O segredo fóssil pode lançar luz sobre a diversidade dos primeiros animais da Terra

Um grande grupo de fósseis icônicos que se acredita lançar luz sobre as origens de muitos animais da Terra e as comunidades em que viviam pode estar escondendo um segredo.

Os cientistas, liderados por dois da Universidade de Portsmouth, no Reino Unido, são os primeiros a modelar como os fósseis excepcionalmente bem preservados que registram a maior e mais intensa explosão de evolução já vista podem ter sido movidos por correntes de lama.

A descoberta, publicada em Comunicações Terra e meio ambiente, oferece uma nota de advertência sobre como os paleontólogos constroem uma imagem a partir dos restos mortais das criaturas que estudam.

Até agora, era amplamente aceito que os fósseis enterrados em riachos de lama em Burgess Shale no Canadá, mostrando o resultado da explosão cambriana 505 milhões de anos atrás, viveram todos juntos, mas isso agora está em dúvida.

A explosão cambriana foi responsável por acender a enorme diversidade de vida animal agora vista no planeta.

Agora, o Dr. Nic Minter e a Dra. Orla Bath Enright descobriram que alguns dos animais que se tornaram fósseis poderiam ter permanecido bem preservados mesmo depois de serem transportados por longas distâncias, lançando dúvidas sobre a ideia de que todas as criaturas viviam juntas.

O Dr. Minter disse: “Esta descoberta pode surpreender os cientistas ou levá-los a adotar um tom mais cauteloso na forma como interpretam os primeiros ecossistemas marinhos há 500 milhões de anos.

“Supõe-se que, como os fósseis de Burgess Shale estão tão bem preservados, eles não poderiam ter sido transportados por longas distâncias. No entanto, esta nova pesquisa mostra que o tipo geral de fluxo responsável pelos depósitos em que foram enterrados não causou mais danos a animais mortos. Isso significa que os fósseis encontrados em camadas individuais de sedimentos, e que supostamente representam comunidades de animais, podem na verdade estar vivendo muito distantes uns dos outros. “

Os Drs Minter e Bath Enright, da Faculdade de Meio Ambiente, Geografia e Geociências da Universidade de Portsmouth, estudaram a área de Burgess Shale na Colúmbia Britânica, tanto no campo quanto com experimentos de laboratório.

O local é uma área rica em fósseis enterrados em depósitos de riachos de lama e é um dos mais importantes sítios fósseis do mundo, com mais de 65.000 espécimes já coletados e, até agora, mais de 120 espécies contadas.

A área de Burgess Shale tem sido fundamental para ajudar os cientistas a entender as origens dos grupos de animais e as comunidades em que viviam e foi estudada de perto várias vezes.

Os pesquisadores, juntamente com colaboradores das Universidades de Southampton e Saskatchewan, no Canadá, usaram o trabalho de campo para identificar como os fluxos de lama teriam se comportado e, em seguida, usaram testes de laboratório de tanques de canal para imitar os fluxos de lama e têm certeza de que os corpos de certos criaturas poderiam ter sido movidas por dezenas de quilômetros sem danos, criando a ilusão de comunidades animais que nunca existiram.

O xisto Burgess foi descoberto no início do século 20 e deu origem à ideia da “explosão cambriana” da vida, com o aparecimento de animais que representaram quase todos os filos modernos e inspirando abundantes pesquisas e descobertas.

O Dr. Bath Enright disse: “Muitos diriam que mesmo o marco zero é fundamental para os cientistas compreenderem a diversidade da vida.”

Não se sabe exatamente o que causou os fluxos de lama que enterraram e moveram os animais fossilizados, mas a área estava sujeita a fluxos múltiplos, fazendo com que fósseis bem preservados fossem encontrados em muitos níveis diferentes no xisto.

“Não sabemos em que tipo de período geral esses fluxos ocorreram, mas sabemos que cada um produziu um ‘leito de eventos’ que vemos hoje empilhados uns sobre os outros. Esses fluxos podem pegar animais de vários locais conforme eles se moviam através da água, fundo do mar e depois os colocavam todos juntos em um só lugar “, disse o Dr. Bath Enright.

“Quando vemos várias espécies acumuladas juntas, pode dar a ilusão de que estamos olhando para uma única comunidade. Mas argumentamos que uma ‘cama de eventos’ individual pode ser o produto de várias comunidades de animais sendo apanhados em vários lugares por um fluxo de lama e, em seguida, depositados juntos para dar o que parece ser uma comunidade única de animais muito mais complicada.

“Os paleontólogos devem apreciar a natureza dos sedimentos nos quais os fósseis são preservados e quais são as implicações. Poderíamos estar superestimando a complexidade das primeiras comunidades de animais marinhos e, portanto, os padrões e impulsionadores da evolução que trouxeram à nossa atual diversidade e complexidade.”

Os pesquisadores esperam fazer mais estudos para investigar se as diferenças nas espécies que estão presentes em outros locais fósseis são devido a mudanças evolutivas ao longo do tempo ou a natureza dos fluxos e os efeitos do transporte e preservação dos fósseis.