Um fungo mortal está matando sapos, mas bactérias em sua pele podem protegê-los

Pesquisadores na Costa Rica descobriram que algumas bactérias na pele dos anfíbios impedem o crescimento do fungo responsável pelo que foi chamado de “apocalipse anfíbio”.

Postado na revista Microbiologia, a pesquisa identificou uma série de bactérias que poderiam desenvolver o fungo Batrachochytrium dendrobatidis (Bd). Uma cepa do fungo particularmente perigosa, chamada BdGPL-2, é responsável pela morte em massa de anfíbios em todo o mundo.

O fungo infecta a pele dos anfíbios e decompõe as células. Como os anfíbios respiram e regulam a água pela pele, a infecção costuma ser fatal. Acredita-se que cerca de 700 espécies de anfíbios sejam vulneráveis ​​ao fungo, e o Bd causou a extinção de 90 espécies de anfíbios.

Para investigar por que algumas populações de anfíbios na Costa Rica eram mais resistentes ao Bd do que outras, um grupo de pesquisa liderado pelo Dr. Adrian Pinto, professor da Universidade da Costa Rica, coletou amostras de cepas circulantes de Bd e do microbioma da pele de anfíbios em sites diferentes. .

Para fazer isso, o grupo de pesquisa coletou anfíbios selvagens de áreas da Costa Rica que tinham um histórico de surtos de Bd. “O Bd já havia sido amplamente detectado na Costa Rica, mas este é o primeiro estudo a isolar e comparar as características de diferentes isolados . ”disse o Dr. Pinto,“ o nosso trabalho mostrou que as estirpes circulantes do fungo patogénico pertencem a um grupo global altamente virulento ”. cepa conhecida como BdGPL-2 “.

Eles descobriram que as bactérias na pele de alguns anfíbios sobreviventes impediram que o fungo crescesse em laboratório. “As espécies de anfíbios que sobreviveram ao declínio abrigam bactérias em sua pele capazes de inibir o crescimento do patógeno. No entanto, essa capacidade inibitória varia dependendo da cepa de fungo que está sendo testada”, disse o Dr. Pinto. “Essas descobertas sugerem que as bactérias da pele adaptadas localmente podem oferecer proteção contra doenças.”

Embora os pesquisadores esperassem ver a cepa altamente virulenta BdGPL-2 na Costa Rica, eles não esperavam ver tanta variação nas cepas circulantes. “Ficamos surpresos com as variações fenotípicas entre os isolados do patógeno, incluindo suas diferentes respostas às bactérias antagonistas”, disse o Dr. Pinto. “As adaptações locais do patógeno devem ser consideradas ao projetar estratégias de mitigação para esta doença”.

O Dr. Pinto espera combinar suas descobertas com outras estratégias de controle de doenças para proteger as populações de anfíbios da aniquilação de Bd: “Vamos estudar mais a capacidade das bactérias da pele em proteger os anfíbios contra doenças, como mais uma ferramenta para combater esta praga junto com a criação de climas abriga e impulsiona o próprio sistema imunológico dos anfíbios “, disse ele.

A Costa Rica é um dos países que sofreu uma perda dramática de espécies de anfíbios entre 1980 e 1990. Na Costa Rica, existem atualmente 64 espécies de anfíbios em alguma categoria de risco, de acordo com a União Internacional para Conservação da Natureza. As espécies classificadas como criticamente ameaçadas de extinção incluem o sapo de Holdridge (Incilius holdridgei), uma espécie nativa encontrada apenas nas cadeias de montanhas da região central; A rã arlequim variável (Atelopus varius), espécie ribeirinha muito sensível ao Bd, e várias espécies de rãs ribeirinhas do gênero Isthmohyla que vivem em correntes frias em áreas altas, habitat onde o Bd se prolifera com sucesso.

Os anfíbios são um dos grupos mais diversos nos trópicos e representam elos cruciais nas teias alimentares. Protegê-los mantém os ecossistemas saudáveis, já que a diversidade biológica é a base das florestas resilientes, ajudando a controlar pragas e infecções zoonóticas.

materiais fornecido por Sociedade de Microbiologia. Nota: o conteúdo pode ser editado quanto ao estilo e comprimento.