Novas descobertas fornecem a primeira evidência do declínio dos anfíbios afetando a saúde humana

O colapso global de rãs e outros anfíbios devido ao fungo quitrídeo anfíbio exacerbou os surtos de malária na Costa Rica e no Panamá durante os anos 1990 e 2000, de acordo com uma nova pesquisa.

As descobertas fornecem a primeira evidência de que o declínio da população de anfíbios afetou diretamente a saúde humana e mostra como a conservação da biodiversidade pode beneficiar os humanos e os ecossistemas locais.

“Isso é como um pequeno bloco de construção que mostra que podem haver consequências não intencionais para a saúde humana de colapsos de anfíbios, então realmente devemos tentar contabilizar esses impactos”, disse Joakim Weill, economista ambiental do University of California Davis, que apresentará os resultados terça-feira, 8 de dezembro, na reunião AGU outono de 2020. “Nós realmente vemos isso como um primeiro passo importante para alavancar esse tipo de trabalho interdisciplinar, tentando desvendar a relação causal entre mudança ambiental e saúde humana.”

A disseminação mundial de Batrachochytrium dendrobatidis, um fungo patogênico extremamente virulento conhecido como fungo quitrídeo anfíbio, foi responsável pela morte maciça de anfíbios em todo o mundo desde os anos 1980. Um estudo de 2019 descobriu que a doença fúngica desempenhou um papel. no declínio de mais de 500 espécies de anfíbios nas últimas cinco décadas e provavelmente causou a extinção de 90 espécies. Os autores desse estudo se referiram às mortes como “a maior perda registrada de biodiversidade atribuível a doenças”.

A doença do fungo quitrídeo percorreu a Costa Rica e o Panamá do início dos anos 1980 aos anos 2000. Ambos os países experimentaram um grande aumento nos casos de malária após o colapso contínuo das populações de anfíbios.

No novo estudo, os pesquisadores investigaram se esses surtos de malária estavam relacionados ao declínio dos anfíbios porque os anfíbios comem mosquitos que transmitem a doença. Eles compararam o momento e a extensão espacial das mortes de anfíbios com os casos de malária na Costa Rica e no Panamá em nível de condado de 1976 a 2016.

Os pesquisadores descobriram um aumento significativo nos casos de malária nesses países, que começou imediatamente após o início das mortes de anfíbios e atingiu o pico entre 5 e 6 anos depois. Em 1980, havia menos de 1.000 casos de malária nos dois países, mas os casos começaram a aumentar em 1990 e atingiram um pico de cerca de 7.000 na Costa Rica em meados da década de 1990 e 5.000 no Panamá em meados da década de 1990. de 2000.

Os casos de malária diminuíram novamente após esse pico, e os pesquisadores suspeitam que isso se deve a intervenções de saúde pública locais, como a pulverização de inseticidas.

Os resultados mostram algumas das primeiras evidências de que a extinção de espécies e a perda da biodiversidade podem afetar diretamente a saúde humana, segundo os pesquisadores.

Outros fatores ambientais, como o desmatamento, também desempenharam um papel no agravamento dos surtos, mas nenhum outro fator teve tanto impacto sobre os casos de malária quanto o declínio dos anfíbios, de acordo com o estudo.

“Podemos descobrir o que esta surpreendente relação causal entre o declínio dos anfíbios e a malária realmente parece ser”, disse Weill. “É incrível que estejamos descobrindo algo em primeiro lugar, porque esses são eventos que aconteceram há 40 anos e as pessoas certas estavam no lugar certo para fazer observações sobre as populações de anfíbios e doenças humanas que podemos usar hoje para alcançar outras. conhecimento “.

materiais fornecido por American Geophysical Union. Nota: o conteúdo pode ser editado quanto ao estilo e comprimento.