Biologia

Hipótese de RNA-DNA mundial? – Artigo do arquivo online de biologia

Hipótese do mundo de RNA

De acordo com a hipótese do mundo do RNA, o RNA dominou a Terra antiga e serviu como a descendência da vida.[Foto:domíniopúblico[Foto:publicdomainfrom[Foto:dominiopúblicode[Photo:publicdomainfromPxhere]

Como a vida como a conhecemos começou? Na comunidade científica, Hipótese do mundo de RNA tem muitos seguidores. Muitos acreditavam que a vida surgiu a partir da existência da molécula mais simples, como o RNA. De forma perceptível, o RNA dá sinais de estar um tanto “vivo”, pelo menos no sentido de que carrega um código genético e é capaz de se auto-replicar. Em essência, o RNA pode ser a biomolécula mais antiga. Mais tarde, outras moléculas orgânicas surgiram. No entanto, uma nova hipótese está ganhando terreno. Consequentemente, o RNA e seu parente próximo, o DNA, poderiam ter existido lado a lado durante os tempos primordiais, mesmo antes de a vida começar.

Hipótese do mundo de RNA

Na hipótese do mundo do RNA, a vida primitiva é presumivelmente com base em RNA. Essa suposição surgiu da noção de que o RNA poderia atuar como um material genético e como Catalisador. No devido tempo, entidades primitivas baseadas em RNA evoluíram para formas de vida compartimentadas (na forma de células) ao longo de muitos milhões de anos. Possivelmente, a vida baseada em RNA dominou a Terra primitiva e mais tarde serviu como o descendente dos organismos vivos atuais.1 Carl Woese, um microbiologista e biofísico americano, é aclamado como o criador da hipótese do mundo do RNA. Conseqüentemente, ele conjeturou em 1967 que as primeiras entidades de vida autorreplicantes podem ter dependido do RNA.dois

Teoria sobre a origem do RNA

Como o RNA surgiu ou surgiu ainda intriga os cientistas. De onde veio o RNA? Ele vem das unidades rudimentares mais nascentes da Terra?Ou talvez os blocos de construção do RNA vieram para a Terra do espaço sideral? De acordo com os cientistas, o RNA aparentemente vem e é sintetizado em asteróides do espaço sideral. Aparentemente, eles vieram para a Terra por meio de meteoritos. A NASA relatou que encontraram nucleobases de RNA e DNA (por exemplo, adenina, guanina) em meteoritos. Isso poderia ter levado à criação espontânea de RNA e DNA na Terra.3 Em março de 2015, os pesquisadores relataram que as pirimidinas uracila, citosina e timina foram formadas em seu laboratório em condições do espaço sideral e usando precursores como compostos presentes em meteoritos.4

Mundo RNA-DNA?

Em essência, o DNA é um composto mais complexo do que o RNA. Enquanto o RNA ocorre como uma única fita, o DNA existe como duas fitas que normalmente se torcem em uma hélice. Semelhante ao RNA, o DNA consiste em vários nucleotídeos covalentemente ligados por Ligações fosfodiéster 3 ‘, 5’. Cada nucleotídeo, por sua vez, contém ácido fosfórico, uma açúcar desoxirribose (5 carbonos), e um nucleobase (particularmente, citosina, guanina, adeninaY timina) A timina é uma característica estrutural distinta do DNA. No DNA, a timina ocupa o lugar do uracil. A descoberta de que esses blocos de construção podem se formar em condições pré-bióticas leva os cientistas a reconsiderar a origem da vida.

Uma equipe de pesquisa relatou como as cadeias de ácido nucléico podem ser formadas em um ambiente pré-biótico e como o RNA pode facilmente se tornar componentes do DNA, mesmo sem a ajuda de enzimas. Ramanarayanan Krishnamurthy, disse um dos pesquisadores, “Essas novas descobertas sugerem que pode não ser razoável para os químicos serem guiados tão fortemente pela hipótese do mundo do RNA ao investigarem as origens da vida na Terra.”5

Eles presumiram que
a Terra primitiva não é RNA puro. DNA poderia ter existido ao lado do
E provavelmente até competiu pela supremacia, até que o sistema de DNA finalmente
reino.

Eles publicaram seus
relatório em Natureza.6

– escrito por Maria Victoria Gonzaga

Referências

1 Editores de biologia online. (2014, 12 de maio). Ribonucléico
ácido. Obtido no site biologyonline.com: [Link]

dois Woese, C. (1967). a
Código genético: a base molecular da expressão gênica
. Nova York: Harper
& Linha.

3 NASA – Pesquisadores da NASA: blocos de construção de DNA podem ser feitos no espaço.
(2011, 1º de janeiro). Site obtido da NASA:[[[[Ligação]