Perdas ocultas nas profundezas da floresta amazônica – ScienceDaily

Poucos lugares na Terra são tão ricos em biodiversidade e longe da influência humana quanto a maior floresta tropical do mundo: a Amazônia. Cientistas da Louisiana State University (LSU) realizaram pesquisas dentro da floresta tropical intocada por décadas. No entanto, eles começaram a notar que alguns dos animais, especificamente as aves que se alimentam no solo da floresta e perto dela, tornaram-se muito difíceis de encontrar.

“O que achamos que está acontecendo é uma erosão da biodiversidade, uma perda de parte da riqueza em um lugar onde esperamos que a biodiversidade possa ser mantida”, disse o professor da Escola de Recursos Naturais Renováveis ​​da LSU, Philip Stouffer, quem é o autor principal de um novo estudo publicado hoje em Letras de ecologia.

Stouffer começou a realizar pesquisas de campo nas profundezas da floresta amazônica, ao norte de Manaus, Brasil, quando era um pesquisador de pós-doutorado no Smithsonian em 1991. Com o apoio da National Science Foundation, ele continuou a supervisionar o monitoramento de aves na Biological Dynamics do Forest Fragments Project até 2016. No entanto, por volta de 2008, ele e seus alunos de pós-graduação perceberam que raramente encontravam algumas espécies de pássaros que haviam observado em anos anteriores.

Stouffer e seus alunos desenvolveram um plano de pesquisa para coletar novos dados que seriam diretamente comparáveis ​​às amostras históricas do início dos anos 1980. Os alunos de graduação da LSU Vitek Jirinec e Cameron Rutt colaboraram com Stouffer para sintetizar os resultados, com o ajuda da experiência em modelagem computacional do co-autor do Departamento de Oceanografia e Ciências Costeiras da LSU, Professor Assistente Stephen Midway. A equipe analisou o vasto conjunto de dados que abrangeu mais de 35 anos e cobriu 55 locais para investigar o que Stouffer e seus alunos de pós-graduação observaram no campo.

“É um conjunto de dados muito robusto de uma variedade de lugares coletados ao longo de muitos anos. Não é apenas um acaso. Parece haver um padrão real e parece que pode estar ligado a coisas que sabemos que estão acontecendo com as mudanças climáticas globais afetando até mesmo este lugar primitivo “, disse Midway.

Essa tendência de queda indica uma linha de base em mudança que poderia ter passado despercebida.

“Nossa nostalgia estava correta: certos pássaros são muito menos comuns do que costumavam ser”, disse Stouffer. “Se os padrões dos animais estão mudando na ausência de uma mudança na paisagem, é um sério aviso de que simplesmente preservar as florestas não manterá a biodiversidade da floresta tropical”.

Vencedores e perdedores

Em geral, as aves que experimentaram os declínios mais dramáticos vivem no solo da floresta ou próximo a ela, onde se alimentam de artrópodes, principalmente insetos. No entanto, há alguma variação entre as espécies vencedoras e perdedoras na floresta tropical.

Por exemplo, o formigueiro alado, ou Myrmornis torquata, é uma das espécies que diminuiu desde a década de 1980. É também uma das espécies que procuram insetos no solo da floresta, procurando sob as folhas e outros detritos. . Também em declínio está o Músico Wren, ou Cyphorinus arada, um pássaro raramente visto com uma das vozes icônicas da Amazônia.

Em contraste, o formigueiro de penas brancas, ou Pithys albifrons, não diminuiu e continua sendo comum. Sua estratégia alimentar pode ser a chave para sua resiliência. O formigueiro de penas brancas segue enxames de formigas saqueadoras que mexem com outros insetos escondidos no chão da floresta. O formigueiro busca uma posição vantajosa à frente do enxame de formigas e se alimenta dos insetos em fuga. O formigueiro de pena branca não está vinculado a um único local na floresta tropical. Viaje e coma uma variedade de presas que emergem dos enxames de formigas.

Os cientistas também descobriram que os frugívoros, ou pássaros que também comem frutas, estão aumentando em abundância. Isso sugere que pássaros onívoros com dietas mais flexíveis podem se adaptar às mudanças nas condições ambientais.

Mais pesquisas são necessárias para entender melhor as perdas ocultas e as mudanças de linha de base que estão ocorrendo na floresta amazônica e em outras partes do planeta.

“A ideia de que as coisas estão mudando, mesmo nas partes mais primitivas do nosso planeta, mas nem mesmo sabemos disso, ilustra a necessidade de prestarmos mais atenção”, disse Stouffer.

materiais fornecido por Louisiana State University. Nota: o conteúdo pode ser editado quanto ao estilo e comprimento.