Novas espécies se formaram quando o Mediterrâneo secou

Um novo estudo pode ter descoberto por que os lagartos de parede se tornaram o réptil de maior sucesso na região do Mediterrâneo. Os resultados revelam como mudanças drásticas no nível do mar e no clima, há 6 milhões de anos, afetaram a formação de espécies na área. Os pesquisadores acreditam que agora podem explicar por que os lagartos se tornaram tão diversos e disseminados, algo que intrigou os biólogos desde o século XIX. O estudo é publicado em Comunicações da natureza.

A evolução dos lagartos de parede oferece pistas sobre como os principais eventos climáticos e geológicos do Mediterrâneo há milhões de anos afetaram a forma como as espécies se formaram ou se extinguiram, e também abriu o caminho para a biodiversidade.

Os lagartos de parede datam de cerca de 20 milhões de anos. No entanto, a formação de espécies parece ter acelerado logo após a crise de salinidade messiniana, 6 milhões de anos atrás. Durante este período, o Mediterrâneo quase secou, ​​apenas para encher-se rapidamente de água novamente quando o Estreito de Gibraltar se abriu.

“Nossos resultados mostram que as mudanças dramáticas naquela época provavelmente contribuíram para o surgimento de novas espécies. Eles também esclarecem por que a biodiversidade tem a aparência que é hoje”, disse Tobias Uller, professor de ecologia evolutiva da Universidade de Lund, que liderou o estudo de pesquisa internacional.

A pesquisa indica que espécies isoladas umas das outras por milhões de anos ocasionalmente encontraram e compartilharam genes. Ao comparar as sequências de DNA de 26 espécies e 8 subespécies, a equipe mapeou com sucesso as principais características da evolução do lagarto de parede. Isso inclui quais partes do genoma foram transferidas de outras espécies por meio de hibridização.

Um exemplo são os lagartos de parede encontrados em Ibiza. Metade de seus genes provém dos lagartos de parede que hoje vivem na Península Ibérica, e a outra metade daqueles encontrados nos Bálcãs e entre as ilhas gregas. Assim, a espécie em Ibiza se originou como um híbrido, proporcionando à evolução grandes oportunidades de combinar genes antigos de novas maneiras.

De acordo com os pesquisadores, isso provavelmente explica por que espécies como o lagarto de parede de Ibiza têm coloração tão surpreendentemente variável: apesar das relações íntimas e da proximidade geográfica, eles são uma cor em uma ilha, mas têm uma variedade de cores nas seguintes, por exemplo.

“Acreditamos que a hibridação impulsionou a evolução, promovendo a biodiversidade e extraordinária adaptabilidade entre certas espécies”, conclui Tobias Uller.

Materiais fornecido por Lund University. Nota: o conteúdo pode ser editado quanto ao estilo e comprimento.