Novas pesquisas bioquímicas mostram mudanças significativas em ambientes e animais do sudeste asiático durante o Pleistoceno – ScienceDaily

Em artigo publicado hoje na revista Natureza, cientistas do Departamento de Arqueologia do MPI-SHH na Alemanha e do Centro de Pesquisa Australiano para Evolução Humana na Griffith University descobriram que a perda dessas pastagens foi crítica para a extinção de muitas das megafaunas da região, e provavelmente também de humanos antigos.

“O Sudeste Asiático é frequentemente esquecido nas discussões globais sobre extinções da megafauna”, diz o professor associado Julien Louys, que liderou o estudo, “mas na verdade já teve uma comunidade de mamíferos muito mais rica, cheia de gigantes que agora estão todos extintos. “

Observando os registros de isótopos estáveis ​​nos dentes de mamíferos e fósseis modernos, os pesquisadores foram capazes de reconstruir se os animais do passado comiam predominantemente ervas ou folhas tropicais, bem como as condições climáticas na época em que estavam vivos. “Este tipo de análise nos fornece instantâneos únicos e incomparáveis ​​das dietas dessas espécies e dos ambientes em que vivem”, diz o Dr. Patrick Roberts da MPI-SHH, o outro autor correspondente deste estudo.

Os pesquisadores coletaram esses dados de isótopos para sítios fósseis que abrangem o Pleistoceno, os últimos 2,6 milhões de anos, além de adicionar mais de 250 novas medições de mamíferos modernos do Sudeste Asiático, representando espécies que nunca foram estudadas dessa forma antes. .

Eles mostraram que as florestas tropicais dominaram a área desde a atual Mianmar até a Indonésia durante a primeira parte do Pleistoceno, mas começaram a dar lugar a mais ambientes de pastagem. Eles atingiram o pico há cerca de um milhão de anos, apoiando comunidades ricas em pastoreio de megafauna como o estegodonte semelhante a um elefante que, por sua vez, permitiu que nossos parentes hominídeos mais próximos prosperassem. Mas, embora essa mudança drástica nos ecossistemas tenha sido uma bênção para algumas espécies, ela também levou à extinção de outros animais, como o maior macaco que já vagou pelo planeta: o Gigantopithecus.

No entanto, como sabemos hoje, essa mudança não foi permanente. Os dosséis tropicais começaram a retornar há cerca de 100 mil anos, junto com a clássica fauna da floresta tropical que hoje são as estrelas ecológicas da região.

A perda de muitas megafaunas antigas do sudeste da Ásia foi encontrada para ser correlacionada com a perda desses ambientes de savana. Da mesma forma, antigas espécies humanas que já foram encontradas na região, como o Homo erectus, não conseguiram se adaptar à reexpansão das florestas.

“É apenas a nossa espécie, Homo sapiensque parece ter tido as habilidades para explorar e prosperar com sucesso em ambientes de floresta tropical “, diz Roberts.” Todas as outras espécies de hominídeos aparentemente não conseguiram se adaptar a esses ambientes extremos e dinâmicos. “

Ironicamente, agora é a megafauna da selva que está em maior risco de extinção, com muitas das últimas espécies remanescentes criticamente ameaçadas de extinção em toda a região como resultado das atividades dos hominídeos sobreviventes nesta parte tropical do mundo.

“Em vez de se beneficiarem da expansão das florestas tropicais nos últimos milhares de anos, os mamíferos do Sudeste Asiático estão sob ameaça sem precedentes pelas ações dos humanos”, disse Louys. “Ao tomar o controle de vastas áreas de floresta tropical por meio da expansão urbana, desmatamento e caça excessiva, corremos o risco de perder parte da última megafauna que ainda anda pela Terra”.