Números de leopardo em alta no norte da China

A maioria dos leopardos do mundo está em perigo de extinção e, de modo geral, o número desses gatos tímidos e deslumbrantes está diminuindo. No entanto, de acordo com um estudo recente, as populações de leopardo no norte da China estão melhorando.

Os leopardos são animais fascinantes. Além de serem caçadores sublimes que comem quase tudo e podem sobreviver em habitats variados, de florestas a desertos, eles são capazes de suportar temperaturas que variam de menos 40 graus Celsius no inverno a mais de 40 graus no verão.

Apesar de sua resiliência, a maioria das espécies de leopardo está ameaçada de extinção. A caça furtiva e a extração de madeira de habitat florestal para atividades humanas estão entre as razões de seu declínio global.

Mas no norte da China, e especificamente no Loess Plateu, algo fantástico está acontecendo.

O número de uma subespécie de leopardo chamada leopardo do Norte da China aumentou de acordo com um novo estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Copenhagen e seus colegas em Pequim.

“Ficamos muito surpresos com o aumento do número de leopardos, porque suas populações estão diminuindo em muitos outros lugares. Sabíamos que havia leopardos nesta área, mas não tínhamos ideia de quantos”, disse Bing Xie, um aluno de doutorado no Departamento de Biologia de a UCPH e um dos pesquisadores por trás do estudo.

Junto com pesquisadores da Beijing Normal University, ele cobriu 800 quilômetros quadrados do Loess Plateu entre 2016 e 2017.

A contagem recém-concluída relata que o número de leopardos aumentou de 88 em 2016 para 110 em 2017, um aumento de 25 por cento. Os pesquisadores suspeitam que seu número continuou a aumentar nos anos subsequentes.

Esta é a primeira vez que uma estimativa da situação da população local de leopardos no norte da China foi feita.

O plano de reflorestamento de cinco anos funcionou

A razão para a recuperação deste gigante dourado provavelmente reflete o 13º Plano Quinquenal que o governo chinês, em consulta com uma série de pesquisadores científicos, implementou em 2015 para restaurar a biodiversidade na área.

“Há cerca de 20 anos, grande parte do habitat florestal do Planalto de Loess foi convertido em terras agrícolas. A atividade humana afugentou javalis, sapos, sapos e veados, tornando impossível para os leopardos encontrarem comida. Agora Como grande parte da floresta foi restaurada, a presa voltou, junto com os leopardos “, explica Bing Xie, acrescentando:

“Muitos moradores não sabiam que havia leopardos na área, então eles ficaram muito animados e surpresos. E foi um sucesso para o governo, que esperava por maior biodiversidade na área. De repente, eles puderam ‘hospedar’ esses grandes gatos em uma escala muito maior do que eles haviam sonhado. “

Leopardos são quase invisíveis por natureza

A equipe de pesquisa enviou equipes de câmeras para mapear quantos leopardos havia nesta área do norte da China. Mas, embora as imagens capturassem mais gatos do que o esperado no filme, nenhum dos pesquisadores viu qualquer um dos grandes felinos furtivos com seus próprios olhos:

“Os leopardos são extremamente tímidos com os humanos e se escondem silenciosamente. Portanto, não é incomum estudá-los por 10 anos sem observá-los fisicamente”, explica ele.

Embora Bing Xie nunca tenha visto leopardos na selva, ele continuará a lutar por sua sobrevivência.

“O fato de 98% do habitat do leopardo ter sido perdido ao longo dos anos me deixa muito triste. Tenho um grande amor por esses lindos gatos e continuarei pesquisando a melhor forma de protegê-los”, conclui.