Predador juvenil de recife vulnerável a picadas de coral

Os corais não são completamente indefesos contra o ataque de estrelas-do-mar jovens e podem lutar para infligir danos às vezes letais, de acordo com uma nova pesquisa.

Isso ocorre durante um período do ciclo de vida da estrela do mar em forma de coroa de espinhos, onde os jovens juvenis mudam de uma dieta vegetariana de algas para presas de coral. Mas essa mudança na dieta torna os juvenis mais vulneráveis ​​ao ataque dos corais.

Surtos populacionais de estrelas-do-mar adulta em forma de coroa de espinhos, juntamente com o branqueamento de corais, são uma das maiores ameaças aos habitats de recifes tropicais.

O vídeo mostra os pés tubulares (pequenas projeções em forma de tubo no braço inferior de uma estrela do mar usadas para movimento) de uma estrela do mar juvenil em forma de coroa de espinhos se esticando para tocar o coral, o braço inteiro está dobrado para trás para evitar a facada defensiva células dos corais. . Para se proteger, os pólipos de coral têm células urticantes em seus tentáculos extensos e no tecido externo chamadas nematocistos, que também são usados ​​para capturar alimentos.

Este encontro danifica os braços da estrela-do-mar espinho-coroa juvenil, retardando seu crescimento até a idade adulta. Os pesquisadores também observaram uma taxa de mortalidade de 10 por cento entre as estrelas-do-mar juvenis em forma de coroa de espinhos que estudaram. No entanto, a maioria dos jovens que sobreviveram a danos no braço foram capazes de regenerar braços parcialmente perdidos.

A pesquisa, publicada em Série de progresso da ecologia marinha, foi liderado por Dione Deaker, uma estudante de doutorado na Universidade de Sydney, e sua orientadora, a Professora Maria Byrne. Cientistas marinhos dizem que este é o primeiro estudo de lesão e regeneração na coroa juvenil de estrelas do mar espinhosas após danos causados ​​por inimigos naturais.

Os pesquisadores enfatizam que os resultados fornecem uma visão fascinante sobre o comportamento do coral, mas o comportamento não é suficiente para protegê-lo de outras ameaças, como mudanças climáticas causadas pelo homem, pesca predatória e poluição da água.

A Sra. Deaker diz que o período em que as jovens estrelas do mar em forma de coroa de espinhos mudam de uma dieta vegetariana para comer coral, que é um animal, é crítico. Isso ocorre porque as jovens estrelas-do-mar coroa de espinhos sobreviventes têm o potencial de contribuir para surtos populacionais que podem devastar recifes e corais tropicais.

Pesquisas anteriores lideradas por Deaker e Professor Byrne mostraram que estrelas do mar juvenis podem sobreviver com algas por mais de seis anos, quando se pensava que eles mudavam sua dieta aos quatro meses de idade, esperando até que houvesse bastante coral.

= Gravado em fita =

Biólogos marinhos relataram ter visto estrelas-do-mar jovens feridas e sugeriram que isso pode ser causado por predadores.

“No entanto, ver isso causado pelo coral foi uma surpresa completa”, disse Deaker.

“Isso mostra que o coral usa células de ferrão como proteção para revidar, na tentativa de se dar uma chance de lutar contra o ataque de predadores de coral.”

No estudo, a Sra. Deaker e o Professor Byrne, juntamente com colegas do Centro Nacional de Ciências Marinhas, Coffs Harbour, monitoraram a condição, o crescimento e a sobrevivência de 37 coroas de espinhos juvenis isoladas de predadores em potencial e os criaram com uma dieta de coral . barragem por mais de 3 meses.

Eles descobriram que as picadas de coral causaram ferimentos que reduziram severamente o comprimento do braço da estrela do mar em até 83 por cento.

37,8 por cento dos juvenis foram danificados por corais e quatro juvenis (10,8 por cento) com ferimentos graves não se recuperaram e morreram.

Ataques de mordidas de coral também retardaram o crescimento dos juvenis, estendendo o tempo que eles precisam para manter uma dieta vegetariana.

A jovem estrela do mar teve uma resposta reflexa à picada quando encontrou o coral. Seus braços se sacudiram para trás e se torceram quando seus pés tubulares fizeram contato com os pólipos de coral.

“Às vezes, os jovens nunca se recuperam e morrem, mas na maioria dos casos os jovens feridos se recuperam e podem voltar a crescer seus braços em cerca de 4 meses”, disse Deaker.

“Apesar de ser uma presa da estrela-do-mar coroa de espinhos, o coral pode potencialmente influenciar a sobrevivência dos juvenis e o aparecimento de um surto populacional em um recife, atrasando sua transição para um adulto que pode se reproduzir.”

Munido dessas observações, o estudo mostra que os corais são uma escolha alimentar arriscada para as jovens estrelas do mar coroa de espinhos.

Embora o dano aos corais tenha sido capaz de retardar o crescimento de estrelas do mar juvenis, sua capacidade de regeneração mostra a resiliência desse predador de recife como uma espécie muito prolífica.

O professor Byrne disse: “A importância deste estudo em mostrar a desconexão entre o tamanho e a idade dos jovens reforça o quão difícil é entender a dinâmica de reposição na população adulta.”

Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=11jUkd7D7fw&t=1s