Pesquisadores identificam novas espécies de bactérias Rickettsia em cães

Pesquisadores da North Carolina State University identificaram uma nova espécie de bactéria Rickettsia que pode causar doença significativa em cães e humanos. Esta nova espécie ainda sem nome, inicialmente identificada em três cães, faz parte do grupo da febre maculosa Rickettsia que inclui a Rickettsia rickettsii, a bactéria que causa a febre maculosa das Montanhas Rochosas (RMSF).

Os patógenos de Rickettsia são classificados em quatro grupos; Destes, o grupo da febre maculosa Rickettsia (transmitida por carrapatos) é o mais conhecido e contém as espécies mais identificadas. Existem mais de 25 espécies de Rickettsia no grupo da febre maculosa transmitida por carrapatos em todo o mundo, sendo R. rickettsii uma das mais virulentas e perigosas.

Para cães, R. rickettsii é o único grupo conhecido de Rickettsia com febre maculosa que causa doença clínica na América do Norte. Os sintomas de RMSF em cães e pessoas são semelhantes, incluindo febre, letargia, perda de peso e sintomas relacionados à inflamação vascular, como inchaço, erupção cutânea e dor.

Em 2018 e 2019, amostras de sangue foram coletadas de três cães de três estados diferentes (Tennessee, Illinois e Oklahoma) com exposição a carrapatos e sintomas associados a RMSF, para serem testados para R. rickettsii. Enquanto as amostras reagiram positivamente aos testes de anticorpos para R. rickettsii, quando os pesquisadores do Estado do NC usaram a reação em cadeia da polimerase (PCR) para amplificar o DNA do patógeno a partir das amostras, o DNA que recuperaram foi apenas um 95% semelhante a R. rickettsii.

“Muitas vezes, os anticorpos de outro grupo de febre maculosa, Rickettsia, apresentam reação cruzada em testes de anticorpos para RMSF”, diz Barbara Qurollo, professora associada de pesquisa na NC State e autora correspondente de um artigo que descreve o trabalho. “Então, para ter certeza com o que estamos lidando, também olhamos a informação genética por meio de PCR e é assim que descobrimos que se trata de um novo organismo.”

O trabalho inicial de PCR levou Qurollo e James Wilson, um técnico de PCR da NC State e primeiro autor do estudo, a procurar mais por novas bactérias. Eles realizaram PCR adicional para amplificar genes diferentes e examinaram cinco regiões diferentes do DNA da bactéria, comparando-o ao DNA sequenciado de outro grupo de febre maculosa, a Rickettsia. Eles também realizaram uma análise da árvore filogenética, o que lhes permitiu colocar a nova Rickettsia firmemente dentro do grupo da febre maculosa.

Antes de nomear essa nova espécie de Rickettsia, Qurollo e seus colegas querem cultivar o organismo, o que permitiria uma melhor caracterização da nova espécie. A cultura de espécies de Rickettsia a partir de pequenas quantidades de uma amostra clínica tem sido difícil até agora.

“Vamos continuar a busca dessa espécie de Rickettsia, determinar sua distribuição geográfica e tentar caracterizá-la melhor; é um processo lento, mas no alto do nosso radar”, diz Qurollo. “Até agora, em 2020, detectamos essa nova espécie de Rickettsia em mais quatro cães que residem no sudeste e no centro-oeste dos Estados Unidos. Também pedimos aos veterinários que coletem os carrapatos associados a cães com sintomas. quando possível, e estamos colaborando com pesquisadores em Oklahoma para coletar carrapatos do ambiente para testes, o que nos ajudará a determinar quais espécies de carrapatos podem transmitir essa bactéria em particular.

“Outra questão que gostaríamos de responder é se essa nova espécie de Rickettsia também infecta pessoas. Os cães são grandes sentinelas de doenças transmitidas por carrapatos; eles têm altas taxas de exposição a carrapatos e a capacidade de se infectar com muitos deles. carrapatos – patógenos transmitidos que infectam as pessoas. Esperamos adotar uma abordagem ‘Uma Saúde’ para esse novo patógeno e também colaborar com cientistas da medicina humana. “

materiais fornecido por Universidade Estadual da Carolina do Norte. Nota: o conteúdo pode ser editado quanto ao estilo e comprimento.