O genoma do macaco-prego revela pistas sobre sua longa vida e grande cérebro

Uma equipe internacional de cientistas sequenciou o genoma de um macaco-prego pela primeira vez, descobrindo novas pistas genéticas para a evolução de sua longa vida e grandes cérebros.

Publicado em PNAS, o trabalho foi liderado pela University of Calgary, no Canadá, e envolveu pesquisadores da University of Liverpool.

“Os capuchinhos têm o maior tamanho relativo do cérebro de qualquer macaco e podem viver além dos 50 anos, apesar do tamanho pequeno, mas suas bases genéticas permaneceram inexploradas até agora”, explica o professor João Pedro de Magalhães, que pesquisa o envelhecimento na Universidade de Liverpool.

Os pesquisadores desenvolveram e anotaram um conjunto de referência para macacos-prego de cara branca (imitar Cebus) para explorar a evolução dessas características.

Por meio de uma abordagem genômica comparativa que abrange uma ampla diversidade de mamíferos, eles identificaram genes sob seleção evolutiva associada à longevidade e ao desenvolvimento do cérebro.

“Encontramos assinaturas de seleção positiva em genes subjacentes a ambas as características, o que nos ajuda a entender melhor como essas características evoluem. Além disso, encontramos evidências de adaptação genética à seca e ambientes sazonais observando as populações de capuchinhos de uma floresta tropical e de um temporada da floresta “, disse a autora principal e presidente de pesquisa canadense Amanda Melin, que estudou o comportamento e a genética do macaco-prego por quase 20 anos.

Os pesquisadores identificaram genes associados à resposta a danos no DNA, metabolismo, ciclo celular e sinalização da insulina. Acredita-se que o dano ao DNA seja um dos maiores contribuintes para o envelhecimento e estudos anteriores do Professor de Magalhães e outros mostraram que os genes envolvidos nas respostas aos danos ao DNA exibem padrões de seleção específicos de longevidade em mamíferos.

“Claro, como os genes relacionados ao envelhecimento muitas vezes desempenham vários papéis, é impossível ter certeza se a seleção nesses genes está relacionada ao envelhecimento ou a outras características da história de vida, como taxas de crescimento e tempos de desenvolvimento, que por sua vez estão correlacionados com longevidade ”, disse o professor De Magalhães.

“Embora devamos ser cautelosos sobre o significado biológico de nossas descobertas, é tentador especular que, como em outras espécies, mudanças em genes específicos ou vias relacionadas ao envelhecimento podem contribuir para a longevidade dos pregos”, acrescentou.

As percepções da equipe foram possíveis com o desenvolvimento de uma nova técnica para isolar o DNA de fezes de primatas com mais eficiência.

FecalFACS usa uma técnica existente que foi desenvolvida para separar tipos de células em fluidos corporais, por exemplo, para separar diferentes tipos de células no sangue para pesquisas de câncer, e a aplica a amostras fecais de primatas.

“Este es un gran avance porque la forma típica de extraer ADN de las heces da como resultado que entre el 95 y el 99% del ADN provenga de microbios intestinales y alimentos. Se ha gastado mucho dinero en secuenciar genomas de organismos diferentes a los mamíferos que nós”. Na verdade, estamos tentando estudar. Por causa disso, quando os biólogos da vida selvagem exigiram genomas completos, eles tiveram que confiar em fontes mais puras de DNA, como sangue, saliva ou tecido, mas como você pode imaginar, eles são muito difíceis de encontrar ao estudar animais em extinção. extinção “, explicou o principal autor do estudo, Dr. Joseph Orkin, que concluiu o trabalho neste projeto como pós-doutorado na Universidade de Calgary e em sua localização atual na Universitat Pompeu Fabra-CSIC de Barcelona.

“FecalFACS finalmente fornece uma maneira de sequenciar genomas inteiros de mamíferos selvagens usando amostras não invasivas prontamente disponíveis, o que poderia realmente ajudar nos esforços de conservação futuros”, acrescentou.

Materiais fornecido por Liverpool University. Nota: o conteúdo pode ser editado quanto ao estilo e comprimento.