O desmatamento está cobrando um preço alto no paraíso internacional de pássaros

Uma análise descobriu que o desmatamento está afetando severamente as espécies de pássaros da floresta na Colômbia, lar do maior número de espécies de pássaros do mundo.

Uma pesquisa conduzida pela Universidade de Queensland, liderada pelo Dr. Pablo Negret, analisou o impacto do desmatamento em 550 espécies de pássaros, incluindo 69 encontradas apenas no país sul-americano.

“Nosso estudo mostrou uma redução impressionante no habitat de espécies de pássaros”, disse o Dr. Negret.

“Um terço das espécies de pássaros da floresta na Colômbia perdeu pelo menos um terço de seu habitat histórico, e isso apenas usando os dados mais recentes que temos disponíveis, de 2015.

Além disso, 18 por cento ou 99 espécies perderam mais da metade de seu habitat histórico até o momento.

“Em 2040, esperamos que aumente para 38% ou 209 espécies.

“Infelizmente, muitas dessas espécies são endêmicas do país e não estão atualmente classificadas como ameaçadas pela União Internacional para Conservação da Natureza, sugerindo que muitas espécies não listadas enfrentam uma ameaça iminente de extinção pela perda de habitat”.

O Dr. Negret disse que os resultados foram preocupantes, mas não surpreendentes.

“O desmatamento é um dos principais responsáveis ​​pela perda de habitat para muitas espécies nos trópicos”, disse ele.

“Sabemos que o desmatamento afeta milhares de espécies nesses ecossistemas, mas geralmente nossa atenção está voltada para uma pequena fração: espécies carismáticas e ameaçadas.

“Este estudo fornece mais dados sobre espécies que antes eram consideradas abundantes e estão em declínio – esperamos poder esclarecê-las, para que possam ser reconhecidas como ameaçadas e não perdidas.”

Os pesquisadores usaram dados históricos e atuais da cobertura florestal de satélite, enquanto coletavam informações espaciais sobre outras variáveis ​​associadas aos padrões de desmatamento.

A professora Martine Maron da UQ disse que a pesquisa ajudaria a prever a perda futura de habitat para espécies já ameaçadas.

“Essa metodologia e as tecnologias por trás dela nos permitem identificar locais onde a perda futura de habitat é prevista.

“Isso significa que podemos revelar os locais onde as espécies ameaçadas têm maior probabilidade de perder seu precioso habitat e priorizar sua proteção.

“E, em um país com ameaças crescentes à rica diversidade de aves, vale a pena estar na vanguarda.”

Os autores esperam que o governo colombiano e as ONGs que trabalham neste espaço usem a pesquisa para orientar a conservação das espécies de aves colombianas.

Materiais fornecido por Universidade de Queensland. Nota: o conteúdo pode ser editado quanto ao estilo e comprimento.