Novas espécies de fósseis de focas reescrevem a história

A descoberta, publicada hoje no Proceedings of the Royal Society, muda radicalmente a compreensão dos cientistas sobre como as espécies de focas evoluíram ao redor do mundo.

Ele surgiu depois que pesquisadores examinaram sete espécimes fósseis preservados, incluindo um crânio completo, encontrado por caçadores de fósseis locais nas praias de Taranaki do Sul da Nova Zelândia entre 2009 e 2016.

A nova espécie é chamada Eomonachus belegaerensis, (que significa ‘Foca Monge Alvorada de Belegaer’) em homenagem ao Mar de Belegaer, encontrado a oeste da Terra-média em J.R.R. O Senhor dos Anéis de Tolkien.

Com cerca de 2,5 metros de comprimento e pesando entre 200 e 250 kg, Eomonachus belegaerensis viveu nas águas da Nova Zelândia há cerca de 3 milhões de anos.

Anteriormente, pensava-se que todas as focas verdadeiras se originavam no Atlântico Norte, com algumas posteriormente cruzando o equador para viver ao sul até a Antártica.

Eomonachus agora mostra que muitas focas antigas, incluindo os ancestrais dos atuais monges, elefantes e focas antárticas, na verdade evoluíram no hemisfério sul.

O paleontólogo da Monash James Rule, candidato a doutorado no Biomedicine Discovery Institute, liderou a pesquisa como parte de uma colaboração trans-Tasman envolvendo a Monash University e os Victoria Museums na Austrália, e o Te Papa e Canterbury Museum na Nova Zelândia. . O estudo foi supervisionado e coautor do Dr. Justin Adams (Monash Biomedicine Discovery Institute), Dr. Erich Fitzgerald (Museus Victoria) e Professor Associado Alistair Evans (College of Biological Sciences).

“Esta nova espécie de foca-monge extinta é a primeira de seu tipo no hemisfério sul. Sua descoberta realmente revoluciona a evolução das focas”, disse Rule.

“Até agora, pensamos que todas as focas verdadeiras se originaram no hemisfério norte e cruzaram o equador apenas uma ou duas vezes durante toda a sua história evolutiva. Em vez disso, muitas delas parecem ter evoluído no Pacífico Sul e depois cruzado o equador. até oito vezes. “

O curador de mamíferos marinhos e contribuinte do estudo do Museu Te Papa da Nova Zelândia, Dr. Felix Marx, disse que a descoberta foi um triunfo para a ciência cidadã.

“Esta nova espécie foi descoberta graças a numerosos fósseis excepcionalmente bem preservados, todos encontrados pelo público.”

Dr. Marx está esperançoso com as descobertas futuras de novas espécies no passado antigo da Nova Zelândia.

“A Nova Zelândia é incrivelmente rica em fósseis e, até agora, mal arranhamos a superfície. Quem sabe o que mais existe por aí?” Dr. Marx disse.

Sobre focas-monge. Ao contrário de seus parentes amantes do frio no Ártico e na Antártica, as focas-monge preferem as águas mais quentes do Mediterrâneo, o Havaí e, até sua extinção lá na década de 1950, o Caribe. As focas-monge são os grupos de mamíferos marinhos mais ameaçados, com menos de 2.000 indivíduos que permanecem na natureza. A caça reduziu as populações.

materiais fornecido por Monash University. Nota: o conteúdo pode ser editado quanto ao estilo e comprimento.