Os pesquisadores usam dados fósseis para revelar os principais fatores e a extensão das extinções da era colonial

Nos últimos anos, as evidências dos impactos humanos nos sistemas da Terra levaram os pesquisadores a pedir o reconhecimento de uma nova era, o Antropoceno, em que a atividade humana é um dos principais motores das mudanças climáticas e ecossistêmicas. No entanto, apesar das evidências crescentes dos impactos das sociedades humanas, a extensão da perda de biodiversidade nos últimos séculos ainda não é bem compreendida.

Um novo estudo liderado pelo Dr. Corentin Bochaton e Professora Nicole Boivin do Instituto Max Planck para a Ciência da História Humana em Jena, Alemanha, revela extinções muito maiores entre cobras e lagartos Guadalupe após a colonização europeia do que se acreditava anteriormente. Colaboração com colegas do Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS), Muséum National d’Histoire Naturelle (MNHN), Institut de Recherche pour le Développement (IRD) e do Institut National de Recherche pour l’Agriculture, l’Alimentation et l ‘Environnement (INRAE), a equipe estudou um extraordinário 43.000 restos de ossos individuais de fósseis e conjuntos arqueológicos em seis ilhas, finalmente revelando que entre 50% e 70% das espécies de escala de Guadalupe foram extintas após a chegada dos colonialistas europeus.

Essa enorme perda de biodiversidade contrasta com o registro pré-colonial, que mostra que as populações indígenas coexistiram com cobras e lagartos por milhares de anos. Na verdade, a biodiversidade de cobras e lagartos de Guadalupe aumentou durante a longa história de habitação indígena, sem extinções registradas e a introdução de duas novas espécies de lagartos.

“Os dados de longo prazo de Guadalupe são preocupantes”, disse o professor Boivin, diretor do Departamento de Arqueologia do MPI em Jena. “Cobras e lagartos persistiram por uma ampla gama de mudanças climáticas, ambientais e induzidas pelo homem em Guadalupe por milhares de anos. Eles não parecem ser animais sensíveis. No entanto, nas últimas centenas de anos, sua diversidade caiu.”

O novo artigo destaca o potencial dos registros arqueológicos e fósseis para fornecer informações altamente relevantes no mundo moderno.

“Nossa pesquisa defende fortemente o estudo da biodiversidade do passado para resolver os problemas atuais de conservação e para o estudo de animais menos carismáticos, como répteis, que são uma parte essencial dos ecossistemas tropicais,” diz Bochaton.

O uso de dados fósseis de Guadalupe permitiu à equipe examinar de perto a dinâmica das extinções, revelando ligações entre o tamanho do corpo das espécies, a preferência de habitat e o risco de extinção. As espécies terrestres de médio porte sofreram as maiores perdas, implicando em predadores mamíferos recentemente introduzidos, como mangustos e gatos, como os principais responsáveis ​​pela extinção do réptil Guadalupe.

As tendências de extinção também destacam os impactos de uma mudança para a agricultura colonial intensiva. A destruição e fragmentação de habitats, combinadas com a degradação do solo e a aniquilação de populações de insetos, colocaram uma enorme pressão sobre as espécies de cobras e lagartos de Guadalupe.

“Nos últimos anos, o reconhecimento dos primeiros impactos humanos levou a uma espécie de aceitação dos humanos como uma espécie inerentemente destrutiva”, disse o professor Boivin. “No entanto, os dados de Guadalupe mostram claramente que as formas de vida indígenas sustentavam a biodiversidade de cobras e lagartos, enquanto as europeias não. Isso nos fornece informações importantes para futuras iniciativas de gestão e sustentabilidade, e questiona algumas das maneiras como os conservacionistas lidam com as comunidades indígenas em todo o mundo. “

Os pesquisadores esperam que mais desses estudos ajudem os gestores e conservacionistas a criar estratégias realistas baseadas em dados para mediar os impactos sociais nos ecossistemas.

“Os orçamentos da arqueologia em todo o mundo estão ameaçados”, observa o professor Boivin. “Mas sem o nosso passado, avançamos cegamente. O estudo do passado, do presente e do futuro devem estar interligados.”