O meio ambiente afeta a microbiota e a saúde dos cães e de seus donos – ScienceDaily

Em ambientes urbanos, as doenças alérgicas são mais comuns entre cães e seus donos em comparação com aqueles que vivem em áreas rurais. Traços alérgicos simultâneos parecem estar associados a micróbios encontrados no meio ambiente, mas micróbios relevantes para a saúde diferem entre cães e humanos.

Em um projeto de pesquisa conjunto conhecido como DogEnvi, pesquisadores da Universidade de Helsinque, do Instituto Finlandês para o Meio Ambiente e do Instituto Finlandês de Saúde e Bem-estar observaram anteriormente que os cães são mais propensos a ter alergias quando seus donos apresentam sintomas alérgico. Em um novo estudo, os pesquisadores investigaram se essa presença simultânea de características alérgicas está associada a micróbios intestinais ou cutâneos compartilhados por cães e seus donos. Um total de 168 pares de donos de cães que vivem em ambientes rurais e urbanos participaram do estudo.

“Pesquisas mostram que cães e donos que vivem em áreas rurais têm menor risco de desenvolver uma doença alérgica em comparação com áreas urbanas. Presumimos que em áreas rurais tanto cães quanto donos estão expostos a germes que promovem alergia. Descobrimos que as exposições microbianas dos dois eram diferentes em ambientes rurais e urbanos. Por exemplo, a microbiota da pele variava mais entre os indivíduos em áreas rurais em comparação com suas contrapartes urbanas. Uma exposição microbiana diversa e variável pode ser exatamente o que fornece o benefício de saúde associado “, diz a pesquisadora principal Jenni Lehtimäki, PhD, do Instituto Finlandês do Meio Ambiente.

Os cães e seus donos pareciam compartilhar micróbios em sua pele, mas não em seus intestinos. O estudo mostrou que o ambiente em que vive tem um efeito marcadamente mais significativo sobre a microbiota da pele do que sobre o intestino de cães e humanos. Os cães que vivem em áreas urbanas têm mais micróbios em sua pele do que os normalmente encontrados na pele humana, o que pode ser causado pelo acúmulo de micróbios típicos de humanos em ambientes internos e em áreas urbanas, um fenômeno que já foi observado anteriormente. .

Em um estudo realizado anteriormente, os pesquisadores observaram que tanto o ambiente de vida quanto os hábitos de vida afetam a microbiota da pele canina.

“O mesmo agora é visto em humanos. Para cães e humanos, o risco de desenvolver doenças alérgicas era mínimo quando a microbiota da pele era composta por um ambiente rural e um estilo de vida que promove a abundância microbiana. Esse estilo de vida estava associado a uma série de animais diferentes na família, bem como a um tamanho familiar maior “, disse o professor Hannes Lohi, da Universidade de Helsinque.

Embora o ambiente vivo pareça alterar as espécies da microbiota da pele, bem como o risco de doenças alérgicas em cães e em seus donos, nenhum microrganismo compartilhado no ambiente tem uma ligação com alergias em cães e humanos .

“Detectamos micróbios associados a alergias em cães urbanos, bem como micróbios relacionados à saúde em cães rurais e humanos, mas esses micróbios eram diferentes em cães e humanos. Parece que os micróbios no ambiente vivo são importantes para a saúde de ambos os cães. e humanos, mas devido às diferenças fisiológicas das espécies, os micróbios relevantes podem variar ”, resume Lehtimäki.

materiais fornecido por Universidade de Helsinque. Nota: o conteúdo pode ser editado quanto ao estilo e comprimento.