O isolamento social resulta em mudanças no comportamento e na atividade dos genes imunológicos e de estresse

As formigas reagem ao isolamento social de maneira semelhante aos humanos e outros mamíferos sociais. Um estudo realizado por uma equipe de pesquisa israelense-alemã revelou alterações no comportamento social e higiênico de formigas que haviam sido isoladas de seu grupo. A equipe de pesquisa ficou particularmente surpresa com o fato de que os genes do sistema imunológico e do estresse foram regulados para baixo no cérebro de formigas isoladas. “Isso torna o sistema imunológico menos eficiente, um fenômeno que também é evidente no isolamento social dos humanos, especialmente hoje durante a crise do COVID-19”, disse a professora Susanne Foitzik, que liderou o estudo na Universidade Johannes Gutenberg de Mainz (JGU ) . O estudo de uma espécie de formiga nativa da Alemanha foi publicado recentemente em Ecologia molecular.

Efeitos do isolamento em insetos sociais pouco estudados até agora

Humanos e outros mamíferos sociais experimentam o isolamento de seu grupo como algo estressante, impactando negativamente seu bem-estar geral e saúde física. “Pessoas isoladas se sentem solitárias, deprimidas e ansiosas, desenvolvem vícios com mais facilidade e sofrem com o enfraquecimento do sistema imunológico e deterioração da saúde geral”, acrescentou o professor Inon Scharf, principal autor do artigo e parceiro cooperativo do grupo. Mainz Research Center em Tel Aviv. Universidade em Israel. Embora os efeitos do isolamento tenham sido extensivamente estudados em mamíferos sociais, como humanos e camundongos, menos se sabe sobre como os insetos sociais respondem em situações comparáveis, apesar de viverem em sistemas sociais altamente evoluídos. As formigas, por exemplo, vivem suas vidas inteiras como membros da mesma colônia e são dependentes de seus companheiros de colônia. As operárias abrem mão de seu potencial reprodutivo e passam a alimentar as larvas, limpar e defender o ninho e buscar alimento, enquanto a rainha faz pouco mais do que botar ovos.

A equipe de pesquisa analisou as consequências do isolamento social no caso de formigas da espécie Temnothorax nylanderi. Essas formigas habitam cavidades em bolotas e gravetos no solo em florestas europeias, formando colônias de algumas dezenas de operárias. Os cuidadores de crias jovens foram retirados individualmente de 14 colônias e mantidos em isolamento por períodos variáveis ​​de tempo, de uma hora a um máximo de 28 dias. O estudo foi realizado entre janeiro e março de 2019 e destacou três aspectos particulares nos quais foram observadas mudanças. Após o fim do isolamento, as operárias mostraram-se menos interessadas em seus companheiros adultos de colônia, mas o tempo que passaram em contato com os jovens aumentou; eles também gastavam menos tempo se arrumando. “Essa redução no comportamento higiênico pode tornar as formigas mais suscetíveis aos parasitas, mas também é uma característica típica da privação social em outros organismos sociais”, explicou a professora Susanne Foitzik.

O estresse devido ao isolamento afeta negativamente o sistema imunológico.

Embora o estudo tenha revelado mudanças significativas no comportamento dos insetos isolados, suas descobertas com relação à atividade do gene foram ainda mais surpreendentes: muitos genes relacionados à função do sistema imunológico e à resposta ao estresse foram regulados para baixo. Em outras palavras, esses genes eram menos ativos. “Esta descoberta é consistente com estudos em outros animais sociais que demonstraram um enfraquecimento do sistema imunológico após o isolamento”, disse o professor Inon Scharf.

A descoberta da equipe de biólogos liderada pela professora Susanne Foitzik é a primeira do tipo, combinando análises comportamentais e genéticas sobre os efeitos do isolamento em insetos sociais. “Nosso estudo mostra que as formigas são tão afetadas pelo isolamento quanto os mamíferos sociais e sugere uma ligação geral entre bem-estar social, tolerância ao estresse e imunocompetência em animais sociais”, concluiu Foitzik, resumindo os resultados do estudo israelense. Foitzik também está colaborando com seu parceiro israelense, Professor Inon Scharf, e coautor e líder do grupo Dr. Romain Libbrecht da JGU, em um novo projeto conjunto sobre os benefícios da aptidão física e a base molecular do aprendizado espacial. Em formigas, financiado pela Fundação Alemã de Pesquisa. (DFG).

Materiais fornecido por Johannes Gutenberg Universitaet Mainz. Nota: o conteúdo pode ser editado quanto ao estilo e comprimento.