Paradoxo da Conservação: Os Prós e Contras da Caça Recreativa – A caça recreativa, especialmente a caça de espécies carismáticas para seus troféus, levanta questões éticas e morais.

A caça recreativa, especialmente a caça de espécies carismáticas para seus troféus, levanta questões éticas e morais. No entanto, a caça recreativa é frequentemente sugerida como uma forma de conservar a natureza e sustentar o sustento da população local.

Em um novo artigo publicado na revista Uma terra, cientistas da Universidade de Helsinque na Finlândia e da Universidade Flinders na Austrália revisaram mais de 1.000 estudos sobre a caça recreativa, a primeira tentativa desse tipo de resumir a literatura científica que examina a biodiversidade e os efeitos sociais da caça recreativa em nível global. mundo.

O co-autor principal, Professor Associado da Universidade de Helsinque, Enrico Di Minin, diz que embora possa parecer contra-intuitivo, há evidências que sugerem que a caça recreativa pode gerar benefícios ambientais e sociais.

O colega da Universidade de Helsinque e coautor principal, Dr. Hayley Clements, diz que mais análises são necessárias para entender como e por que a caça recreativa pode funcionar para melhor e em que áreas pode ser prejudicial.

Corey Bradshaw, professor da Flinders University, diz que é um paradoxo que atinge o cerne dos prós e contras da caça recreativa.

“Nós determinamos a distribuição geográfica e a diversidade das espécies que são caçadas em todo o mundo, e pesquisamos e resumimos as principais questões relacionadas à caça recreativa para considerar as implicações positivas e negativas da caça recreativa para a conservação da natureza e meios de vida das pessoas e bem-estar “, diz o professor Bradshaw, que dirige o Flinders Global Ecology Laboratory.

“Por um lado, a caça recreativa pode reduzir o número de animais individuais em uma população, enquanto, por outro lado, desviar terras de áreas agrícolas ou de desenvolvimento para áreas de caça prioritárias pode beneficiar ecossistemas inteiros”, diz ele.

A pesquisa de caça tem se concentrado principalmente no comportamento e na dinâmica populacional de grandes mamíferos na América do Norte, Europa e África.

No entanto, o Dr. Clements diz que ainda faltam evidências para responder às questões urgentes de por que a caça contribui para a conservação sustentável da biodiversidade em alguns lugares e não em outros.

“Dois terços das pesquisas de caça se concentram em mamíferos. Veados-vermelhos, veados-de-cauda-branca, javalis, alces e leões são os mais bem estudados. Dessas espécies, apenas o leão preocupa a população. Conservação, com muitas recomendações sobre como a caça pode se tornar sustentável por meio de cotas ou limites sazonais ”, diz o Dr. Clements.

“Muito menos pesquisas tentaram examinar os impactos mais amplos da caça na integridade e função do ecossistema, e como ela afeta os meios de subsistência da população local, ou documentar as percepções da população local sobre a caça”, continue.

Por exemplo, aproximadamente 1.394.000 kmdois Uma parte da terra é dedicada à caça de troféus na África Subsaariana, mas há pouca pesquisa sobre a eficácia dessas áreas na conservação de ecossistemas e como as comunidades locais se beneficiam da caça.

O Professor Associado Di Minin, que dirige o Laboratório de Helsinque para Ciências da Conservação Interdisciplinar, argumenta que pesquisas futuras devem se concentrar na contribuição da caça recreativa para atingir a biodiversidade e objetivos sociais.

“Nós delineamos uma agenda de pesquisa para avaliar o papel da caça recreativa em vários sistemas sócio-ecológicos e para considerar os valores e necessidades da população local.

A necessidade de tais evidências é urgente, dado o número cada vez menor de caçadores recreativos em algumas regiões e a crescente oposição à caça de troféus em outras “, disse o professor associado Di Minin.

“Devemos também expandir a pesquisa para além das espécies carismáticas e comuns para avaliar o impacto da caça recreativa em espécies ameaçadas e menos carismáticas”, conclui.