Um mosaico de áreas protegidas, restritas e desprotegidas poderia maximizar a biodiversidade regional – ScienceDaily

Habitats sob diferentes níveis de proteção abrigam comunidades marcadas / contrastantes de plantas, pássaros e peixes, apesar de terem um número semelhante de espécies, de acordo com um estudo publicado em 19 de maio de 2021 na revista de acesso aberto. PLOS Biology. A pesquisa, liderada por Nicolas Loiseau no CNRS e na Universidade de Montpellier, destaca a importância de várias estratégias de conservação para maximizar a biodiversidade regional e manter os serviços ecossistêmicos.

Os pesquisadores analisaram dados de pesquisas publicadas de peixes de recife de coral do Indo-Pacífico, plantas alpinas francesas e pássaros norte-americanos, totalizando mais de 5.500 espécies, observadas em 655 áreas protegidas e locais desprotegidos adjacentes. Eles encontraram diferentes grupos de espécies em áreas ‘estritamente protegidas’ (onde as atividades humanas são limitadas e cuidadosamente controladas), em comparação com áreas ‘restritas’ (onde alguma atividade humana controlada é permitida) e locais ‘desprotegidos’. Locais sob diferentes níveis de proteção abrigavam um número semelhante de espécies, mas a composição das espécies era significativamente diferente quando controlados pelas condições ambientais, esforço de amostragem e raridade das espécies.

As plantas, pássaros e peixes que vivem em áreas desprotegidas não eram simplesmente um subconjunto daqueles encontrados em áreas protegidas, mas cada tipo de proteção favorecia espécies particulares. Por exemplo, entre 12 e 15 por cento das espécies são encontradas exclusivamente em áreas desprotegidas, indicando que muitas espécies podem tolerar e até prosperar em habitats alterados por humanos. No entanto, para as espécies classificadas pela Lista Vermelha da IUCN como Criticamente Ameaçadas, Ameaçadas, Vulneráveis ​​ou Quase Ameaçadas, 58 por cento dos peixes, 11 por cento dos pássaros e 7 por cento das plantas foram limitados a locais com as mais estritas proteções de conservação.

Os estudos que visam avaliar o efeito das proteções de conservação devem medir a riqueza e a composição das espécies para obter uma visão abrangente, dizem os autores. Eles sugerem que o reforço de áreas de proteção integral com áreas restritas próximas pode criar um mosaico de níveis de proteção que maximiza o número de espécies em uma escala regional, um resultado importante para a manutenção de ecossistemas e seus serviços.

Dr. Loiseau observa: “As áreas protegidas são ferramentas de gestão emblemáticas para proteger a biodiversidade de atividades humanas prejudiciais. Nosso estudo envia uma mensagem que destaca novas oportunidades para avaliar o impacto das áreas protegidas e informar a governança da conservação.”

“Aumentar o tamanho e o número de áreas de proteção integral impulsionará a conservação de espécies ameaçadas de extinção.”

“Pesquisas futuras sobre as identidades e funções das espécies revelariam os mecanismos subjacentes à importante diferença entre as comunidades sob diferentes níveis de proteção”

Materiais fornecidos por PLOS. Nota: o conteúdo pode ser editado quanto ao estilo e comprimento.