O longo focinho de crocodilo do antigo lagarto sugere que um nicho foi escavado em um ecossistema marinho competitivo

Uma equipe de pesquisadores da Universidade de Alberta identificou uma nova espécie de um antigo réptil marinho que foi desenvolvido para causar terror nos corações de peixes que nadam rapidamente e normalmente estão seguros, lançando luz sobre o que era necessário para sobreviver em ecossistemas elevados. competitivo.

Gavialimimus almaghribensis, um novo tipo de mosassauro, foi catalogado e nomeado por uma equipe internacional de pesquisa liderada pela mestranda Catie Strong, que conduziu a pesquisa há um ano como parte de uma tese de bacharelado com honra conduzida pelo paleontólogo vertebrado Michael Caldwell. , professor da Faculdade de Ciências. , junto com colaboradores da University of Cincinnati e da Flinders University.

Mais de uma dezena de tipos de mosassauros, que podem atingir 17 metros de comprimento e se assemelharem a um esquecido dragão de Komodo, dominavam o ambiente marinho onde hoje é o Marrocos, no final do Cretáceo Superior, entre 72 e 66 milhões de anos atrás. de anos. .

No entanto, o que diferencia a versão de Strong é que ela apresenta um focinho longo e estreito e dentes entrelaçados, semelhantes aos crocodilos gaviais, parentes de crocodilos e crocodilos.

Strong disse que esta descoberta adiciona uma camada de clareza a uma imagem diversificada aparentemente desordenada com megapredadores competindo por comida, espaço e recursos.

“Seu longo focinho reflete que este mosassauro provavelmente se adaptou a uma forma específica de predação, ou partição de nicho, dentro deste ecossistema maior.”

Strong explicou que há evidências de que cada espécie de lagarto marinho gigante apresenta adaptações para diferentes estilos de presas ou predação.

“Para algumas espécies, essas adaptações podem ser muito proeminentes, como o focinho extremamente longo e os dentes entrelaçados no Gavialimimus, que propomos para ajudar a capturar presas que se movem rapidamente”, disse ele.

Ele acrescentou que outra espécie distinta seria a Globidens simplex, descrita no ano passado pelo laboratório de Caldwell, que tem dentes robustos e globulares adaptados para esmagar presas duras como animais de concha.

“Nem todas as adaptações nesta dúzia de espécies são tão dramáticas e, em alguns casos, pode ter havido alguma sobreposição na presa, mas no geral há evidências de que houve uma diversificação dessas espécies em nichos diferentes”, disse Strong.

Alternativamente, a principal hipótese contrastante seria um cenário de competição mais direta entre as espécies. Strong disse que dadas as diferenças anatômicas entre esses mosassauros, no entanto, a ideia de partição de nicho parece mais consistente com a anatomia dessas várias espécies.

“Isso ajuda a adicionar outra dimensão a essa diversidade e mostra como todos esses animais que vivem no mesmo lugar ao mesmo tempo foram capazes de se ramificar e seguir seus próprios caminhos na evolução para coexistir assim”, disse ele.

Os restos de G. almaghribensis Incluía um crânio de um metro de comprimento e alguns ossos isolados. Nada explicava a causa da morte do espécime, que foi descoberta em uma mina de fosfato rica em fósseis no Marrocos.

“O Marrocos é um lugar incrivelmente bom para encontrar fósseis, especialmente nessas minas de fosfato”, disse Strong. “Esses próprios fosfatos refletem sedimentos que teriam sido depositados em ambientes marinhos, então há muitos mosassauros lá.”

materiais fornecido por Universidade de Alberta. Original escrito por Michael Brown. Nota: o conteúdo pode ser editado quanto ao estilo e comprimento.