Primeiras fotos do que poderia ser uma espécie diferente

A subespécie Borneana de Rajah Scops Owl (Otus brookii brookii), documentado na natureza pela primeira vez desde 1892, pode ser sua própria espécie única digna de uma designação de conservação. Postado em 28 de abril em The Wilson Journal of OrnithologyAndy Boyce, ecologista do Smithsonian Migratory Bird Center, relatou a redescoberta e fotografou essa subespécie indescritível nas florestas montanhosas do Monte Kinabalu em Sabah, Malásia.

“Foi uma progressão bastante rápida de emoções quando vi a coruja pela primeira vez – choque e empolgação absolutos por ter encontrado este pássaro mítico, depois pura ansiedade por ter que documentá-lo o mais rápido possível”, disse Boyce. “Com base no tamanho, cor dos olhos e habitat, eu sabia que era a coruja Rajah de Bornéu. Além disso, considerando os caracteres específicos da plumagem desta ave, padrões de especiação conhecidos dentro do gênero Otus e filogeografia de padrões de pássaros das montanhas em Bornéu e Sumatra, O. b. Brookii é provavelmente uma espécie única e mais estudos são necessários. “

As corujas pesam cerca de 100 gramas (cerca de 4 onças), o equivalente a quatro pilhas AA. Ambas as subespécies de rajah canalha são nativas do sudeste da Ásia: Otus brookii brookii na ilha de Bornéu e Otus brookii solokensis em Sumatra. Pequenas corujas do gênero Otus freqüentemente apresentam divergência rápida após o isolamento nesta região. Na verdade, o arquipélago indonésio é formado por ilhas que facilitam a divergência de espécies, e Bornéu e Sumatra foram particularmente propensos a eventos de especiação.

A descoberta fortuita ocorreu em maio de 2016 como parte de um estudo de 10 anos da evolução da história de vida das aves no Monte Kinabalu em sete parcelas de estudo em altitudes de 1.500 a 1.900 metros (aproximadamente 5.000-6.200 pés). O projeto foi liderado por T.E. Martin, líder assistente da unidade e biólogo pesquisador da vida selvagem da Unidade Cooperativa de Pesquisa da Vida Selvagem de Montana na Universidade de Montana. Enquanto procurava o ninho em maio de 2016, o técnico Keegan Tranquillo notificou Boyce, então estudante de doutorado na Universidade de Montana, depois de ver uma coruja-das-torres maior e com uma plumagem diferente da coruja-das-torres (O. spilocephalus luciae).

“Infelizmente, só somos bons em preservar o que sabemos e o que nomeamos”, disse Boyce. “Se esta ave rara é endêmica apenas para Bornéu e é sua própria espécie, medidas de conservação são mais prováveis ​​de serem tomadas. Nosso único avistamento durante este estudo intensivo confirma que esta coruja vive em florestas maduras de montanha, provavelmente acima ou abaixo da área de estudo. Essas elevações já estão ameaçadas pela perda de habitat devido à mudança climática, desmatamento e desenvolvimento de óleo de palma. Para proteger esta ave, precisamos de um conhecimento sólido de seu habitat e ecologia. “

Quase todos os dados sobre esta espécie pertencem à subespécie de Sumatra. O. b. BrookiiVocalizações, distribuição, biologia reprodutiva e tamanho da população são totalmente desconhecidos. Apesar da falta de informações sobre espécies e subespécies e da aparente raridade dos táxons de Bornéu, a coruja rajá foi designada como uma espécie de menor preocupação pela União Internacional para Conservação da Natureza.

Resolver adequadamente a ecologia, distribuição e situação taxonômica de O. b. Brookii poderia ter implicações importantes para a conservação das duas subespécies de corujas, uma vez que cada uma seria uma espécie endêmica da ilha. Os pesquisadores recomendam levantamentos noturnos em elevações específicas para estudar o habitat, registrar vocalizações e coletar amostras de sangue ou penas para resolver a relação taxonômica entre O. brookii subespécies.

Materiais fornecido por Smithsonian National Zoo. Nota: o conteúdo pode ser editado quanto ao estilo e comprimento.