O estresse crônico causa alterações genéticas em galinhas

Como você pode medir o estresse em animais? Cientistas da Universidade de Uppsala e de outros lugares descobriram que o que é conhecido como biomarcadores epigenéticos podem ser usados ​​para detectar a exposição de longo prazo ao estresse em galinhas criadas comercialmente. Isso pode, com o tempo, levar a melhores condições na pecuária. O estudo foi publicado na revista Fronteiras em genética.

Sob estresse crônico, os animais apresentam uma deterioração em sua saúde geral e um sistema imunológico enfraquecido, o que é lamentável em termos de proteção animal. Para a produção animal comercial, significa que os produtos animais são de qualidade inferior e mais carne deve ser descartada. Essas repercussões, por sua vez, afetam negativamente as finanças dos agricultores e a qualidade da alimentação dos consumidores. No entanto, atualmente não há maneiras confiáveis ​​de medir o estresse de longo prazo em animais.

Pesquisadores da Suécia e do Brasil agora procuram em estudos com galinhas sinais de como o estresse crônico pode afetar os genes das células vermelhas do sangue, causando “mudanças epigenéticas”. Resumindo, isso significa que tipos específicos de moléculas (“grupos metil”) aderem a diferentes partes da cadeia de DNA (“metilação”), dependendo de como o animal viveu. Isso pode ter efeitos de longo prazo na expressão do gene. Os genes podem, por exemplo, ser ligados ou desligados (ligados ou desligados).

As galinhas estudadas, machos da popular raça White Leghorn de aves poedeiras, foram divididas em dois grupos. Um grupo foi criado em um ambiente comercial normal, alojado com outras galinhas e com bom acesso a comida e água. No outro grupo, as aves foram expostas a fatores conhecidos por induzirem o estresse. Eles ficavam isolados um do outro periodicamente e também tinham acesso limitado a comida e água. O mesmo experimento foi realizado na Suécia e no Brasil.

“Coletamos amostras de sangue de galinhas do grupo controle e do grupo de estresse após o término do tratamento de estresse. Analisamos a metilação das hemácias e comparamos os padrões de metilação nos dois grupos”, diz Fábio Pértille da Universidade de São Paulo. , o primeiro autor do estudo.

O que eles viram então foi que nas aves estressadas, a maneira como os grupos metil se ligaram ao DNA dos glóbulos vermelhos era completamente diferente de como isso aconteceu nas galinhas controle. Embora os cientistas não pudessem ver por quanto tempo essas mudanças persistiram, elas eram uma indicação de que as galinhas haviam sido expostas a estresse prolongado.

“É cedo, mas os resultados deste estudo são um passo para ser capaz de identificar biomarcadores epigenéticos específicos que são evidências de estresse imposto a animais criados comercialmente em seu ambiente de vida. Seria muito útil ter uma ferramenta de diagnóstico para rastrear o estresse recorrente no animais de produção. E isso poderia trazer, por exemplo, uma melhoria na saúde e proteção dos animais de fazenda; carne e laticínios de melhor qualidade; e menos uso de antibióticos ”, diz Carlos Guerrero-Bosagna, pesquisador em toxicologia ambiental na Universidade de Uppsala.

materiais fornecido por Universidade de Uppsala. Nota: o conteúdo pode ser editado quanto ao estilo e comprimento.