Primeiro mapa de espécies de abelhas em todo o mundo – ScienceDaily

Existem mais de 20.000 espécies de abelhas, mas dados precisos sobre como essas espécies estão distribuídas ao redor do mundo são escassos. No entanto, pesquisadores relatando na revista Biologia atual em 19 de novembro, eles criaram um mapa de diversidade de abelhas combinando a lista de verificação global mais abrangente de espécies de abelhas conhecidas com os quase 6 milhões de registros públicos adicionais de onde espécies individuais apareceram em todo o mundo. As descobertas da equipe confirmam que há mais espécies de abelhas no hemisfério norte do que no sul, e mais em ambientes áridos e temperados do que nos trópicos.

“As pessoas pensam que as abelhas são apenas abelhas, zangões e talvez algumas outras, mas existem mais espécies de abelhas do que pássaros e mamíferos combinados”, diz o autor principal John Ascher, professor assistente de ciências biológicas na Universidade Nacional. de Cingapura. “Os Estados Unidos têm, de longe, o maior número de espécies de abelhas, mas também existem vastas áreas do continente africano e do Oriente Médio que têm altos níveis de diversidade a serem descobertos, mais do que em áreas tropicais.”

Muitas plantas e animais seguem um padrão, conhecido como gradiente latitudinal, em que a diversidade aumenta em direção aos trópicos e diminui em direção aos pólos. As abelhas são uma exceção a essa regra, pois têm mais espécies concentradas longe dos pólos e menos perto do equador, um padrão conhecido como gradiente latitudinal bimodal. Existem muito menos espécies de abelhas nas florestas e selvas do que em ambientes áridos do deserto, porque as árvores tendem a fornecer menos fontes de alimento para as abelhas do que plantas baixas e flores.

“Quando chove no deserto, surgem essas flores volumosas imprevisíveis que podem literalmente cobrir toda a área”, diz o primeiro autor Michael Orr, um pós-doutorado no Instituto de Zoologia da Academia Chinesa de Ciências. “Há uma rotatividade muito maior no deserto devido aos recursos desiguais ano após ano. Portanto, há muito potencial para novas espécies lá.”

Para criar seus mapas, Ascher, Orr, Hughes e seus colegas compararam os dados sobre a ocorrência de espécies de abelhas individuais com uma lista de verificação massiva de mais de 20.000 espécies compilada pelo Dr. Ascher e acessível online no portal de biodiversidade DiscoverLife. .org. A referência cruzada de múltiplos conjuntos de dados com cobertura complementar resultou em uma imagem muito mais clara de como as muitas espécies de abelhas estão distribuídas em diferentes áreas geográficas. Este é um primeiro passo importante na avaliação da distribuição e declínio potencial das populações de abelhas.

“Estamos extremamente interessados ​​na abundância de abelhas, mas isso é algo que precisa ser feito em relação a uma linha de base”, diz Ascher. “Estamos tentando estabelecer essa linha de base. Não podemos realmente interpretar a abundância até entendermos. riqueza de espécies e padrões geográficos “.

Embora alguns desses padrões tenham sido hipotetizados por pesquisadores anteriores, como Charles Michener, eles eram difíceis de provar devido a dados imprecisos, incompletos ou de difícil acesso. “Limpar” esses dados foi um grande obstáculo para os pesquisadores.

“Fiquei surpresa com a terrível maioria dos dados globais acima sobre a diversidade de abelhas”, disse Alice Hughes (@AliceCHughes), professora associada de biologia da conservação no Jardim Botânico Tropical Xishuangbanna, Academia Chinesa de Ciências e outro autor do artigo. “Muitos dos dados eram muito irregulares ou muito concentrados em um pequeno número de países que priorizaram o compartilhamento de dados para poder usar esses recursos para qualquer análise em grande escala.”

Embora ainda haja muito a ser aprendido sobre o que impulsiona a diversidade das abelhas, a equipe de pesquisa espera que seu trabalho ajude a conservar as abelhas como polinizadores globais.

“Muitas safras, especialmente em países em desenvolvimento, dependem de espécies de abelhas nativas, não de abelhas produtoras de mel”, diz Hughes. “Não há dados suficientes sobre eles, e fornecer uma linha de base sensata e analisá-la com sensatez é essencial se quisermos manter a biodiversidade e os serviços que essas espécies fornecem no futuro.”

Os autores vêem esta pesquisa como um primeiro passo importante para uma compreensão mais completa da diversidade global das abelhas e uma base importante para pesquisas futuras mais detalhadas sobre as abelhas.

Materiais fornecidos por Imprensa celular. Nota: o conteúdo pode ser editado quanto ao estilo e comprimento.