Um novo estudo em grande escala revela conectividade genética recente entre subespécies de chimpanzés, apesar de eventos de isolamento anteriores

Investigadores del Programa Panafricano: El chimpancé cultivado (PanAf) en el Instituto Max Planck de Antropología Evolutiva (MPI-EVA) y un equipo de investigadores internacionales, recolectaron más de 5000 muestras fecales de 55 sitios en 18 países en todo el rango de chimpancés en 8 anos. Esta é de longe a amostragem mais completa da espécie até o momento, com uma localização de origem conhecida para cada amostra, o que aborda as limitações de amostragem de estudos anteriores. “Coletar essas amostras costumava ser uma tarefa difícil para nossas incríveis equipes de campo. Quase todos os chimpanzés estavam desabitados da presença humana, então foi preciso muita paciência, habilidade e sorte para encontrar excrementos de chimpanzé em cada um deles. Os locais,” explica Mimi Arandjelovic. , codiretor do PanAf e autor principal do estudo.

Jack Lester, primeiro autor do estudo, explica: “Usamos marcadores genéticos em rápida evolução que refletem a história populacional recente da espécie e, em combinação com a amostragem densa de toda a sua extensão, mostramos que as subespécies de chimpanzés são foram conectados, ou, mais provavelmente, reconectados, por longos períodos durante a expansão máxima mais recente das florestas africanas. “

Portanto, embora os chimpanzés fossem separados em diferentes subespécies em seu passado distante, antes do surgimento de recentes distúrbios antropogênicos, as barreiras geográficas propostas para subespécies específicas eram permeáveis ​​à dispersão dos chimpanzés. Paolo Gratton, co-autor do estudo e pesquisador da Università di Roma “Tor Vergata” acrescenta: “Acredita-se que os chimpanzés persistiram em refúgios florestais durante os períodos glaciais, o que provavelmente foi responsável pelo isolamento de grupos de populações que nós agora reconhecemos como subespécies. No entanto, nossos resultados de marcadores de DNA microssatélites em rápida evolução indicam que a conectividade genética nos milênios mais recentes reflete principalmente a distância geográfica e fatores locais, mascarando subdivisões de subespécies mais antigas. “

Além disso, “esses resultados sugerem que a grande diversidade comportamental observada nos chimpanzés não se deve, portanto, à adaptação genética local, mas sim que eles dependem da flexibilidade comportamental, como os humanos, para responder às mudanças em seu ambiente”, diz Hjalmar Kuehl, Co-Diretor. do PanAf e pesquisador do Centro Alemão de Pesquisa Integrativa em Biodiversidade (iDiv).

A equipe também observou sinais de redução na diversidade em alguns locais que pareciam estar associados a pressões antrópicas recentes. De fato, em alguns lugares as equipes do PanAf não visitaram nenhum chimpanzé, ou poucos foram detectados, apesar dos registros de sua presença nas últimas décadas. “Embora não tenha sido inesperado, ficamos desencorajados ao descobrir a influência dos impactos humanos em alguns locais de campo onde a diversidade genética era marcadamente menor do que esperávamos”, disse Jack Lester.

Esses resultados destacam a importância da conectividade genética para os chimpanzés em sua história recente. “Todos os esforços devem ser feitos para restabelecer e manter os corredores de dispersão em seu alcance, talvez prestando atenção especial às áreas protegidas transnacionais”, disse Christophe Boesch, codiretor da PanAf e diretor da Wild Chimpanzee Foundation. Os chimpanzés são conhecidos por se adaptarem aos distúrbios humanos e podem sobreviver em paisagens modificadas pelo homem, no entanto, a perda de habitat, doenças zoonóticas, a carne de caça e o comércio de animais de estimação são ameaças à sobrevivência dos chimpanzés. Esses resultados alertam sobre futuros impactos críticos sobre sua saúde e viabilidade genética se a fragmentação e o isolamento do habitat continuarem inabaláveis.

Materiais fornecido por Instituto Max Planck de Antropologia Evolucionária. Nota: o conteúdo pode ser editado quanto ao estilo e comprimento.