O coronavírus pangolin pode afetar humanos, a pesquisa sugere

Cientistas do Instituto Francis Crick descobriram semelhanças estruturais importantes entre o SARS-CoV-2 e um coronavírus pangolim, sugerindo que um coronavírus pangolim pode infectar humanos.

Embora se acredite que o SARS-CoV-2 tenha evoluído de um coronavírus de morcego, sua trajetória evolutiva exata permanece um mistério. Descobrir sua história é um desafio, pois provavelmente existem muitos coronavírus de morcegos desconhecidos e, devido às diferenças entre os coronavírus de morcegos e o SARS-CoV-2, acredita-se que o vírus pode ter passado para os humanos de pelo menos uma outra espécie.

Em seu estudo, publicado em Comunicações da natureza, Os cientistas compararam as estruturas das proteínas de pico encontradas no SARS-CoV-2, o coronavírus de morcego RaTG13 mais semelhante identificado atualmente, e um coronavírus isolado de pangolins malaios que foram apreendidos pelas autoridades após serem contrabandeados para a China. Eles descobriram que o vírus pangolim pode se ligar a receptores tanto de pangolins quanto de humanos. Isso difere do coronavírus do morcego, que não conseguiu se ligar efetivamente aos receptores humanos ou do pangolim.

Antoni Wrobel, co-autor e pós-doutorado no Laboratório de Biologia Estrutural dos Processos de Doenças em Crick, diz: “Ao testar se a proteína de pico de um determinado vírus pode se ligar a receptores celulares de diferentes espécies, podemos ver se, em teoria, o vírus poderia infectar esta espécie. “

“É importante ressaltar que aqui mostramos duas coisas importantes. Primeiro, que o vírus do morcego não infectava os pangolins. E, segundo, que o vírus do pangolim poderia infectar humanos.”

A equipe usou a microscopia crioeletrônica para descobrir em detalhes a estrutura da proteína spike do coronavírus do pangolim, que é responsável pela ligação e infecção das células. Embora algumas partes do bico do vírus pangolim sejam incrivelmente semelhantes ao SARS-CoV-2, outras áreas diferem.

Em termos de compreensão da via evolutiva do SARS-CoV-2, este trabalho não confirma se este vírus pangolim é definitivamente parte da cadeia evolutiva do SARS-CoV-2. Mas as descobertas apóiam vários cenários possíveis de como o coronavírus saltou dos morcegos para os humanos. Uma rota potencial é que o SARS-CoV-2 se originou de um coronavírus de morcego diferente, atualmente desconhecido, que poderia infectar os pangolins, e dessa espécie foi transferido para humanos. Ou, alternativamente, RaTG13 ou um coronavírus de morcego semelhante poderia ter se fundido com outro coronavírus em uma espécie intermediária diferente, diferente de um pangolim.

Donald Benton, co-autor e pós-doutorado no Laboratório de Biologia Estrutural de Processos de Doenças em Crick, diz: “Ainda não temos evidências para confirmar o caminho evolutivo do SARS-CoV-2 ou para provar definitivamente que esse vírus aconteceu . através de pangolins para os humanos. “

“No entanto, mostramos que o vírus do pangolim pode potencialmente passar para os humanos, por isso pedimos cautela em qualquer contato com esta espécie e acabamos com o contrabando e o comércio ilegal de pangolins para nos proteger contra esse risco.”

Steve Gamblin, Líder de Grupo do Laboratório de Biologia Estrutural de Processos de Doenças em Crick, diz: “Ainda há muito a ser descoberto sobre a evolução do SARS-CoV-2, mas quanto mais sabemos sobre sua história e as espécies por que passou, mais entendemos como funciona e como pode continuar a evoluir. “

Este trabalho se baseia em estudos anteriores da equipe de Crick, incluindo pesquisas publicadas em julho de 2020, que descobriram que o coronavírus de morcego RaTG13 não foi capaz de se ligar de forma eficaz aos receptores humanos.

A equipe continua a examinar os picos de SARS-CoV-2 e coronavírus relacionados, incluindo outros vírus de morcego, para entender melhor os mecanismos de infecção e evolução.