Um novo estudo identificou duas abelhas australianas que adaptaram sua visão noturna pela primeira vez – ScienceDaily

As abelhas australianas são conhecidas por polinizar plantas em belos dias de sol, mas um novo estudo identificou duas espécies que adaptaram sua visão às condições noturnas pela primeira vez.

O estudo realizado por uma equipe de pesquisadores em ecologia observou o comportamento alimentar noturno de uma espécie de nomiine (Reepenia bituberculata) e abelha mascarada (Meroglossa gemmata), com um composto ampliado em desenvolvimento e olhos simples que permitem captar mais luz em comparação com o seu dia. relação.

Postado em Hymenoptera Research Journal, os pesquisadores explicam que essa capacidade aprimorada de pouca luz também pode existir em outras espécies australianas secretamente ativas à noite, com sua capacidade de processamento de imagem melhor vista através de imagens em close-up de alta resolução.

O autor principal candidato a PhD, James Dorey, do Flinders University College of Science and Engineering, diz que as duas espécies de abelhas australianas ativas à noite e durante o crepúsculo são encontradas principalmente no norte tropical da Austrália. Mas poderia haver mais em condições áridas, subtropicais e talvez até temperadas em todo o continente.

“Confirmamos a existência de pelo menos duas espécies de abelhas crepusculares na Austrália e é provável que existam muitas mais que podem se alimentar tanto durante o dia quanto no início da manhã ou à noite em condições de pouca luz. É verdade que as abelhas em geral Eles não são conhecidos por serem muito capazes quando se trata de usar seus olhos à noite, mas acontece que forragear com pouca luz é mais comum do que se pensa atualmente “, diz o Sr. Dorey.

“Antes deste estudo, a única maneira de mostrar que uma abelha se adaptou à pouca luz era usando observações comportamentais de difícil obtenção, mas descobrimos que você deve ser capaz de resolver isso usando imagens de alta qualidade de uma abelha específica. “

Dorey diz que as abelhas que se alimentam em condições de pouca luz não são estudadas o suficiente sem registros confiáveis ​​publicados anteriormente para qualquer espécie australiana.

“Nosso estudo fornece uma estrutura para ajudar a identificar abelhas adaptadas à baixa luminosidade e os dados necessários para determinar as características comportamentais de outras espécies. Isso é importante, pois precisamos aumentar os esforços para coletar espécies de abelhas fora do horário normal. e publicar novas observações para entender melhor seu papel na manutenção dos ecossistemas. “

Os pesquisadores descrevem por que é necessário compreender mais sobre o comportamento das espécies de abelhas para ajudar a protegê-las dos impactos potenciais das mudanças climáticas.

“Os padrões climáticos globais estão mudando e as temperaturas em muitas partes da Austrália estão aumentando junto com o risco de secas e incêndios prolongados. Portanto, devemos melhorar nosso conhecimento sobre os insetos que polinizam à noite ou nas horas mais quentes do ano. dia para evitar possíveis riscos de extinção. ou para mitigar a perda de serviços de polinização “.

“Isso também significa que temos que destacar espécies que operam dentro de uma janela de tempo estreita e podem ser sensíveis às mudanças climáticas, então a conservação se torna uma grande preocupação. Porque, francamente, nós ignoramos essas espécies até agora.” .

materiais fornecido por Flinders University. Nota: o conteúdo pode ser editado quanto ao estilo e comprimento.