Macacos de cobre não traem seus companheiros

Desde que os métodos de teste genético de paternidade foram introduzidos, ficou claro que muitas espécies de animais que vivem em pares, incluindo humanos, não levam a fidelidade de pares tão a sério. Na maioria das espécies, há uma certa proporção de descendentes que não são gerados por seus pais sociais. Os macacos titi cor de cobre que vivem na floresta amazônica baixa parecem ser uma exceção. Cientistas do Centro Alemão de Primatas (DPZ) – Instituto Leibniz para Pesquisa de Primatas em Göttingen não conseguiram encontrar evidências de paternidade extra-par em sua população de estudo no Peru. A escolha do parceiro parece ser tão bem-sucedida que uma vantagem genética potencial não compensa os custos sociais da infidelidade (Relatórios científicos)

A prole resultante de cópulas extrapar, mas criada pelo parceiro social, é surpreendentemente comum em espécies que vivem em pares. Vários motivos para esse comportamento são discutidos. Por exemplo, a escolha do parceiro costuma ser limitada e, às vezes, só acontece mais tarde que o parceiro escolhido não é o melhor geneticamente. Para garantir os melhores genes possíveis para seus próprios filhos, você pode usar os genes de um vizinho ou de um macho flutuante sem abrir mão da segurança de seu próprio território e do pai social que o apoia.

Os macacos titi cobre vivem em pequenos grupos familiares, constituídos por machos, fêmeas e jovens, que defendem um território. Normalmente nasce um filho solteiro um ano, que deixa o grupo quando atinge a maturidade sexual ou pouco depois e procura um parceiro, com quem ocupa seu próprio território. Os parceiros do casal têm um relacionamento forte, passando o dia e a noite muito próximos e cuidando um do outro. Quatorze grupos de saguis cor de cobre foram estudados na estação de campo do Centro Alemão de Primatas “Estação Biológica Quebrada Blanco” e seus arredores no nordeste do Peru. Quarenta e um indivíduos puderam ser genotipados usando amostras fecais das quais o DNA foi extraído e sequenciado no Laboratório de Genética do Centro Alemão de Primatas em Göttingen. Nenhum dos 18 filhotes examinados não foi procriado pelo pai social, ou seja, a monogamia genética pôde ser confirmada. Além disso, descobriu-se que os animais adultos apresentavam alta diversidade genética e que, em média, os parceiros de acasalamento não eram aparentados. “Portanto, a criação extrapar não teria proporcionado uma vantagem genética para os animais estudados, então eles presumivelmente evitaram os riscos de ‘infidelidade'”, diz Sofya Dolotovskaya, que estudou os animais e seu comportamento por 14 meses de pesquisa de campo como estudante de doutorado no German Primate Center.

“Em um ecossistema imperturbado, como em nossa estação de campo, jovens sagüis cor de cobre obviamente migram para longe o suficiente de seu grupo natal para encontrar um parceiro adequado sem incorrer no risco de endogamia”, Eckhard W. Heymann, cientista do Centro Alemão de Primatas e diretor da estação de campo no Peru, conclui o estudo. “Mais estudos devem mostrar se a monogamia genética também é prevalente em outras populações de saguis cor de cobre, especialmente em habitats fragmentados.”

materiais fornecido por Deutsches Primatenzentrum (DPZ) / Centro Alemão de Primatas. Nota: o conteúdo pode ser editado quanto ao estilo e comprimento.