Os cientistas identificam nossos parentes animais mais distantes

Cientistas do Trinity College Dublin acreditam ter identificado nosso parente animal mais distante na árvore da vida e, ao fazer isso, resolveram um debate em andamento. Seu trabalho encontra fortes evidências de que as esponjas, e não as águas-vivas mais complexas, eram nossos parentes mais distantes.

As esponjas são estruturalmente simples, sem recursos complexos como sistema nervoso, músculos e intestino. Logicamente, seria de se esperar que essas características complexas tivessem surgido apenas uma vez durante a evolução animal, após nossa linhagem divergir daquela das esponjas, e então serem conservados em criaturas recém-evoluídas.

No entanto, tem sido debatido desde que estudos filogenômicos encontraram evidências de que nossos parentes animais mais distantes eram, na verdade, águas-vivas de pente. As águas-vivas do pente são consideravelmente mais complexas do que as esponjas, usando um sistema nervoso e músculos para detectar e capturar a presa, por exemplo, e um intestino para ajudá-la a digeri-la.

Como tal, se eles fossem nossos parentes animais mais distantes, pareceria provável que as características complexas que desenvolveram se perderiam mais tarde em animais simples como esponjas, ou que evoluíram duas vezes ao longo da história evolutiva, uma vez em geléias de favo e novamente , independentemente, em humanos, tubarões, moscas e outros animais relacionados que os possuem.

Anthony Redmond, um pesquisador de pós-doutorado na Trinity School of Genetics and Microbiology, é o primeiro autor do artigo de pesquisa recém-publicado no principal jornal internacional, Comunicações da natureza. Ele disse:

“Pode parecer altamente improvável que tais características complexas possam evoluir duas vezes, independentemente, mas a evolução nem sempre segue um caminho simples. Por exemplo, pássaros e morcegos são parentes distantes, mas desenvolveram asas para voar de forma independente.

“No entanto, em vez da água-viva do pente, nossas análises aprimoradas apontam para as esponjas como nossos parentes animais mais distantes, restaurando a hipótese tradicional e mais simples da evolução animal. Isso significa que o ancestral animal era simples e que os músculos e os sistemas nervoso e digestivo, embora desenvolvido com mais detalhes em muitas linhagens, tem apenas uma origem. “

Uma nova abordagem para fazer comparações genéticas

Comparar genomas para avaliar como as espécies estão relacionadas é muito mais difícil do que parece. Existem vários métodos diferentes de fazer isso e métodos diferentes chegam a conclusões diferentes, daí a discordância sobre se esponjas ou geléias em pente são nossos parentes mais distantes.

Para encerrar o debate, a equipe do Trinity desenvolveu uma nova abordagem para analisar as sequências de aminoácidos que compõem as proteínas de um animal. Sua abordagem reduziu os erros associados às comparações mais importantes.

A selecção natural para manter a forma e função da proteína significa que qualquer aminoácido dado numa proteína irá geralmente apenas mudar para outros aminoácidos com propriedades bioquímicas semelhantes durante a evolução, e. Por exemplo, substituições iguais em relação a características como carga positiva / negativa.

Deixar de levar isso em conta pode levar a erros na reconstrução das relações filogenéticas, que os pesquisadores da Trinity acreditam ter levado à recuperação das águas-vivas em favo como nossos parentes animais mais distantes em alguns estudos anteriores.

Aoife McLysaght, professor de genética da Trinity School of Genetics and Microbiology e principal autor do artigo de pesquisa, disse:

“Nossa abordagem preenche a lacuna entre duas metodologias discordantes e fornece fortes evidências de que as esponjas, e não as águas-vivas, são nossos parentes animais mais distantes. Isso significa que nosso último ancestral animal comum era morfologicamente simples e sugere que a evolução repetida e / ou a perda de características complexas, como sistema nervoso, são menos prováveis ​​do que se as águas-vivas em pente fossem nossos parentes animais mais distantes.

“Isso é fascinante por si só, mas também representa um importante passo à frente na pesquisa filogenômica. Outros pesquisadores chegaram a conclusões diferentes sobre nosso parente animal mais distante, e esse foi o caso mesmo quando eles usaram os mesmos dados: eu tinha acabado de usar métodos diferentes.

“Nossa nova abordagem deve ser útil para estudos semelhantes em que os cientistas estão tentando descobrir como certas espécies estão relacionadas entre si. Esta informação é crucial para a nossa compreensão da evolução e pode ter implicações importantes em outros campos relacionados, como biodiversidade e conservação. Ciências. “