O osso do bico revela um pterossauro como nenhum outro

Uma nova espécie de pterossauro pequeno, semelhante em tamanho a um peru, foi descoberta e diferente de qualquer outro pterossauro visto antes devido ao seu bico longo, fino e sem dentes.

O pedaço fossilizado de bico foi um achado surpreendente e foi inicialmente considerado como parte da espinha da nadadeira de um peixe, mas uma equipe de paleontólogos das Universidades de Portsmouth e Bath viu a textura incomum do osso, que só é vista em pterossauros. – e percebi que era um pedaço de bico.

O coautor do estudo, Professor David Martill, da Universidade de Portsmouth, disse: “Nunca tínhamos visto nada parecido com este pequeno pterossauro antes. O formato estranho do bico era tão único que no início os fósseis não foram reconhecidos como pterossauros.”

Uma busca cuidadosa nos estratos Kem Kem do Cretáceo Superior do Marrocos, onde este osso em particular foi encontrado, revelou fósseis adicionais do animal, levando a equipe a concluir que se tratava de uma nova espécie com um bico longo e fino, como a de um kiwi.

O principal autor do projeto, o estudante de doutorado Roy Smith da Universidade de Portsmouth, disse: “Imagine como fiquei encantado, enquanto trabalhava no campo no Marrocos, ao descobrir que o maxilar inferior combinava com o superior encontrado pelo Dr. Longrich deste fóssil animal absolutamente único. “

A nova espécie, Leptostomia Begaaensis, ele usou seu bico para sondar a sujeira e a lama em busca de presas escondidas, caçando como os pássaros marinhos ou kiwis de hoje para encontrar minhocas, crustáceos e talvez até pequenos mariscos de casca dura.

Os pterossauros são os primos menos conhecidos dos dinossauros. Mais de 100 espécies desses répteis alados são conhecidas, alguns tão grandes quanto um avião de combate e outros tão pequenos quanto um pardal.

O professor Martill disse: “As dietas e estratégias de caça dos pterossauros eram diversas, eles provavelmente comiam carne, peixe e insetos. Os pterossauros gigantes de 500 libras provavelmente comiam o que queriam.

“Algumas espécies caçavam em busca de alimento durante o vôo, outras perseguiam suas presas no solo. Agora, fragmentos desse notável pterossauro exibem um estilo de vida até então desconhecido para os pterossauros.”

Os cientistas usaram uma tomografia computadorizada (TC) para revelar uma incrível rede de canais nervosos internos que ajudaram a detectar presas no subsolo.

O Dr. Nick Longrich, do Milner Center for Evolution da University of Bath, disse: “A leptostomia pode ter sido um pterossauro bastante comum, mas é muito estranho – as pessoas provavelmente têm encontrado fragmentos desta besta há anos. mas não o fizemos. Não sei o que eram até agora. “

Bicos longos e finos evoluíram em muitos pássaros modernos. Mais semelhantes à leptostomia são os pássaros que soam, como maçaricos, kiwis, maçaricos, íbis e poupa. Alguns desses pássaros se alimentam de minhocas no solo, enquanto outros se alimentam de praias e lodaçais, alimentando-se de minhocas, caranguejos violinistas e pequenos mariscos.

A leptostomia provavelmente poderia ter feito isso, mas sua presença nos estratos Kem Kem da África do Cretáceo, que representam um rico ecossistema de rios e estuários, sugere que ele foi desenhado lá para se alimentar de presas aquáticas.

“Você pode pensar que o pterossauro imita a estratégia usada com sucesso pelos pássaros modernos, mas foi o pterossauro que chegou lá primeiro”, disse Longrich. “Os pássaros simplesmente reinventaram o que os pterossauros já haviam feito dezenas de milhões de anos antes.”

O Dr. Longrich sugere que a nova espécie mostra como, mais de um século após a descoberta dos pterossauros, ainda há muito a aprender sobre eles. Ele disse: “Estamos subestimando a diversidade dos pterossauros porque o registro fóssil nos dá uma imagem distorcida.

“Os fósseis de pterossauros são geralmente preservados em ambientes aquáticos (mares, lagos e lagoas) porque a água carrega sedimentos para enterrar os ossos. Os pterossauros que voam sobre a água para caçar peixes tendem a cair e morrer, por isso são comuns como Fósseis Pterossauros caçados ao longo das margens da água serão mais raramente preservados, e muitos dos habitats do interior podem nunca ser preservados como fósseis.

“Há um padrão semelhante nos pássaros. Se tudo o que tivéssemos dos pássaros fossem seus fósseis, provavelmente pensaríamos que os pássaros são, em sua maioria, coisas aquáticas como pinguins, papagaios-do-mar, patos e albatrozes. Embora sejam uma minoria da espécie, sua O registro fóssil é muito melhor do que o de pássaros terrestres, como beija-flores, falcões e avestruzes. “

Com o tempo, mais e mais espécies de pterossauros com diversos estilos de vida foram descobertas. Essa tendência, sugere o novo pterossauro, provavelmente continuará.

O artigo foi publicado hoje em Pesquisa do Cretáceo.