5 a 60 vezes, em apenas 58 horas de jejum. Em seu estudo anterior, eles identificaram alguns desses metabólitos (por exemplo, leucina, isoleucinaY ácido oftálmico), que normalmente se esgotam com a idade. De acordo com o Dr. Teruya, eles descobriram que a quantidade desses metabólitos aumentou outra vez em pessoas que jejuaram. Além disso, eles especularam que o jejum pode promover a manutenção muscular e a atividade antioxidante com base nos metabólitos que encontraram. Portanto, o jejum provavelmente pode promover longevidade também. O Dr. Teruya disse ainda que isso ainda não era conhecido até agora, já que a maioria dos estudos que o disseram usa modelos animais.[4]

Aumento do metabolismo em jejum

Durante o jejum, o corpo se torna alternar reservas de energia quando os carboidratos não estão disponíveis. Portanto, o menos comum metabólitos de vias metabólicas alternativas substituíram o típica metabólitos do metabolismo de carboidratos. Eles identificaram butiratos, carnitinasY aminoácidos de cadeia ramificada como alguns dos metabólitos que se acumulam durante o jejum. [4] Além disso, os pesquisadores também encontraram um aumento no ciclo do ácido cítrico intermediário. Isso significa que, além de estimular vias metabólicas alternativas, o jejum também aumentou as atividades metabólicas comuns. O metabolismo de purina Y pirimidina também parecia aumentado, indicando um aumento na expressão genetica Y síntese proteíca. Por causa disso, os pesquisadores também observaram um aumento nos antioxidantes (por exemplo, ergotioneína Y carnosina) que protegem as células dos radicais livres produzidos pelo metabolismo. Os pesquisadores afirmam ser os primeiros a fornecer evidências de antioxidantes como um marcador de jejum. [4]

Este novo teste infere que o jejum parece ter alguns efeitos anti-envelhecimento, desta vez em seres humanos. O próximo passo é ver se eles podem duplicar os resultados em um estudo maior. Por enquanto, sejamos cautelosos, busquemos fundamentos inquestionáveis ​​e consideremos os benefícios e riscos de todas as opções disponíveis.

– escrito por Maria Victoria Gonzaga

Referências

1 Cohut, M. (2018). O jejum intermitente pode ter “benefícios profundos para a saúde”. Obtido de [Link]

dois Longo, V. D. e Mattson, M. P. (2014). Jejum: mecanismos moleculares e aplicações clínicas. Metabolismo celular, 19 (2), 181-192. [Link]

3 Teruya, T., Chaleckis, R., Takada, J., Yanagida, M. e Kondoh, H. (2019). As várias reações metabólicas ativadas durante o jejum de 58 horas são reveladas por análise metabolômica não direcionada do sangue humano. “Scientific Reports, 9” (1) DOI: 10.1038 / s41598-018-36674-9.

4 ‌ Universidade de Graduação do Instituto de Ciência e Tecnologia de Okinawa (OIST). (31 de janeiro de 2019). O jejum acelera o metabolismo humano, mostra o estudo. Ciência diária. Obtido de [Link]



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