O ‘criador assustador’ – um novo predador carnívoro descoberto –

Pesquisa publicada hoje no jornal revisado por pares. Journal of Vertebrate Paleontology descreve uma espécie de dinossauro recém-descoberta, chamada de ‘o assustador’, ou Llukalkan aliocranianus.

Cerca de 80 milhões de anos atrás, quando os tiranossauros governavam o hemisfério norte, essa semelhança era uma das 10 espécies de abelisaurídeos atualmente conhecidas por florescer nos continentes do sul.

Um assassino temível Llukalkan foi “provavelmente um dos principais predadores” em toda a Patagônia, agora na Argentina, durante o Cretáceo Superior devido ao seu tamanho formidável (até cinco metros de comprimento), mordida extremamente poderosa, dentes muito afiados, enormes garras nos pés e seu olfato apurado.

Ele tinha um estranho crânio curto com ossos ásperos, então em vida sua cabeça tinha saliências e proeminências como alguns répteis atuais, como o monstro Gila ou algumas iguanas. Sua audição também era diferente da de outros abelisaurídeos. A composição de seu crânio sugere que ele era melhor do que a maioria dos outros abelisaurídeos e semelhante aos crocodilos de hoje.

Seu nome completo vem do nativo Mapuche para ‘aquele que causa medo’ – Llukalkan, e o latim para “crânio diferente” – aliocranianus.

Ele viveu na mesma pequena área e período de tempo que outra espécie de abelisaur Furileusaurian (lagarto de dorso rígido), Viavenator exxoni, apenas alguns milhões de anos antes do fim da era dos dinossauros.

Restos fósseis de Llukalkan e Viavenator foram encontrados a apenas 700 m de distância na Formação Bajo de la Carpa, perto do mesmo famoso sítio fóssil em La Invernada, na Argentina.

“Esta é uma descoberta particularmente importante porque sugere que a diversidade e abundância dos abelisaurídeos eram notáveis, não apenas na Patagônia, mas também em áreas mais locais durante o período crepuscular dos dinossauros”, diz o autor principal Dr. Federico Gianechini., Paleontólogo na Universidade Nacional de San Luis, Argentina.

Os abelisauridae eram uma notável família de dinossauros terópodes com média de cinco a nove metros de comprimento que percorriam principalmente a Patagônia e outras áreas do antigo subcontinente sul de Gondwana, hoje conhecido como África, Índia, Antártica, Austrália e América do Sul. Até o momento, quase 10 espécies deste temível predador foram descobertas na Patagônia. Enquanto os abelisaurídeos se assemelhavam ao T-Rex na aparência geral, com braços pequenos e atarracados, eles tinham crânios curtos e profundos que geralmente tinham cristas, saliências e chifres, e eram únicos.

Movendo-se verticalmente em seus membros traseiros com enormes garras que podem ter usado para esfaquear suas presas, Llukalkan Ele tinha mordidas extremamente poderosas e dentes muito afiados para derrubar sua presa enquanto se movia rapidamente graças às suas poderosas patas traseiras.

Os restos fossilizados de Llukalkan Eles incluem uma caixa de cérebro perfeitamente preservada e não esmagada. Esta nova espécie é semelhante em muitos aspectos ao Viavenator, exceto que é menor, os orifícios no crânio por onde as veias passam são maiores e são separados da crista supraoccipital (um dos ossos que forma a caixa do cérebro), entre outras diferenças. Mas a característica mais distintiva do novo dinossauro é um pequeno seio posterior cheio de ar na área do ouvido médio que não foi visto em nenhum outro abelisaurídeo encontrado até agora.

Isso significa que Llukalkan Provavelmente é ouvido de forma diferente de outros abelisaurídeos, provavelmente melhor e semelhante ao de um crocodilo moderno, explica o coautor Dr. Ariel Méndez, do Instituto Patagônico de Geologia e Paleontologia, Argentina.

“Este achado implica em uma adaptação auditiva diferente de outros abelisaurídeos e provavelmente um sentido de audição mais agudo”, disse o Dr. Méndez.

No entanto, ele pode ter vivido, a evidência fóssil de LlukalkanAs adaptações sugerem que os abelisaurídeos floresceram pouco antes da extinção dos dinossauros.

“Esses dinossauros ainda estavam testando novos caminhos evolutivos e se diversificaram rapidamente pouco antes de se tornarem completamente extintos”, acrescenta Méndez.

Apesar de sua importante descoberta, ainda há muito a descobrir. “Esta descoberta também sugere que provavelmente existem mais abelisaurídeos que ainda não encontramos, por isso vamos procurar outras novas espécies e um melhor entendimento da relação entre os furysaurs”, diz Gianechini.