O DNA de 10.000 anos encapsula os primeiros contos das primeiras cabras domesticadas

Uma nova pesquisa revelou a composição genética dos primeiros rebanhos de cabras. As descobertas, assimiladas do DNA extraído dos restos mortais de 32 cabras que morreram há cerca de 10.000 anos nas montanhas Zagros, fornecem pistas sobre como as primeiras práticas agrícolas moldaram a evolução desses animais.

Evidências arqueológicas apontaram anteriormente para as montanhas Zagros, no oeste do Irã, como as primeiras evidências do manejo humano de cabras. Aqui no local de Ganj Dareh, restos de esqueletos indicam o abate deliberado de cabras machos, uma vez que estão totalmente crescidas.

Em vez disso, as cabras foram autorizadas a atingir idades mais avançadas, o que significa que os primeiros pastores de cabras maximizaram o número de fêmeas reprodutoras, semelhantes aos pastores na área hoje.

A estreita relação entre esses primeiros pastores e cabras pode ser vista nas próprias fundações do assentamento, com vários tijolos com a pegada de casco fendido de uma cabra. No entanto, suas cabras se assemelhavam ao bezoar selvagem, com corpo maior e formato de chifre de cimitarra.

A colaboração internacional de pesquisadores por trás do estudo incluiu pessoas do Trinity College Dublin, do Smithsonian Institution, da Universidade de Copenhagen, do Centre national de la recherche scientifique (CNRS) e do Muséum national d’Histoire naturelle (MNHN) na França, e o Museu Nacional do Irã.

O estudo histórico acaba de ser publicado na revista internacional PNAS.

O Dr. Kevin G. Daly, pesquisador da Trinity School of Genetics and Microbiology e primeiro autor do artigo, disse:

“Nosso estudo mostra como a arqueologia e a genética podem abordar questões muito importantes, construindo ideias e resultados de ambos os campos. Nossos resultados genéticos sugerem que a região de Zagros é uma fonte importante de ancestralidade caprina doméstica e que cabras criadas e morfologicamente selvagens estavam geneticamente na estrada à domesticação há cerca de 10.200 anos. “

Links para cabras modernas

Análises genéticas permitiram aos pesquisadores determinar que cabras antigas caíam na própria base da linhagem de cabras domésticas, sugerindo que elas eram estreitamente relacionadas aos animais recrutados pela primeira vez durante a domesticação.

Uma descoberta surpreendente, entretanto, foi a descoberta de um pequeno número de cabras em 32 cujos genomas mais se assemelhavam a seus parentes selvagens: o íbex bezoar. Isso sugere fortemente que esses primeiros pastores de cabras continuaram a caçar cabras de rebanhos selvagens.

Dr. Daly acrescentou:

“Essa primeira criação de gado moldou os genomas das cabras. Havia sinais de redução da diversidade do cromossomo Y: menos machos foram autorizados a se reproduzir, levando a uma maior tendência de acasalamento dos parentes. Surpreendentemente, a cabra Zagros não parecia ter sofrido um gargalo populacional frequentemente associado à domesticação e sem fortes sinais de seleção encontrados em cabras domésticas posteriores. “

Dan Bradley, professor de genética populacional da Trinity, disse:

“O DNA antigo continua a nos permitir sondar as profundezas da pré-história antiga e examinar as origens dos primeiros rebanhos de gado do mundo. Mais de 10.000 anos atrás, os primeiros fazendeiros praticavam a reprodução com um legado genético que continua até hoje.”

Materiais fornecido por Trinity College Dublin. Nota: o conteúdo pode ser editado quanto ao estilo e comprimento.