Novas espécies de 240 milhões de anos descobertas na China

Cerca de 240 milhões de anos atrás, quando répteis governavam o oceano, um pequeno predador semelhante a um lagarto pairava próximo ao fundo das margens em águas rasas, matando presas com dentes afiados. Uma cauda curta e chata, usada para equilíbrio, ajuda a identificá-la como uma nova espécie, de acordo com pesquisas publicadas no Journal of Vertebrate Paleontology.

Paleontólogos da Academia Chinesa de Cientistas e do Museu Canadense da Natureza analisaram dois esqueletos de uma fina camada de calcário em duas pedreiras no sudoeste da China. Eles identificaram os esqueletos como notossauros, répteis marinhos do Triássico com uma cabeça pequena, presas, membros semelhantes a barbatanas, um pescoço longo e geralmente uma cauda ainda mais longa, provavelmente usados ​​para propulsão. No entanto, na nova espécie, a cauda é curta e plana.

“Nossa análise de dois esqueletos bem preservados revela um réptil com um corpo paquiostótico largo (ossos mais densos) e uma cauda muito curta e achatada. Uma cauda longa pode ser usada para se mover na água, gerando impulso, mas a nova espécie que Eu identifiquei que provavelmente era mais adequado para ficar perto do fundo em um mar raso, usando sua cauda curta e achatada para se equilibrar, como uma bóia sob a água, permitindo que ele conserve energia enquanto procura uma presa “, diz ele. Dr. Qing-Hua Shang, da Academia Chinesa de Ciências de Pequim.

Os cientistas chamaram a nova espécie de Brevicaudosaurus jiyangshanensis, do latim ‘brevi’ para ‘curto’, ‘caudo’ para ‘cauda’ e do grego ‘sauros’ para ‘lagarto’. O esqueleto mais completo dos dois foi encontrado na pedreira de Jiyangshan, que deu ao espécime seu nome de espécie. Tem pouco menos de 60 cm de comprimento.

O esqueleto dá mais pistas sobre seu estilo de vida. Os membros anteriores são mais desenvolvidos do que os posteriores, sugerindo que eles desempenharam um papel em ajudar o réptil a nadar. No entanto, os ossos das patas dianteiras são curtos em comparação com outras espécies, o que limita a força com que ele pode atravessar a água. A maioria de seus ossos, incluindo as vértebras e costelas, são grossos e densos, contribuindo ainda mais para a aparência robusta e robusta do réptil e limitando sua capacidade de nadar rapidamente, mas aumentando a estabilidade sob a água.

No entanto, os ossos grossos e de grande massa agem como lastro. O que o réptil perdia em velocidade, ganhava em estabilidade. Os ossos densos, conhecidos como paquiose, podem tê-lo tornado com flutuabilidade neutra em águas rasas. Junto com a cauda chata, isso teria ajudado o predador a flutuar imóvel debaixo d’água, exigindo pouca energia para se manter na horizontal. A flutuabilidade neutra também deveria ter permitido que ele andasse no fundo do mar em busca de uma presa que se movia lentamente.

As costelas muito densas também podem sugerir que o réptil tinha pulmões grandes. Como sugere a falta de suporte de peso corporal firme, os notossauros eram aberrações oceânicas que precisavam ir para a superfície da água em busca de oxigênio. Eles têm narinas em seus focinhos, através das quais respiram. Os pulmões grandes teriam aumentado o tempo que a espécie poderia passar debaixo d’água.

A nova espécie apresenta um osso em forma de haste no ouvido médio chamado estribo, que é usado para a transmissão do som. O estribo foi geralmente perdido em outros notossauros ou répteis marinhos durante a conservação. Os cientistas previram que, se um estribo fosse encontrado em um notossauro, ele seria fino e delgado como em outras espécies deste ramo da árvore genealógica dos répteis. No entanto, em B. jiyangshanensis é espesso e alongado, sugerindo que tem uma boa audição debaixo d’água.

“Talvez este pequeno réptil marinho de natação lenta tenha que tomar cuidado com grandes predadores enquanto flutuava em águas rasas, além de ser um predador por si só”, diz o co-autor Dr. Xiao-Chun Wu do Museu Canadense da Natureza.