Um gato para todos os negócios – ScienceDaily

Grandes carnívoros são geralmente sensíveis a mudanças nos ecossistemas porque sua dieta especializada e posição no topo da pirâmide trófica estão associadas a pequenos tamanhos populacionais. Isso, por sua vez, leva a menos diversidade genética nos principais predadores em comparação com animais mais abaixo na cadeia alimentar. A diversidade genética é muito importante para a habilidade de uma espécie de sobreviver e se adaptar às mudanças futuras.

Diversidade genética extraordinária em um gato extraordinário

Neste estudo, os pesquisadores sequenciaram todo o genoma de 53 leopardos africanos e os compararam aos leopardos de Amur e outras espécies de felinos. Para sua surpresa, os pesquisadores descobriram que a diversidade genética dos leopardos africanos é extremamente alta: quase quatro vezes maior que a do leopardo de Amur, duas vezes maior que a do leão e quase cinco vezes maior que a da chita.

Patrícia Pečnerová, pós-doutoranda no Departamento de Biologia e uma das primeiras autoras compartilhadas, explica: “A diversidade genética excepcional é provavelmente o resultado da capacidade do leopardo de evitar choques e declínios populacionais. Descobrimos que, ao longo de centenas de milhares de anos, As populações de leopardo da África permaneceram grandes. Acreditamos que isso reflete a versatilidade da espécie, alimentando-se de uma variedade maior de presas do que qualquer outro grande predador. “

Vagando por todos os habitats da África, mas por quanto tempo?

A alta diversidade genética dos leopardos africanos não é a única surpresa por trás dos genomas dos leopardos. Eles também mostram menos barreiras genéticas dentro do continente africano do que outras espécies de mamíferos.

Kristian Hanghøj, um dos autores correspondentes do estudo, explica: “Acreditamos que durante a história evolutiva o leopardo vagou pelo continente africano mais livremente do que qualquer outra espécie de mamífero, trocando material genético em todos os lugares. Ele tem uma capacidade única de ter. Sucesso em quase qualquer habitat e clima, e nem florestas tropicais ou desertos parecem ter bloqueado os movimentos dos leopardos por milênios. “

As descobertas surpreendentes demonstram como a ecologia de uma espécie, por exemplo, o quão ‘exigente’ ela é com o habitat e a presa, pode influenciar sua variação genômica. A diversidade genética excepcionalmente alta pode dar ao leopardo africano uma vantagem para lidar com os desafios ambientais, incluindo as mudanças climáticas e a destruição do habitat.

No entanto, a fragmentação do habitat é uma séria ameaça para todos os animais de grande porte, mesmo aqueles tão hábeis quanto o leopardo em lidar com a presença humana. Mudanças feitas pelo homem nos habitats naturais estão ocorrendo a uma taxa que provavelmente é muito rápida para quase qualquer espécie de animal selvagem se adaptar, e estudos anteriores mostraram que os leopardos africanos perderam entre 48% e 67%.% De seu habitat natural durante nos últimos 300 anos. anos.

“Para colocar os nossos resultados num contexto mais amplo, destacamos que o leopardo africano também enfrenta sérias ameaças à sua sobrevivência, apesar de ser uma espécie de sucesso evolutivo”, conclui Patrícia Pečnerová.

Materiais fornecido por Universidade de Copenhague – Faculdade de Ciências. Nota: o conteúdo pode ser editado quanto ao estilo e comprimento.