O aumento da temperatura dos lagartos pode mudar a relação predador-presa com as cobras

Em um estudo de quatro décadas, pesquisadores da Divisão de Pesquisa em Ecologia e Biodiversidade (HKU) da Universidade de Hong Kong na Faculdade de Ciências e do Departamento de Biologia da Universidade Toho (Toho), Japão, descobriu que a predação por cobras está afastando os lagartos. ser ativo em temperaturas corporais mais altas em ilhas onde há cobras, em comparação com ilhas sem cobras. Seu trabalho também detectou um aquecimento climático significativo ao longo dos anos e descobriu que a temperatura corporal dos lagartos também havia subido de acordo. As descobertas mostram que a biologia térmica dos lagartos é altamente dependente das pressões de predação e que as temperaturas corporais estão aumentando, sugerindo que tais relações ectotérmicas predador-presa podem estar mudando com o aquecimento do clima.

Lagarto vs. Cobras nas Ilhas Izu

Pesquisa publicada na revista Cartões de Ecologia é o primeiro a apresentar observações de longo prazo sobre a biologia térmica por trás da relação presa-predador de cobras e lagartos nas Ilhas Izu. Com menos de um milhão de anos, essas ilhas estão localizadas perto da costa sudeste do continente japonês e representam um valioso laboratório natural para o estudo de processos ecológicos e evolutivos. Semelhante às razões que inicialmente atraíram biólogos evolucionistas para Galápagos, o sistema simplificado de ilhas com baixo número de espécies em geral oferece a oportunidade de estudar diretamente as pressões seletivas sobre as espécies.

Nesse sistema, uma espécie de lagarto dominante é encontrada em todas essas ilhas; Lagarta de cinco linhas de Okada (Plestiodon latiscutatus). Seu predador no continente, a cobra-rato japonesa de quatro linhas (Elaphe quadrivirgata), é encontrada na maioria das ilhas, mas não em todas. Isso resultou em populações de P. latiscutatus que sofreram diferentes pressões evolutivas, livres ou sujeitas à predação por E. quadrivirgata.

A pesquisa foi conduzida pelo doutorando Félix LANDRY YUAN (HKU) e pelo doutorando Shun ITO (Tohoku University Graduate School of Life Sciences) e liderada pelo Dr. Timothy BONEBRAKE (HKU) e o Professor Masami HASEGAWA (Toho). A observação inicial e a coleta de dados foram iniciadas pelo Professor HASEGAWA no início da década de 1980, quando ele percebeu que o comportamento dos lagartos era diferente em ilhas com e sem cobras. Desde então, o professor Hasegawa tem visitado continuamente as ilhas anualmente para capturar lagartos e cobras para medir a temperatura corporal e morfologia. Consequentemente, os pesquisadores descobriram que as temperaturas anuais nas ilhas Izu aumentaram um pouco mais de 1 ° C desde que o professor Hasegawa começou suas observações, e que a temperatura corporal do lagarto também aumentou na mesma magnitude.

A temperatura corporal elevada ajuda os lagartos.

Além das medições da temperatura corporal, em 2018 e 2019 Felix Landry Yuan trouxe uma pista de corrida portátil, tripé e câmera às ilhas para medir a velocidade com que os lagartos corriam em diferentes temperaturas. Ao analisar as velocidades de corrida termicamente dependentes de mais de 150 lagartos nas ilhas, os pesquisadores conseguiram estabelecer como a predação por cobras afetou a biologia térmica dos lagartos e as prováveis ​​consequências para sua aptidão. O Dr. Bonebrake observa que: “Ao correr lagartos de diferentes temperaturas em uma trilha, Felix foi capaz de mostrar que as temperaturas ideais eram mais altas para os lagartos da ilha com cobras, consistentes com as altas temperaturas corporais observadas na ilha. Ito também foi capaz de identificar diferenças no comprimento das patas traseiras dos lagartos que tinham consequências para a sobrevivência, portanto, temperaturas corporais mais altas e diferenças morfológicas ajudam os lagartos a correr mais rápido e escapar melhor das cobras. O aspecto excitante e único deste trabalho é como o trabalho experimental combina e suporta os extensos dados e observações de história natural. “

Com a mudança climática em curso, a dinâmica dessa relação presa-predador pode ser afetada em ilhas com cobras, já que a temperatura corporal dos lagartos tende a aumentar. Além disso, como a predação tem consequências consideráveis ​​para a biologia térmica de suas presas, a presença ou ausência de predadores de cobras pode influenciar a vulnerabilidade geral dos lagartos ao aquecimento global nas ilhas de diferentes maneiras.

As Ilhas Izu demonstram o valor dos sistemas insulares na separação dos mecanismos pelos quais a predação influencia diretamente o comportamento, morfologia e fisiologia das espécies de presas. Por outro lado, compreender as maneiras pelas quais a predação pode afetar as respostas das presas às mudanças climáticas requer um estudo de longo prazo. Esta colaboração internacional entre HKU e Toho usou essas propriedades únicas deste sistema (e a previsão do Professor Hasegawa e coleta intensiva de dados desde os anos 1980) para mostrar como as relações predador-presa podem ser vulneráveis ​​em um clima quente. “É um grande prazer revelar as respostas ecológicas e evolutivas entre as interações de presas e predadores por esta equipe de pesquisa internacional. Tenho muita esperança de que as Ilhas Izu se tornem um sistema de ilha modelo chave para estudar a evolução contínua. sob a mudança ambiental global que atrai jovens ambiciosos, biólogos asiáticos investigam isso mais a fundo. ” Disse o professor HASEGAWA.

materiais fornecido por A Universidade de Hong Kong. Nota: o conteúdo pode ser editado quanto ao estilo e comprimento.