Ossos antigos fornecem pistas sobre o passado e o futuro da Ilha Kangaroo

Um estudo conduzido pela Curtin University em ossos antigos na Ilha Kangaroo da Austrália do Sul forneceu novas informações sobre a fauna passada da ilha e uma visão de como as espécies podem viver lá no futuro.

Publicado em Quaternary Science Reviews, os pesquisadores analisaram cerca de 2.000 fragmentos ósseos para finalmente poder estabelecer um quadro mais completo da biodiversidade passada na ilha.

O pesquisador principal, Dr. Frederik Seersholm, da Escola de Ciências Moleculares e da Vida de Curtin, disse que estudos de DNA em escala tão grande nunca foram realizados na ilha.

“Identificamos 33 espécies, 10 das quais estão extintas na ilha hoje. Também encontramos vestígios de DNA de cangurus cinzentos orientais e ocidentais, o que é interessante, visto que se pensava que apenas ocidentais costumavam vagar pela ilha.” Dr. Seersholm disse.

“Nossa pesquisa também descobriu uma população extinta de quolls de cauda pintada, diferente das populações modernas no continente e na Tasmânia, indicando que ela já viveu na Ilha Kangaroo e talvez em outras partes do Sul da Austrália também.

“Embora a Ilha Kangaroo seja um ponto importante de biodiversidade renomado e um refúgio natural para várias espécies endêmicas e ameaçadas de extinção, ela vem perdendo riqueza de espécies desde que os europeus chegaram à ilha, há 200 anos.

“Graças às escavações desses ossos fósseis antigos, agora sabemos mais sobre as espécies que costumavam vagar pela ilha antes dessa destruição causada pelo homem.”

O Dr. Seersholm disse que esta pesquisa foi particularmente importante após os grandes incêndios florestais de 2019/2020 que tiveram um impacto devastador no ecossistema imaculado da Ilha Kangaroo.

“Esperamos que nosso trabalho na identificação precisa das espécies possa ajudar nos esforços de conservação e restauração e ajudar a restaurar a biodiversidade na Ilha Kangaroo”, disse o Dr. Seersholm.

“Embora mais pesquisas sejam necessárias nesta área, nosso estudo confirmou que a Ilha Kangaroo pode ser um refúgio potencial para a reintrodução de algumas espécies.

“Se uma população de quolls for introduzida na ilha, é essencial obter uma imagem detalhada da população extinta de quolls. A pesquisa também adicionou o canguru cinza oriental à lista de possíveis candidatos à reintrodução.”

“Mais dados de cavernas semelhantes são necessários para gerar um quadro completo da diversidade genética antes da chegada dos europeus, e mais amostras de quolls de cauda pintada do continente da Austrália do Sul ajudarão a esclarecer se eles eram exclusivos da ilha.”

Materiais fornecido por Curtin University. Nota: o conteúdo pode ser editado quanto ao estilo e comprimento.