O uso humano da terra e as mudanças climáticas terão um impacto significativo na diversidade genética animal – ScienceDaily

Nos últimos 200 anos, os pesquisadores trabalharam para entender a distribuição global de espécies e ecossistemas. Mas até agora, mesmo o conhecimento básico sobre a geografia global da diversidade genética era limitado.

Isso agora muda com um artigo recente do Globe Institute. O professor David Nogues Bravo e sua equipe passaram os últimos oito anos combinando dados científicos de bancos de genes com o uso futuro da terra e cenários de mudanças climáticas. O resultado é a primeira avaliação global de como isso afetará a diversidade genética dos mamíferos, p. Por exemplo, quando as florestas tropicais são convertidas em terras agrícolas.

“Nosso estudo identifica áreas geneticamente pobres e altamente diversificadas severamente expostas às mudanças globais, abrindo caminho para uma melhor estimativa da vulnerabilidade às mudanças globais, como o aumento das temperaturas e mudanças no uso da terra. Isso poderia ajudar os países a descobrir o quanto da diversidade genética em seu próprio país pode estar exposta a diferentes impactos das mudanças globais, ao mesmo tempo em que estabelece prioridades e políticas de conservação ‘, disse David Nogues Bravo.

Por exemplo, o norte da Escandinávia será duramente atingido pelas mudanças climáticas, em vez das mudanças no uso da terra, enquanto as áreas tropicais do mundo sofrerão tanto com as mudanças climáticas quanto com as mudanças no uso da terra. No entanto, David Nogues Bravo ressalta que é difícil comparar áreas.

“A diversidade genética na Escandinávia sempre será menor do que nos trópicos, mas isso não significa que a diversidade geral não seja importante. Se perdermos populações e espécies como o urso polar, é apenas uma espécie, mas afetará a estabilidade geral dos ecossistemas. No entanto, a maior ameaça à diversidade genética estará nas áreas tropicais, que atualmente hospedam a maior diversidade dos blocos de construção da vida, os genes. Essas regiões incluem ecossistemas como manguezais, selvas e pastagens ”, diz David Nogues Bravo.

Juntando tudo

Os pesquisadores estudaram bancos de genes com dados mitocondriais de mamíferos. As mitocôndrias também regulam o metabolismo e, ao observar como ele mudou ao longo do tempo, também podem revelar mudanças na diversidade.

‘A diversidade mitocondrial é uma estimativa ampla da capacidade adaptativa. Também costumávamos pensar que as mitocôndrias eram um marcador neutro, quando na verdade estão sob seleção. Isso significa que determinada seleção pode estar relacionada aos limites fisiológicos de uma espécie em relação ao clima, o que o torna uma ferramenta muito útil para os pesquisadores acompanharem como as mudanças globais impactam a diversidade genética em uma área específica ”, explica David Nogues Bravo.

Para muitas amostras, nenhuma informação geográfica estava disponível. Os pesquisadores usaram inteligência artificial para agregar localizações geográficas e, em seguida, construir modelos que prevêem quanta genética existe em lugares sem dados.

Os pesquisadores então analisaram mapas de diversidade genética, mudanças climáticas futuras e mudanças no uso da terra no futuro, para revelar como e onde as mudanças globais afetarão os mamíferos.

Interesse da agência das Nações Unidas

A pesquisa chamou a atenção do Secretariado da Convenção das Nações Unidas sobre Diversidade Biológica. David Nogues Bravo espera que o mapa de avaliação se torne uma ferramenta importante para as cúpulas de alto nível entre os países para ajudar a definir políticas para a proteção da biodiversidade.

“Só agora estamos começando a ter as ferramentas, os dados e o conhecimento para entender como a diversidade genética muda ao redor do mundo. Daqui a uma década, também poderemos saber quanto dessa diversidade genética foi perdida desde a Revolução Industrial para milhares de espécies e em uma posição mais forte para trazer medidas eficazes para protegê-la ‘, diz ele.

Nos próximos anos, ele espera que os cientistas mapeiem a diversidade genética global de muitas outras formas de vida, incluindo plantas, fungos e animais, em terras, rios e oceanos.

‘Tem havido tentativas de mapear a diversidade genética de anfíbios, pássaros e répteis, mas não temos mapas de plantas, insetos ou fungos. E embora existam cerca de 5.000 espécies de mamíferos, existem muito mais espécies de insetos ou fungos, talvez milhões. Nem sabemos quantos, ainda. Então vai demorar mais, mas vai chegar na próxima década ”, afirma.

“Esperamos ver mais dessas avaliações na próxima década e complementá-las com programas de monitoramento de longo prazo, nos quais podemos monitorar continuamente a diversidade genética de milhares de espécies e ecossistemas em todo o planeta”, disse David Nogues Bravo.