Os produtos orgânicos de proteção de plantas podem prejudicar as colheitas? Pesquisadores descobrem uma nova doença que afeta o milho – ScienceDaily

Proteger as plantações contra pragas e doenças é essencial para garantir um abastecimento alimentar seguro. Cerca de 95% dos alimentos vêm da agricultura convencional, que usa pesticidas químicos para manter as plantações saudáveis. No entanto, os pesticidas orgânicos também são cada vez mais procurados como alternativa. Alguns pesticidas orgânicos contêm esporos vivos do fungo Trichoderma, que têm a capacidade de suprimir outros patógenos. Pesquisadores da Universidade de Göttingen descobriram agora que uma espécie de Trichoderma pode causar podridão severa nas espigas do milho (milho).

Os resultados foram publicados na revista Fronteiras na agronomia.

O surto massivo de uma espécie até então desconhecida de Trichoderma em espigas de milho na Europa foi detectado pela primeira vez no sul da Alemanha em 2018. Em plantas afetadas, camadas de esporos verde-acinzentadas se formaram nos grãos de milho e entre as folhas que formam a casca das orelhas. . Além disso, os grãos infestados germinaram prematuramente. Para este estudo, os cientistas colocaram plantas de milho na estufa em contato com Trichoderma por inoculação. Eles foram então capazes de mostrar que o teor de matéria seca das espigas de milho é bastante reduzido. Annette Pfordt, uma estudante de doutorado no Departamento de Ciências Culturais da Universidade de Göttingen e primeira autora do estudo, analisou 18 cepas diferentes de Trichoderma, principalmente de espiga de milho no sul da Alemanha e França ao longo de dois anos. Ele descobriu que algumas dessas cepas são muito agressivas, com uma infestação de ouvido de 95 a 100 por cento. Por análise genética molecular, esses esporos podem ser atribuídos à espécie relativamente nova Trichoderma afroharzianum. Dentro dessa espécie de fungo, cepas fitopatogênicas até então desconhecidas parecem ter evoluído e agora são responsáveis ​​por esta doença do milho recém-descoberta.

“A espécie utilizada em produtos fitofarmacêuticos orgânicos é um parente próximo, nomeadamente Trichoderma harzianum. As estirpes desta espécie não foram tão agressivas no estudo, mas nas experiências de inoculação também levaram a uma ligeira infestação na espiga”, diz Pfordt. “Embora as investigações realizadas até o momento mostrem que as cepas de Trichoderma utilizadas em produtos fitofarmacêuticos orgânicos diferem das formas agressivas encontradas agora, também está claro que os riscos do uso de microrganismos vivos na proteção vegetal devem ser investigados a fundo”, acrescenta El Professor Andreas von Tiedemann, Chefe do Departamento de Patologia e Proteção Vegetal da Universidade de Göttingen.

No cultivo de vegetais, “agentes Trichoderma” podem ser usados, por exemplo, para controlar doenças como Botrytis (bolor cinzento) ou Fusarium e para reduzir patógenos de deterioração em produtos agrícolas. Vários produtos orgânicos contendo Trichoderma estão disponíveis no mercado. Eles são usados ​​quase exclusivamente na agricultura orgânica. As espécies de Trichoderma pertencem aos ascomicetos e são encontradas em todo o mundo no solo, raízes de plantas, restos de plantas em decomposição e madeira. Eles agem como decompositores de substratos e como antagonistas de outros microrganismos. Esta é a primeira vez que são descritos como patógenos de plantas.

materiais fornecido por Universidade de Göttingen. Nota: o conteúdo pode ser editado quanto ao estilo e comprimento.