Um pequeno rato redescoberto de um vulcão que entrou em erupção há 30 anos oferece esperança para a conservação da vida selvagem nas Filipinas – ScienceDaily

Em junho de 1991, o Monte Pinatubo, um pico vulcânico na ilha filipina de Luzon, literalmente explodiu. Foi a segunda erupção vulcânica mais poderosa do século 20, dez vezes mais forte do que o Monte Santa Helena, e seus efeitos foram devastadores. A lava e as cinzas se espalharam pelo ambiente circundante nas montanhas de Zambales, acumulando camadas de até 600 pés de espessura nos vales. Após a erupção, fortes tufões e chuvas de monções causaram deslizamentos de terra e fluxos de cinzas que continuaram por muitos meses. Oitocentas pessoas perderam a vida e as exuberantes florestas que cobriam a montanha antes da erupção foram destruídas ou seriamente danificadas. Nos últimos anos, os cientistas voltaram à região para estudar as populações sobreviventes de mamíferos e, em um novo artigo no Philippine Journal of Science, a equipe anunciou a redescoberta de uma espécie de camundongo que há muito temia ser extinta.

“Quando o Pinatubo entrou em erupção, provavelmente a última coisa que passou pela sua cabeça foi que se pensava que uma pequena espécie de camundongo vivia apenas naquela montanha e que poderia ter se extinguido como resultado. O que aprendemos posteriormente realmente nos surpreendeu. “diz Larry Heaney, curador de mamíferos Negaunee no Field Museum de Chicago e um dos autores do artigo.

No início de 2011 e novamente em 2012, vinte anos após a erupção, o pesquisador do Field Museum Danilo (Danny) Balete foi ao Monte. Pinatubo para estudar sua fauna de mamíferos. Ao longo de vários meses, Balete e sua equipe de assistentes de campo (incluindo homens locais da tribo Aeta) examinaram os mamíferos na montanha, de baixo a perto do topo, onde a floresta havia sido devastada pela erupção.

“A maior parte do nosso trabalho de campo em Luzon e em outras partes das Filipinas foi feito em habitats florestais naturais, onde os mamíferos são mais comuns”, disse Eric Rickart, curador de vertebrados do Museu de História Natural de Utah e autor principal. Danny não poderia. Não perca a oportunidade de ver como os mamíferos estavam no Monte Pinatubo. “

Não houve estudos com mamíferos no mato. Pinatubo antes da erupção. No entanto, os espécimes alojados no Museu Nacional de História Natural dos Estados Unidos forneceram alguns registros de elevações mais baixas ao redor da montanha. “A maioria desses primeiros registros eram de espécies comuns de morcegos coletados na década de 1950”, diz Heaney, “mas um espécime foi particularmente intrigante: um pequeno roedor que se tornou o espécime tipo, e único exemplo, de uma nova espécie descrita em 1962 como Apomys sacobianus, o rato do vulcão Pinatubo “.

Condições em MT. Pinatubo foi muito duro e o trabalho de fiscalização da equipe de Balete foi exaustivo e perigoso. Mesmo depois de 20 anos, as evidências da erupção estavam por toda parte. A paisagem era muito instável devido à constante erosão das cinzas e depósitos de lahar que tornavam o trabalho em terreno acidentado perigoso. Também retardou muito o processo de sucessão da planta. A vegetação era uma mistura esparsa de plantas nativas e não nativas, densas extensões de grama (incluindo bambu), arbustos, vinhas de baixo crescimento e poucas árvores, todas características de habitat de segundo crescimento em estágio inicial. Era um longo caminho desde a antiga floresta tropical que cobria a montanha antes da erupção.

Estudos de campo de pequenos mamíferos que não voam em outras partes de Luzon revelaram que as florestas primárias contêm uma grande variedade de espécies nativas e poucas, se houver, espécies de ratos “pragas” não-nativas. Mas em habitats de crescimento secundário altamente perturbados, particularmente em áreas próximas a terras agrícolas, o oposto é verdadeiro: os ratos não nativos são mais abundantes e há apenas algumas espécies nativas resistentes. “Achamos que o trabalho em Pinatubo confirmaria esse padrão geral, então esperávamos ver pouca ou nenhuma espécie nativa”, diz Rickart.

Uma motivação específica para a pesquisa Pinatubo foi descobrir o destino de Apomys sacobianus, o rato do vulcão Pinatubo. “Após a erupção do Pinatubo, procuramos esse rato em outros picos das montanhas de Zambales, mas não o encontramos”, diz Heaney, “sugerindo uma distribuição geográfica muito limitada para a espécie. Achamos que o vulcão pode ser o único lugar onde o rato viveu “. E com base nas expectativas de ilhas de outros lugares, na época parecia possível que a espécie tivesse se perdido devido à erupção.

No entanto, o levantamento do Pinatubo produziu alguns resultados muito surpreendentes: um total de 17 espécies foram documentadas, incluindo oito morcegos, sete roedores (cinco espécies nativas e duas não nativas) e até dois grandes mamíferos (javali e veado). Contrariando as expectativas, os ratos não nativos não eram comuns e estavam restritos a áreas próximas às fazendas de Aeta, onde essas pragas agrícolas costumam ser mais abundantes. Apesar do fato de que todas as áreas estudadas tinham uma vegetação secundária esparsa e arbustiva em vez de florestas, os roedores nativos eram abundantes em toda parte.

O mais surpreendente de tudo é que a espécie mais abundante, de forma esmagadora, foi o camundongo vulcânico Apomys sacobianus. Longe de ser exterminada pela erupção, esta espécie prosperou nesta paisagem perturbada ao lado de outras espécies nativas que também têm uma alta tolerância a perturbações. “Nós sabemos há algum tempo que muitos dos pequenos mamíferos nas Filipinas podem tolerar alterações de habitat, tanto naturais quanto artificiais”, diz Rickart, “mas a maioria deles são espécies geograficamente disseminadas, não localmente endêmicas., Que frequentemente são visto por biólogos conservacionistas como altamente vulnerável. “

Como Mt. Pinatubo está se recuperando dos danos causados ​​pela erupção, as florestas retornarão e outras espécies de mamíferos se moverão. “O Monte Pinatubo pode ser um lugar maravilhoso para estabelecer um projeto de longo prazo para monitorar a recuperação do habitat e a remontagem da comunidade posteriormente. Da erupção. “, diz Rickart,” essas informações seriam úteis nos esforços para regenerar as muitas áreas que foram desmatadas pelas pessoas. “

Depois de completar o Monte. Pinatubo Mammal Survey, Danny Balete voltou ao Field Museum onde organizou os espécimes e os dados do levantamento, fez algumas anotações iniciais para eventual publicação e depois as colocou de lado para terminar mais tarde. Após sua morte repentina em 2017, aos 56 anos de idade, Rickart e Heaney disseram que retomaram e concluíram o estudo como uma homenagem a Balete, que agora é reconhecido como uma das figuras mais importantes da ciência da biodiversidade filipina por suas extensas contribuições de pesquisa. aconselhando colegas mais jovens e promovendo o gozo da natureza nas Filipinas.

“Saber que uma espécie antes considerada vulnerável, mesmo temida em extinção, está na verdade prosperando é a melhor homenagem a Danny que podemos imaginar”, acrescenta Heaney.