Zoólogos descobrem um novo exemplo de evolução rápida: Conheça os tagarelas de Sulawesi

Zoólogos do Trinity College Dublin, trabalhando no sudeste da Ásia tropical, descobriram um exemplo moderno de evolução rápida em ação.

Zoólogos descobriram que Sulawesi macho e fêmea tagarela (Pellorneum celebense, uma espécie de pássaro) evoluíram para atingir tamanhos diferentes em pequenas ilhas e em tempos de fogo rápido. Eles acreditam que isso é provavelmente devido à pressão evolutiva que favorece tal “dimorfismo” porque os pássaros podem reduzir a competição entre si alimentando-se de recursos diferentes e escassos.

A pesquisa, concluída com o apoio do Irish Research Council e colaboradores da Universitas Halu Oleo, está publicada hoje na revista. Biotrópico. A pesquisa mostra que os machos de Sulawesi Babbler crescem até 15% mais do que as fêmeas, com essa diferença particularmente marcada nas ilhas menores.

Fionn Ó Marcaigh, primeiro autor do artigo e candidato a doutorado no Trinity College of Natural Sciences, disse:

“As regiões tropicais abrigam mais espécies de plantas e animais do que em qualquer outro lugar, mas muitas delas permanecem mal compreendidas mesmo quando enfrentam a extinção iminente. Isso é especialmente verdadeiro para espécies relativamente indefinidas como tagarelas, que Eles são pássaros tímidos que se alimentam de arbustos densos em todas as ilhas do Sudeste Asiático.

“Como os tagarelas machos e fêmeas têm a mesma plumagem marrom opaca, ao contrário de pássaros familiares como faisões ou pavões, os cientistas pensavam que eles não apresentavam dimorfismo sexual. Nossa descoberta mostra que isso está errado e fornece outra Lembrete oportuno de que temos muito mais a aprender sobre as espécies tropicais, se quisermos entender como elas estão evoluindo em todas as maravilhosas e diversas ilhas do mundo.

“Não podemos protegê-los se não os compreendermos.”

O tipo de dimorfismo sexual em tamanho que os tagarelas apresentam é importante porque permite que machos e fêmeas ocupem diferentes “nichos” no ecossistema.

Existe uma teoria evolucionária que afirma que as espécies dimórficas tendem a se tornar mais fortemente dimórficas nas ilhas do que no continente, pois isso as impede de competir por recursos mais escassos. No entanto, isso geralmente é visto em ilhas muito isoladas, onde houve tempo suficiente para que as populações evoluíssem separadamente.

Fionn Ó Marcaigh acrescentou:

“Nossa pesquisa é significativa porque mostra que o mesmo processo ocorreu em ilhas muito mais jovens, que estavam conectadas ao continente por pontes terrestres há apenas 30 mil anos. Isso significa que a diferença de dimorfismo sexual entre as aves do continente e as das ilhas deve ter evoluído muito rapidamente, mostrando sua importância para a ecologia da espécie. “

materiais fornecido por Trinity College Dublin. Nota: o conteúdo pode ser editado quanto ao estilo e comprimento.