Usando uma abordagem multifacetada para pesquisar a dieta de cães antigos

Os coprólitos, ou fezes fossilizadas de cães, são freqüentemente usados ​​para entender as preferências dietéticas de civilizações antigas. No entanto, as amostras geralmente estão contaminadas, dificultando a análise. Um novo estudo, publicado em Relatórios científicos, usa diferentes técnicas para melhorar a pesquisa de coprólitos.

“Há muitos anos que estamos interessados ​​em analisar coprólitos. Já tentamos extrair DNA e examinar o microbioma, mas as ferramentas não eram tão robustas”, disse Ripan Malhi (GNDP / GSP / IGOH), professor de antropologia. “Pelo que eu sei, esta é a primeira vez que alguém usa várias abordagens para fornecer um instantâneo da dieta diária, saúde e tendências de longo prazo em cães antigos das Américas, tudo em um único estudo.”

As amostras foram recuperadas em Cahokia, perto da atual St. Louis, Missouri. Em seu auge, Cahokia era um grande centro urbano com uma população maior do que Londres ou Paris. Várias outras investigações mostraram que há uma sobreposição entre a dieta de cães e humanos, seja porque os cães foram alimentados com a mesma comida ou porque comeram restos de comida humana. Portanto, a pesquisa sobre coprólitos também fornece informações sobre a saúde humana e a dieta alimentar.

“Inicialmente, os moradores cultivavam plantações como abóboras e girassóis. Conforme a cidade foi crescendo, acredita-se que a dieta mudou para o milho. Nossa análise sugere o mesmo, pois vimos que alguns dos cães também comiam milho.”, Ele disse. Kelsey Witt, pesquisadora de pós-doutorado na Brown University e ex-estudante de doutorado no laboratório de Malhi.

As amostras de milho foram examinadas por análise de isótopos estáveis, que é usada para medir diferentes formas de carbono em uma amostra. Dependendo das concentrações de carbono, pode-se identificar que tipo de planta foi consumida. Os pesquisadores também investigaram restos de animais e plantas nos coprólitos para mostrar que nozes, uvas, uma variedade de peixes e patos faziam parte da dieta dos cães.

Os pesquisadores também usaram o sequenciamento de DNA para determinar o microbioma, a comunidade de micróbios, dos coprólitos. “A técnica que usamos veio à tona em 2020. Ela nos ajudou a verificar se as amostras eram de cães ou humanos, além de confirmar aspectos gerais da dieta que só podem ser feitos comparando os microbiomas”, disse Karthik Yarlagadda, um estudante de PhD no laboratório de Malhi.

Embora as técnicas sejam novas e mais sensíveis, os coprólitos permanecem difíceis de estudar por várias razões. O DNA já passou pelo processo digestivo em cães e, portanto, foi decomposto. Além disso, como as amostras são antigas, o DNA extraído se degrada fortemente devido ao intemperismo.

“Um dos maiores desafios que enfrentamos foi lidar com a contaminação de amostras”, disse Yarlagadda. “Essas amostras foram depositadas há mil anos. Depois disso, o ambiente mudou, alguns micróbios morreram e novos micróbios assumiram o controle. Todos esses fatores complicam a análise.”

Os pesquisadores estão trabalhando com comunidades indígenas para entender melhor como era a dieta de seus ancestrais. “Como nossa pesquisa tem muitas limitações, conversar com os membros da comunidade sobre o que seus ancestrais comiam e como eles interagiam com os cães nos ajuda a entender melhor nossos resultados”, disse Witt.