Os macacos fósseis podem nos informar sobre aspectos essenciais da evolução humana e dos macacos, incluindo a natureza de nosso último ancestral comum – ScienceDaily

Nos 150 anos desde que Charles Darwin especulou que os humanos se originaram na África, o número de espécies na árvore genealógica humana disparou, mas também aumentou o nível de contenção sobre a evolução humana inicial. Os macacos fósseis estão frequentemente no centro do debate, alguns cientistas descartando sua importância para as origens da linhagem humana (os “hominídeos”) e outros conferindo-lhes papéis de liderança evolucionários. Uma nova resenha publicada em 7 de maio na revista. Ciências examina as principais descobertas nas origens dos hominídeos desde os trabalhos de Darwin e argumenta que os macacos fósseis podem nos informar sobre aspectos essenciais da evolução humana e dos macacos, incluindo a natureza de nosso último ancestral comum.

Os humanos se separaram dos macacos, especificamente a linhagem dos chimpanzés, em algum momento entre cerca de 9,3 milhões e 6,5 milhões de anos, no final da época do Mioceno. Para compreender as origens dos hominídeos, os paleoantropólogos buscam reconstruir as características físicas, o comportamento e o ambiente do último ancestral comum dos humanos e chimpanzés.

“Quando você olha para a narrativa das origens dos hominídeos, é uma grande bagunça, não há consenso algum”, disse Sergio Almécija, pesquisador sênior da Divisão de Antropologia do Museu Americano de História Natural e principal autor da revisão. “As pessoas estão trabalhando sob paradigmas completamente diferentes, e isso é algo que não vejo acontecendo em outros campos da ciência.”

Existem duas abordagens principais para resolver o problema das origens humanas: “de cima para baixo”, que se baseia na análise de macacos vivos, especialmente chimpanzés; e “de baixo para cima”, que dá importância à maior árvore dos macacos quase extintos. Por exemplo, alguns cientistas presumem que os hominídeos se originaram de um ancestral que andava pelos nós dos dedos, semelhante a um chimpanzé. Outros argumentam que a linhagem humana se originou de um ancestral que se parece mais, em alguns aspectos, com alguns dos estranhos macacos do Mioceno.

Revendo os estudos em torno dessas abordagens divergentes, Almécija e seus colegas com experiência que vão desde paleontologia à morfologia funcional e filogenética discutem as limitações de confiar exclusivamente em uma dessas abordagens opostas para o problema das origens dos hominídeos. Os estudos de cima para baixo às vezes ignoram a realidade de que os macacos vivos (humanos, chimpanzés, gorilas, orangotangos e hilobatídeos) são apenas os sobreviventes de um grupo muito maior, e agora quase extinto. Por outro lado, estudos baseados na abordagem “de baixo para cima” tendem a dar aos macacos fósseis individuais um importante papel evolutivo que se encaixa em uma narrativa pré-existente.

“Em The Descent of Man em 1871, Darwin especulou que os humanos se originaram na África de um ancestral diferente de qualquer espécie viva. No entanto, ele permaneceu cauteloso devido à escassez de fósseis na época”, disse Almécija. “Cento e cinquenta anos depois, possíveis hominídeos, aproximando-se da época da divergência entre humanos e chimpanzés, foram encontrados na África oriental e central, com algumas reivindicações até na Europa. Além disso, mais de 50 gêneros fósseis de macacos estão agora documentados na África e Eurásia. No entanto, muitos desses fósseis mostram combinações em mosaico de características que não correspondem às expectativas dos antigos representantes das linhagens humanas e de macacos modernos. Como consequência, não há consenso científico sobre o papel evolutivo desempenhado por esses macacos fósseis. “

No geral, os pesquisadores descobriram que a maioria das histórias sobre as origens humanas não são compatíveis com os fósseis que temos hoje.

“Espécies de macacos vivos são espécies especializadas, relíquias de um grupo muito maior de macacos extintos. Quando consideramos todas as evidências, ou seja, macacos vivos, hominídeos e fósseis, fica claro que uma história evolutiva humana baseada em alguns as espécies de macacos carecem de grande parte do panorama “, disse a co-autora do estudo, Ashley Hammond, curadora assistente da Divisão de Antropologia do Museu.

Kelsey Pugh, um pós-doutorado do Museu e coautor do estudo, acrescenta: “As características únicas e às vezes inesperadas e combinações de características observadas entre macacos fósseis, que muitas vezes diferem daquelas dos macacos vivos, são necessárias para desvendar as características dos hominídeos herdados de nossos ancestrais macacos e que são exclusivos de nossa linhagem. “

Macacos vivos sozinhos, concluem os autores, não oferecem evidências suficientes. “As atuais teorias díspares da evolução humana e dos macacos seriam muito mais informadas se, junto com os primeiros hominídeos e macacos vivos, os macacos do Mioceno também fossem incluídos na equação”, diz Almécija. “Em outras palavras, os macacos fósseis são essenciais na reconstrução do ‘ponto de partida’ a partir do qual os humanos e os chimpanzés evoluíram.”