Um estudo confirma a origem dos macacos vervet que viveram perto de um aeroporto urbano por décadas

Fortes dados e pesquisas genéticas estão fornecendo evidências importantes sobre uma colônia de macacos verdes africanos selvagens que pousou em Dania Beach há mais de 70 anos e se estabeleceu em uma densa floresta de manguezais perto do Aeroporto Internacional de Fort Lauderdale-Hollywood, no sul da Flórida.

A população não nativa de macacos Vervet (Chlorocebus sabaeus) que vive nesta região costeira urbana é bem conhecida e amada pelos residentes locais e autoridades municipais; no entanto, é relativamente desconhecido para primatologistas. Apesar do grande interesse público, houve apenas um estudo científico (início dos anos 1990), o que sugere que macacos escaparam de um zoológico falido na beira de uma estrada nas décadas de 1950 e 1970. Até agora, não houve confirmação. Sobre a identificação da espécie, o geográfico origens ou a história de introdução.

Uma equipe de cientistas da Florida Atlantic University combinou várias abordagens metodológicas para determinar as espécies de macacos Chlorocebus em Dania Beach, de onde eles vieram, e sua rota de introdução. Resultados do estudo, publicados na revista Primatas, fornecem informações básicas essenciais para a comunidade científica sobre uma população pouco conhecida de macacos Chlorocebus que sobreviveram por décadas em um ambiente novo.

Por meio de entrevistas, arquivos históricos e mídia popular, os cientistas da FAU rastrearam os macacos até uma fuga da fazenda de chimpanzés de Dania em 1948. A instalação funcionou como um zoológico e também forneceu primatas importados da África como sujeitos para pesquisas sobre o desenvolvimento de vacinas contra a poliomielite e outros pesquisa médica. Os registros históricos sugerem que os macacos foram capturados em Serra Leoa. Os cientistas testaram a hipótese das origens da África Ocidental usando três marcadores genéticos: um gene de DNA mitocondrial (citocromo b) e dois fragmentos do cromossomo Y, o gene que determina o sexo e o gene dedo de zinco. As análises filogenéticas confirmaram que os macacos de Dania Beach são na verdade Chlorocebus sabaeus (macaco verde) e têm origens na África Ocidental.

Macacos de Dania Beach foram fotografados para criar um banco de dados de todos os indivíduos (36). Os cientistas registraram as seguintes características para ajudar a identificar as espécies de macacos: cor da pelagem; presença ou ausência de banda na testa; cor da ponta da cauda; e cor do escroto em machos adultos. Esses atributos foram comparados qualitativamente com todas as espécies do gênero Chlorocebus para estimar as espécies de estudo que usam essas características.

“Nossos macacos em Dania Beach têm cauda com ponta dourada e cabelo castanho-esverdeado, falta-lhes uma faixa pronunciada na testa ao redor do rosto e os machos têm um escroto azul claro. Esses traços fenotípicos são característicos do Chlorocebus sabaeus”, disse Deborah. Missy “. Williams, Ph.D., autor principal, Departamento de Ciências Biológicas, FAU Charles E. Schmidt College of Sciences, que lidera o Projeto Dania Beach Vervet para conservar esta população de macacos e os estuda há quase uma década. Williams conduziu o estudo com Kate Detwiler, Ph.D., autora principal e professora associada do Departamento de Antropologia da Faculdade de Artes e Letras Dorothy F. Schmidt da FAU.

Esta espécie é comumente conhecida como macaco vervet devido à cor de seu pelo. As espécies dentro de Chlorocebus têm cabelo castanho-esverdeado a verde-oliva acinzentado com faces, mãos e pés pretos. Os machos têm escroto azul e pênis e perianus vermelhos rodeados por pelos brancos.

Os macacos-verervet são endêmicos da África Ocidental, variando do Senegal e oeste da Guiné-Bissau a Gana. Eles são os macacos africanos mais difundidos e generalistas no habitat, limitados apenas pela disponibilidade de água e árvores adormecidas.

“Os dados de nosso estudo preparam o terreno para estudos futuros para abordar novas questões sobre a situação da população e como os macacos se adaptaram ao ambiente urbano e industrial do sul da Flórida”, disse Detwiler. “A identificação taxonômica correta e a história dos macacos introduzidos em Dania Beach são importantes para o alcance da comunidade e o manejo da vida selvagem, dada a notável capacidade do Chlorocebus de prosperar na maioria dos ambientes.”

No sudeste dos Estados Unidos, a Flórida é o lar de três primatas introduzidos na natureza: Saimiri sciureus (macaco-esquilo), Chlorocebus sabaeus (macaco verde) e Macaca mulatta (macaco rhesus). Todas as três espécies de primatas foram introduzidas em vários zoológicos, instalações de pesquisa, coleções particulares e empresas de entretenimento.

Materiais fornecido por Florida Atlantic University. Original escrito por Gisele Galoustian. Nota: o conteúdo pode ser editado quanto ao estilo e comprimento.