Por que os morcegos se destacam como reservatórios virais sem adoecer

Os morcegos agem como reservatórios para vários vírus zoonóticos, incluindo SARS-CoV, MERS CoV, vírus Ebola e, muito provavelmente, SARS-CoV-2, o patógeno por trás da pandemia de coronavírus em curso. No entanto, os mecanismos moleculares que os morcegos utilizam para tolerar vírus patogênicos não são claros.

Agora, cientistas da Escola de Medicina Duke-NUS, em Cingapura, descobriram novos mecanismos moleculares que permitem aos morcegos tolerar vírus zoonóticos sem ficarem doentes. Publicado esta semana no Procedimentos da Academia Nacional de Ciências (PNAS), o estudo sugere que os morcegos adotam estratégias únicas para prevenir respostas imunes hiperativas, protegendo-os contra doenças causadas por vírus zoonóticos.

A equipe examinou três espécies de morcegos: Pteropus alecto (morcego frugívoro preto), Eonycteris spelaea (morcego do néctar das cavernas) e Myotis davidii (morcego myotis de David) e identificou mecanismos que equilibram a atividade de proteínas-chave que desempenham um papel. papel importante na mediação da imunidade e respostas inflamatórias em mamíferos. Esses mecanismos permitem que os morcegos abriguem e transmitam patógenos zoonóticos sem desencadear as consequências prejudiciais da ativação imunológica.

Um dos mecanismos que os morcegos usam é reduzir os níveis de caspase-1, uma proteína que desencadeia uma proteína-chave citocina inflamatória, a interleucina-1 beta (IL-1β). Outro mecanismo que eles empregam impede a maturação das citocinas IL-1β por meio de um equilíbrio bem ajustado entre a caspase-1 e a IL-1β.

“A supressão de respostas inflamatórias hiperativas melhora a longevidade e previne o declínio relacionado à idade em humanos. Nossas descobertas podem oferecer informações potenciais para o desenvolvimento de novas estratégias terapêuticas que podem controlar e tratar doenças infecciosas humanas”, disse o Professor Wang Linfa, principal e autor correspondente do estudo do Programa Duke-NUS Emerging Infectious Diseases (EID).

“Este estudo exemplifica a pesquisa de classe mundial liderada por nosso talentoso corpo docente para o avanço do conhecimento científico fundamental. A pesquisa do professor Wang é ainda mais importante no contexto do COVID-19, contribuindo para uma maior compreensão de como as doenças zoonóticas persistem. na natureza e, potencialmente, ajudar novas abordagens para gerenciar futuros surtos “, disse o professor Patrick Casey, vice-reitor sênior de pesquisa da Duke-NUS School of Medicine.

materiais fornecido por Escola de Medicina Duke-NUS. Nota: o conteúdo pode ser editado quanto ao estilo e comprimento.