Não sabe como ajudar a reverter o declínio dos insetos? Cientistas sugerem maneiras simples – ScienceDaily

A mensagem do entomologista Akito Kawahara é simples: não podemos viver sem insetos. Eles estão com problemas. E há algo que todos podemos fazer para ajudar.

A pesquisa de Kawahara se concentrou principalmente em responder a questões fundamentais sobre a evolução das mariposas e borboletas. Mas ele está cada vez mais assombrado por estudos que alertam sobre o número e a diversidade cada vez menores dos insetos.

Kawahara testemunhou a própria perda. Quando criança, ele coletava insetos com seu pai todos os finais de semana, muitas vezes viajando para um famoso carvalho nos arredores de Tóquio, cuja seiva gotejante atraiu milhares de insetos. Foi lá que ele viu pela primeira vez a borboleta nacional do Japão, o grande imperador roxo, Sasakia charonda. Quando ele voltou, há alguns anos, o carvalho havia sido substituído por um conjunto habitacional. Os números de S. charonda estão em declínio acentuado em todo o país.

Embora os cientistas divirjam sobre a gravidade do problema, muitas descobertas apontam para uma tendência geral de queda, com um estudo estimando que 40% das espécies de insetos são vulneráveis ​​à extinção. Em resposta, Kawahara voltou sua atenção para aumentar a apreciação das pessoas por alguns dos animais mais incompreendidos do mundo.

“Os insetos contribuem muito para a humanidade”, disse Kawahara, curador associado do Centro McGuire para Lepidópteros e Biodiversidade do Museu de História Natural da Flórida. “Só nos Estados Unidos, os insetos selvagens contribuem com cerca de US $ 70 bilhões para a economia a cada ano por meio de serviços gratuitos como polinização e eliminação de resíduos. Isso é incrível, e a maioria das pessoas não tem idéia”.

Os insetos sustentam as plantas com flores, a espinha dorsal da maioria dos ecossistemas terrestres, e fornecem fontes de alimento para pássaros, morcegos, peixes de água doce e outros animais. Mas eles enfrentam uma enxurrada de ameaças, incluindo perda de habitat, pesticidas, poluição, espécies invasoras e mudanças climáticas. Se as atividades humanas estão causando o declínio, raciocina Kawahara, então as pessoas também podem ser parte da solução.

Em artigo de opinião publicado em edição especial da Proceedings of the National Academies of Sciences, Kawahara e colegas descrevem maneiras simples como todos podem contribuir para a conservação dos insetos.

Corte menos

Se você tem grama, cortar menos pode aumentar as populações de insetos. Kawahara sugere reservar 10% da paisagem para insetos, seja substituindo ativamente uma monocultura de grama por plantas nativas ou simplesmente deixando o espaço sem cortes. Essas reservas naturais em miniatura fornecem habitat e reservas de alimentos essenciais para insetos, disse ele, especialmente se permanecerem livres de pesticidas e herbicidas químicos. Os benefícios para quem faz a manutenção do gramado incluem menos trabalho no jardim e menores despesas.

“Mesmo um pequeno canteiro pode ser muito importante para os insetos como um lugar para fazer ninhos e obter recursos”, disse Kawahara. “É um trampolim que eles podem usar para ir de um lugar para outro. Se cada casa, escola e parque local nos EUA transformassem 10% de seus gramados em habitat natural, isso daria aos insetos mais 4 milhões de acres. do habitat “.

Se você não tem um gramado, ainda pode ajudar cultivando vasos de plantas nativas em vasos ou em varandas e pátios.

Apagar as luzes

A poluição luminosa noturna disparou desde a década de 1990, dobrando em alguns dos lugares de maior biodiversidade do mundo. Luzes artificiais são atrativos poderosos para insetos noturnos, que podem ser exaustos até a morte girando lâmpadas ou caindo como presas de predadores que detectam um alvo fácil.

Você pode ajudar os insetos e diminuir sua conta de luz desligando as luzes desnecessárias depois de escurecer e usando lâmpadas âmbar ou vermelhas, que são menos atraentes para os insetos.

Use sabonetes e selantes que não prejudiquem os insetos

Contaminantes químicos em sabonetes para lavagem de carros e exteriores de edifícios e selantes de calçada à base de alcatrão de carvão podem prejudicar uma variedade de insetos. Kawahara recomenda trocá-los por sabonetes biodegradáveis ​​e selantes à base de soja. No inverno, mudar de sal-gema para fórmulas sem sal é mais seguro para insetos e animais de estimação.

Torne-se um embaixador de insetos

Nos Estados Unidos, os insetos têm sido historicamente descritos como comedores de safras, vetores de doenças e características de saneamento deficiente, embora a grande maioria não prejudique os humanos. Kawahara disse que repensar seus próprios estereótipos de insetos e obter uma melhor compreensão de sua beleza, diversidade e funções é o primeiro passo para ajudar os outros a apreciá-los também.

Ele se lembrou de liderar crianças em uma viagem de coleta de insetos durante a qual um aluno encontrou um besouro-elefante, um inseto enorme com mandíbulas enormes, “um dos insetos mais legais e incríveis”, disse Kawahara.

O aluno quis pisar no besouro, pensando que era uma barata.

“Outros alunos também ficaram enojados”, disse Kawahara. “Quando vi isso, fiquei pasmo. Se fosse o Japão, as crianças estariam clamando para serem os primeiros a pegá-lo e tê-lo como animal de estimação. A justaposição dessas reações culturais foi impressionante.”

Ele apontou para as caracterizações da mídia das vespas gigantes asiáticas, que ele cresceu vendo beber seiva de um carvalho fora de Tóquio, como “vespas assassinas”, como outro exemplo de como enquadrar insetos como perigosos ou nojentos tem o poder de evocar reações fortes. do público.

Como um antídoto para medos infundados, saia para procurar insetos locais ou adote insetos como animais de estimação – uma maneira simples e barata de apresentar a ciência às crianças, disse Kawahara. Documentar o que você vê em plataformas como iNaturalist não apenas ajuda você a aprender mais sobre suas descobertas, mas também fornece dados para pesquisas científicas.

Esses pequenos passos têm o poder de efetuar mudanças imediatas para os insetos do planeta, disse Kawahara.

“A melhor maneira de as mudanças acontecerem rapidamente é a contribuição de todos. Como indivíduos, todos podemos fazer esse tipo de atividade imediatamente.”