Qual é a melhor maneira de concentrar esforços na classificação de novas espécies para prevenir sua extinção? A abordagem de ROI descobriu que 24 espécies de lagartos e cobras australianas precisam de proteção

Muitos organismos que precisam de conservação ainda são desconhecidos ou agrupados com espécies semelhantes, potencialmente interferindo nos esforços de conservação. Em um novo estudo publicado em 1º de junho na revista Open Access PLOS Biology, Jane Melville, da Museums Victoria, e seus colegas apresentam uma nova abordagem de “retorno sobre o investimento” para melhor direcionar os esforços para identificar novas espécies antes que se percam.

Os seres humanos tiveram um impacto profundamente destrutivo na biodiversidade global. No entanto, essa perda de biodiversidade pode ser ainda maior do que os cientistas perceberam, devido ao número desconhecido de espécies não documentadas. No entanto, antes que uma espécie e seu habitat possam ser preservados, eles devem primeiro ser identificados e descritos por cientistas especializados chamados taxonomistas. Mas com tantas espécies em risco, onde os taxonomistas deveriam concentrar seu tempo e recursos limitados?

No novo estudo, os pesquisadores desenvolveram um método para determinar quais grupos precisam de documentação taxonômica para apoiar os esforços de conservação. A abordagem compara o esforço humano e o custo de identificar e classificar um grupo de espécies com a probabilidade de encontrar uma espécie até então desconhecida que está em risco. Eles demonstraram a utilidade de sua abordagem usando um grupo muito diversificado de lagartos e cobras australianas. Das 870 espécies de répteis que avaliaram, cerca de um terço foi classificado incorretamente e 24 espécies precisavam de uma classificação melhor para facilitar a conservação.

Globalmente, há um acúmulo significativo de espécies com descrição pendente na maioria dos grupos de organismos, em grande parte devido à falta de recursos para realizar projetos taxonômicos. O novo estudo apresenta uma estrutura para taxonomistas e gestores da vida selvagem que pode ser aplicada a quase qualquer grupo para priorizar espécies que precisam de documentação taxonômica imediata. Os pesquisadores esperam que esta abordagem ajude a salvar mais espécies em risco antes que sejam extintas.

Dr. Melville observa: “Não podemos nos esforçar para conservar uma espécie se não soubermos que ela existe. A taxonomia nos permite identificar essas espécies e nomeá-las para que possamos agir antes que se percam. Como novas espécies permitirão avaliações de conservação são realizados para garantir que possam ser protegidos. “

Materiais fornecidos por PLOS. Nota: o conteúdo pode ser editado quanto ao estilo e comprimento.